Nome da Atividade
DESIGN ORIENTADO À DISTRIBUIÇÃO AUDIOVISUAL
CÓDIGO
05000800
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Noções de design orientado à divulgação de produções audiovisuais. Estratégias, projeto e produção de material de divulgação em mídias impressas e digitais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral
Fornecer ao futuro profissional do campo do audiovisual o conhecimento e as ferramentas que propiciem uma divulgação eficiente das produções na etapa de distribuição.

Objetivos Específicos
Conhecer os conceitos de design, especialmente o design estratégico;
Conhecer o panorama da divulgação da produção audiovisual através das estratégias utilizadas e peças promocionais desenvolvidas;
Conceber as estratégias e o projeto de peças promocionais para a divulgação de produções audiovisuais;
Conhecer os fundamentos da produção de peças para mídia impressa e digital.

Conteúdo Programático

Princípios de design estratégico;
Um panorama da divulgação das produções audiovisuais – análise crítica de estratégias e peças promocionais desenvolvidas;
O desafio da criação de estratégias eficientes de divulgação;
As funções das mídias impressas e digitais;
Noções de projeto e produção de peças de divulgação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LUPTON, Ellen. PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac & Naify, 2008. Número de Chamada: 741.6 L966n (BCS), 12 exemplares SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac & Naify, 2008. 208 p. Número de chamada: 741.6 S187g (BCS), 12 exemplares VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. 3. ed. Teresópolis: 2AB, 2011. 192 p. (Série Oficina) Número de chamada: 760 V726p 3.ed. (BCS), 3 exemplares

Bibliografia Complementar:

  • ASSOCIAÇÃO DOS DESIGNERS GRÁFICOS (BRASIL). ABC da ADG: glossário de termos e verbetes utilizados em design gráfico. São Paulo: ADG, 2000 BANN, David. Novo manual de produção gráfica. ed. rev. e atual. Porto Alegre: Bookman, 2012. 224 p. Número de chamada: 686.23 B219n ed. rev. e atual. (BCS), 3 exemplares BRIDGEWATER, Peter. Introdução ao design gráfico. Lisboa: Estampa, 1999. 128p. Número de chamada: 741.2 B851i (BCS), 1 exemplar CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 9. ed. Brasília: SENAC, 2008. COELHO, Luiz Antonio L. (Org.). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Novas Idéias, 2011. 280 p. Número de chamada: 745.2 C744 (BCS), 3 exemplares COLLARO, Antônio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 155 p. Número de chamada: 760 C697p (BCP), 3 exemplares DABNER, David; STEWART, Sandra; ZEMPOL, Eric. Curso de design gráfico: princípios e práticas. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. DESIGN gráfico caso a caso: como designer faz design. São Paulo: ADG, 2000. 104 p. Número de chamada: 745 D457 (BCS), 1 exemplar FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006,2009. 143 p. (Coleção fundamentos do design). Número de chamada: 745.4 F954p (BCS), 9 exemplares MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W.,. História do design gráfico. 4. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2009, 2013. 716 p. Número de chamada: 741.6 M497h 4.ed. (BCS), 8 exemplares MELO, Chico Homem de. Os desafios do designer: & outros textos sobre design gráfico. São Paulo: Edições Rosari, 2003. 97 p. (Coleção Textos Design) Número de chamada: 741.6 M528d (BCS), 3 exemplares

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DESIGN ORIENTADO À DISTRIBUIÇÃO AUDIOVISUAL Cinema e Audiovisual (Bacharelado)

Página gerada em 14/11/2024 23:40:54 (consulta levou 0,115642s)