Nome da Atividade
OFICINA BÁSICA DE MUSICALIZAÇÃO I
CÓDIGO
05001288
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Desenvolvimento da compreensão e expressão musical por meio da experiência
corporal e espacial com o som; vivências individuais e coletivas com o material
sonoro; expressão musical criativa; cinestesia musical como princípio de
compreensão dos conceitos; percepção sonora; apreciação, criação e execução
musical; formas de registro da criação musical.
corporal e espacial com o som; vivências individuais e coletivas com o material
sonoro; expressão musical criativa; cinestesia musical como princípio de
compreensão dos conceitos; percepção sonora; apreciação, criação e execução
musical; formas de registro da criação musical.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar vivências de compreensão musical através da exploração do som, doselementos sonoros (altura, duração, timbres, intensidades), da criação e da
expressão, visando a musicalização e a apreensão de conceitos musicais por parte dos
acadêmicos por meio de experiências corporais e espaciais dos conceitos.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRITO: Teca Alencar de. Um jogo chamado música: escuta, experiência, criação, educação. São Paulo: Peirópolis, 2019. SCHAFER, Murray. Educação sonora. Trad. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009. ZAGONEL, Bernadete. Brincando de Música na sala de aula: Jogos de Criação Musical na Sala de aula Usando a Voz, o Corpo e o Movimento. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Bibliografia Complementar:
- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALMEIDA, Berenice de. Encontros musicais: pensar e fazer música na sala de aula. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009. BJØRKVOLD, Jon-Roar. Música, inspiração e criatividade: uma linguagem universal. Tradução Leonardo Pinto Silva. São Paulo: Summus, 2018. PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2. ed. rev. Brasília/DF: MusiMed, 2010. PENNA, Maura. Musica(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. 230 p. SOUZA, Jusamara. Aprender e Ensinar Música no Cotidiano. São Paulo: Sulina, 2008.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
EXPRESSÃO CORPORAL | Música (Licenciatura) |