Nome do Curso / Conceitos (*)
CC (2019)5
Nível / Grau
Graduación / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (VESPERTINO+NOTURNO)
Código UFPel
5010
Código e-MEC
5000549
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
PAVE 2025/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/18113111319
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 67 de 29/01/2015. Publicada na Seção 1, página 29 do D.O.U de 30/01/2015.
Renovação de reconhecimento pela Portaria nº 172, de 10/06/2020. Publicada na Seção 1, página 34 do D.O.U. de 12/06/2020.

Contextualização

Objetivos

O Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual surge como ponto de convergência entre os estudos de cinema e artes visuais, através das disciplinas já presentes nos diferentes cursos do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Cinema e Audiovisual Resolução CNE/CES Nº 10, de 27 de junho de 2006, o curso tem por objetivo geral proporcionar o desenvolvimento de projetos de produção de obras de cinema e audiovisual em diferentes gêneros e formatos, destinados à veiculação nas mídias contemporâneas; bem como fomentar a reflexão e o interesse pela pesquisa na área, dando suporte à produção teórica e fornecendo uma base para a continuidade do percurso acadêmico em futuras pesquisas de mestrado e doutorado. O objetivo manifesta-se na relevância que a formação exerce na comunidade onde está inserido, considerando ser, até 2016, a única oferta de formação pública superior em audiovisual no estado do Rio Grande do Sul.

Perfil do Egresso

Competências e habilidades

Assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão e a formulação de teorias; Empregar tais conceitos e teorias em análises críticas da realidade, posicionando-se segundo pontos de vista ético-políticos; Deter um conjunto significativo de conhecimentos e de informações na área, importantes para a realização de produtos audiovisuais; Dominar as linguagens audiovisuais, experimentar e inovar no seu uso; Dominar os processos de produção, gestão e interpretação audiovisuais, em sua perspectiva de atualização tecnológica; Refletir criticamente sobre sua prática profissional; Resolver problemas profissionais de sua área de atuação, formulando alternativas factuais e conceituais diante de questões concretas surgidas na área, Saber trabalhar em equipe, desenvolvendo relações que facilitem a realização coletiva de um produto. Cabe também o acréscimo de que a formação promovida pelo curso de Cinema e Audiovisual da UFPEL visa como competência do profissional a capacidade de diálogo com os setores produtivos do audiovisual no contexto brasileiro e em outros contextos. Neste sentido, é necessária a compreensão das tríades formadoras do espaço audiovisual (SILVA, 2009) a partir do núcleo produção, exibição e distribuição, assim como as outras relações formadoras deste espaço que são decorrentes deste núcleo. Também é competência do profissional a sensibilidade as mudanças contínuas na formação do campo audiovisual a partir da expansão do núcleo da atividade cinematográfica.

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

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