Nome da Atividade
HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
CÓDIGO
05000639
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina pretende promover o estudo, compreensão e
reflexão do desenvolvimento histórico da música erudita
brasileira, das primeiras manifestações do período
colonial até a Semana de Arte Moderna de 1922.
1
reflexão do desenvolvimento histórico da música erudita
brasileira, das primeiras manifestações do período
colonial até a Semana de Arte Moderna de 1922.
1
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Identificar os principais períodos da história da música dentro do seu contexto
social, reconhecendo aspectos estilísticos, obras e compositores.
Conteúdo Programático
Período Colonial.
- Corte. De D. João VI, I e II Império.
- Carlos Gomes.
- Compositores de formação européia.
- Precursores do nacionalismo; nacionalismo.
- Villa-Lobos; Semana da Arte de 22.
- Música Viva e Koellreutter.
Independentes e novos
- Corte. De D. João VI, I e II Império.
- Carlos Gomes.
- Compositores de formação européia.
- Precursores do nacionalismo; nacionalismo.
- Villa-Lobos; Semana da Arte de 22.
- Música Viva e Koellreutter.
Independentes e novos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALBIN, R. (2003). “O livro de ouro da MPB: a história de nossa música popular de sua origem até hoje”. Ediouro Publicações, 2003. ISBN 9788500013454.
- DINIZ, A. (2011). “Noel Rosa: o poeta do samba e da cidade”. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2011.
- SEVERIANO, J. (2008). “Uma história da Música Popular Brasileira: das origens à modernidade”. São Paulo, Editora 34, 2008.
Bibliografia Complementar:
- CAYMMI, S. (2001). “Dorival Caymmi: o mar e o tempo”. São Paulo, Editora 34, 2001.
- VELOSO, C. (1997). “Verdade tropical”. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.
- FERNANDES, S. (2011). “A historiografia damúsica popular no Brasil (1971-1999)”.
- Tese doutoral apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
- VELOSO, C. (1997). “Verdade tropical”. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.
- CAZES, H. (1998) “Choro: do quintal ao Municipal”. São Paulo: Editora 34, 1998.
- SANDRONI, C. (2001). “Feitiço descente: transformações no samba no Rio de Janeiro (1917-1933)”. Rio de Janeiro, Zahar, 2001.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA | Música (Licenciatura) |