Nome da Atividade
GRUPO DE PERCUSSÃO I
CÓDIGO
05001302
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina se caracteriza de forma prática e consiste em iniciar os estudos de
repertório e arranjos para grupo de percussão. Essa disciplina oportunizará a
experiência do fazer musical coletivo através da música percussiva. O fazer musical
coletivo é de extrema importância para um futuro professor de música, que poderá
utilizar dessa experiência para fazer música coletiva com seus futuros discentes. Além
disso, a disciplina proporcionará que os estudantes toquem em diferentes
instrumentos de percussão, aprendendo a forma de tocar de cada um e seu contexto
dentro da peça estudada. Nessa disciplina será dado o foco para repertório e arranjos
da música popular brasileira para grupos de percussão, atendendo a lei 10. 639 que
estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira" e a
Resolução Nº 5, de 22 de junho de 2012 - Diretrizes Curriculares Nacionais para
Educação Escolar Indígena na Educação Básica . Além disso, serão utilizados
instrumentos percussivos feitos de materiais reutilizáveis e alternativos, obedecendo
a Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999 - Política Nacional de Educação Ambiental.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL
Proporcionar estudos de repertórios e arranjos para grupos de percussão.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CANDEMIL, Luciano da Silva; PAIVA, Rodrigo Gudin. Percussão catarina. Balneario de Camboriu: Edição do Autor, 2016. 48 p. ISBN 9788591133116. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1996. 214 p. (Manuais). ISBN 8526803808. MEIRELLES, Pascoal. A bateria musical: acompanha CD com 14 músicas: 15 partituras de bateria com análise, 34 melodias cifradas = The musical drums: play-along with CD containing 14 tracks: 15 drums charts with analysis, 34 melodies with chord symbols. São Paulo: Irmãos Vitale, c2000. 111 p. (70 anos de música). ISBN 8574071005.

Bibliografia Complementar:

  • BRAGA, Reginaldo Gil. Tamboreiros de Nação: música e modernidade religiosa no extremo sul do Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013. 237 p. (Série Estudos Musicais ; 135). ISBN 9788538602187. PRASS, Luciana. Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os Bambas da Orgia . Porto Alegre: UFRGS, 2004 181 p. ISBN 8570257309. SERRARIA, Richard et al. (Org.). Tambores e batuques: circuito 2013-2014. Rio de Janeiro: SESC, 2013. 88 p. (Sonora Brasil). ISBN 9788582540039. SILVA, Marco Aurélio A. da. Imagens sonoras do ambiente: interface entre ensino de música e educação ambiental. São Luís: EDUFMA, 2011. 116 p. ISBN 9788578621254. VIANNA, Hermano. O mistério do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 193 p. (Antropologia Social). ISBN 9788537808641.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICA INSTRUMENTAL EM GRUPO I Música (Licenciatura)

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