Nome da Atividade
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO-MUSICAL II
CÓDIGO
05001298
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
6
CRÉDITOS
6
Ementa
Desenvolvimento dos conhecimentos profissionais para a docência por meio de uma
metodologia que estimule a reflexão sobre os diferentes aspectos que envolve a
educação e a educação musical no contexto adolescente e pré-adolescente. Tal
metodologia compreende experiências e propostas teórico-práticas em espaços
educativos no âmbito da Extensão Universitária realizada pelo curso de música
Licenciatura e sob coordenação e/ou mediação do(a) professor(a) titular da turma.
Os projetos de extensão vinculados à disciplina são Fazendo um Som (3929) e Oficina
de Piano - UFPel (2154).
metodologia que estimule a reflexão sobre os diferentes aspectos que envolve a
educação e a educação musical no contexto adolescente e pré-adolescente. Tal
metodologia compreende experiências e propostas teórico-práticas em espaços
educativos no âmbito da Extensão Universitária realizada pelo curso de música
Licenciatura e sob coordenação e/ou mediação do(a) professor(a) titular da turma.
Os projetos de extensão vinculados à disciplina são Fazendo um Som (3929) e Oficina
de Piano - UFPel (2154).
Objetivos
Objetivo Geral:
OBJETIVO GERALOportunizar aos estudantes a construção de conhecimentos e saberes profissionais
relacionados ao período da vida de adolescentes e pré-adolescentes por meio da ação
pedagógica embasada teoricamente, sob tutela do professor(a) responsável e,
posteriormente, discutida pelo grupo.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRITO: Teca Alencar de. Um jogo chamado música: escuta, experiência, criação, educação. São Paulo: Peirópolis, 2019. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2013 347 p. MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200 p.
Bibliografia Complementar:
- FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre musica e educação. 2. ed. São Paulo: Ed. da UNESP ; Funarte, 2005. 364 p. KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2012. 64 p. (Coleção Músicas). PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. SANTIAGO, Patrícia Furst; PARIZZI, Betânia; FERNANDINHO, Jussara (Org.). Corporeidade eeducação musical: coletânea Seminários de Educação Musical: Escola de Música da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2017. 263p. ISBN 97885604888230. SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos 97 espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2024 / 2 | 30 | 4 |
Música (Licenciatura) Horários
|
FELIPE DA SILVA MARTINS Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO MUSICAL II | Música (Licenciatura) |