Nome da Atividade
ESTÁGIO II
CÓDIGO
05001060
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Desenvolvimento de Práticas educativas. Observação e interação no âmbito da
educação musical nos anos finais do Ensino Fundamental. Planejamento e prática
docente supervisionada. Registro em forma de relatório e reflexão crítica sobre o
processo de estágio.
educação musical nos anos finais do Ensino Fundamental. Planejamento e prática
docente supervisionada. Registro em forma de relatório e reflexão crítica sobre o
processo de estágio.
Objetivos
Objetivo Geral:
OBJETIVO GERALDesenvolver capacidade crítica sobre o Ensino da música no contexto escolar dos nos
anos finais do Ensino Fundamental, inter-relacionada com elementos antropológicos,
sócio-culturais e político-econômicos.
Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para
elaboração e execução de planejamentos, formulação de objetivos, discussão sobre
processos avaliativos e utilização de recursos materiais no ensino da Música na
escola.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: InterSaberes, 2013. 198 p. (Educação musical )
- SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294
- SOUZA, Maria Alice Lopes de (Coord.). Música na escola: caminhos e possibilidades para a educação básica. Rio de Janeiro: SESC, 2015. 382 p. (Educação em rede ; 4).
Bibliografia Complementar:
- ALMEIDA, Berenice de. Encontros musicais: pensar e fazer música na sala de aula.São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.
- HASELBACH, Barbara et al. editora. Textos sobre Teoría y Práctica del OrffSchulwerk: textos básicos de los anos 1932-2021. V.1. Espanha: Producciones AGRUPARTE, 2013.
- HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (orgs). Ensino de Música: propostaspara pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.
- HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara. Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003.
- PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
- PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 5 | 3 |
Música (Licenciatura) |
ISABEL BONAT HIRSCH Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 5 | 4 |
Música (Licenciatura) |
ISABEL BONAT HIRSCH Professor responsável pela turma |
||||||
M3 | 2024 / 2 | 5 | 0 |
Música (Licenciatura) Horários
|
|||||||
M4 | 2024 / 2 | 5 | 2 |
Música (Licenciatura) Horários
|
FELIPE DA SILVA MARTINS Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO MUSICAL I | Música (Licenciatura) |