Nome da Atividade
RECITAL COLETIVO DE GRADUAÇÃO
CÓDIGO
05001314
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina caracteriza-se por ser um espaço formativo onde os estudantes farão uma
reflexão artístico-musical que se concretizará na montagem e apresentação de um
recital coletivo, o qual contemplará: a elaboração conceitual para o recital; o
127
protagonismo de cada estudante na execução instrumental/vocal e regência de
composições, arranjos e adaptações musicais; uma reflexão estético-históricosociológica
sobre o repertório apresentado; uma reflexão pedagógico-musical da
trajetória acadêmica; a utilização da voz, da percussão e dos instrumentos harmônicos
(violão e piano) como instrumental obrigatório e de outros materiais e instrumentos,
de forma opcional.
reflexão artístico-musical que se concretizará na montagem e apresentação de um
recital coletivo, o qual contemplará: a elaboração conceitual para o recital; o
127
protagonismo de cada estudante na execução instrumental/vocal e regência de
composições, arranjos e adaptações musicais; uma reflexão estético-históricosociológica
sobre o repertório apresentado; uma reflexão pedagógico-musical da
trajetória acadêmica; a utilização da voz, da percussão e dos instrumentos harmônicos
(violão e piano) como instrumental obrigatório e de outros materiais e instrumentos,
de forma opcional.
Objetivos
Objetivo Geral:
OBJETIVO GERALProduzir e apresentar recital pedagógico-musical coletivo de graduação, o qual
espelhe a trajetória de formação acadêmica dos graduandos.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GUEST, Ian. Harmonia: método prático. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010. 2 v. ISBN 9788574072951 (v.1). CHUEKE, Zélia (Org.). Leitura, escuta e interpretação. Curitiba: Ed. UFPR, 2013. 236 p (Pesquisa ; 230). ISBN 9788565888363. WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2004, 2008.
Bibliografia Complementar:
- LAGO JÚNIOR, Sylvio. A arte da regência: história, técnica e maestros. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2002. 635 p. ISBN 8573840854. FARIA, Nelson. A arte da improvisação para todos os instrumentos. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991. 95 p. ISBN 8585426012. HOWARD, John. Aprendendo a compor. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 98 p. (Cadernos de música da Universidade de Cambridge). ISBN 9788571102033. ZAMPRONHA, Edson S. Notação, representação e composição: um novo paradigma da escritura musical. São Paulo: Anna Blume, 2000. 298 p. ISBN 8574191035 STORTI, Carlos Alberto. Introducão a regência. Uberlândia: EDUFU, 1987. 39 p. ISBN 8570780176.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 10 | 7 |
Música (Licenciatura) Horários
|
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
RECITAL COLETIVO DE FORMATURA | Música (Licenciatura) |