Nome da Atividade
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO-MUSICAL I
CÓDIGO
05001296
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
EMENTA
Desenvolvimento dos conhecimentos profissionais para a docência por meio de uma
metodologia que estimule a reflexão sobre os diferentes aspectos que envolve a
educação e a educação musical no contexto adulto. Tal metodologia compreende
experiências e propostas teórico-práticas em espaços educativos no âmbito da
Extensão Universitária realizada pelo curso de música Licenciatura e sob
coordenação e/ou mediação do(a) professor(a) titular da turma. Os projetos de
extensão vinculados à disciplina são Fazendo um som (3929) Formação Continuada
em Educação Musical - FOCEM (3931).
Desenvolvimento dos conhecimentos profissionais para a docência por meio de uma
metodologia que estimule a reflexão sobre os diferentes aspectos que envolve a
educação e a educação musical no contexto adulto. Tal metodologia compreende
experiências e propostas teórico-práticas em espaços educativos no âmbito da
Extensão Universitária realizada pelo curso de música Licenciatura e sob
coordenação e/ou mediação do(a) professor(a) titular da turma. Os projetos de
extensão vinculados à disciplina são Fazendo um som (3929) Formação Continuada
em Educação Musical - FOCEM (3931).
Objetivos
Objetivo Geral:
OBJETIVO GERALOportunizar aos estudantes a construção de conhecimentos e saberes profissionais
relacionados ao período da vida adulta por meio da ação pedagógica embasada
teoricamente, sob tutela do professor(a) responsável e, posteriormente, discutida
pelo grupo.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRITO: Teca Alencar de. Um jogo chamado música: escuta, experiência, criação, educação. São Paulo: Peirópolis, 2019. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2013 347 p. (Educação musical) MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200 p.
Bibliografia Complementar:
- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre musica e educação. 2. ed. São Paulo: Ed. da UNESP ; Funarte, 2005. 364 p. KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2012. 64 p. (Coleção Músicas). PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. SANTIAGO, Patrícia Furst; PARIZZI, Betânia; FERNANDINHO, Jussara (Org.). Corporeidade eeducação musical: coletânea Seminários de Educação Musical: Escola de Música da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2017. 263p. ISBN 97885604888230. SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294 p.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO MUSICAL I | Música (Licenciatura) |