Nome da Atividade
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS FINAIS
CÓDIGO
05001637
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento, vivência e avaliação de aulas e atividades artístico-educativas de dança para estudantes do ensino fundamental II. Ação docente orientada para atuação com adolescentes do ensino fundamental II. Legislação pertinente aos Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens (ECA) e Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Desenvolvimento de reflexões e práticas que
articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fomentar a formação do licenciado em Dança a partir da experiência prática, evidenciando o planejamento, a docência e a avaliação. Refletir sobre o ensino da Dança para estudantes do ensino fundamental II, problematizando questões relativas ao corpo, em consonância com os Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens e a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASSIS, Thiago Santos. Avaliação da aprendizagem em dança: um trânsito entre o dito e o feito em escolas municipais de Salvador. Dissertação (Mestrado em Dança) Universidade Federal da Bahia, 130 p. 2012 Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12893
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
  • SOUZA, Marco Aurelio da Cruz; XAVIER, Jussara Janning (org.). Tudo isto é dança. Salvador: ANDA, 2021. 374 p. ISBN 9786587431147. Disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamumweb/vinculos/0000d4/0000d4ee.pdf
  • STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança . 4. ed. Campinas: Papirus, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Lei 8069 de julho de 1990. Institui o Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm.
  • BASEGIO, Leandro Luiz. MEDEIROS, Renato da Luz. Educação de Jovens e Adultos: problemas e soluções. Curitiba: InterSaberes, 2012.
  • BERTÉ, Odailso. Dança contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se. Santa Maria: Editora UFSM, 2015.
  • MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.
  • RENGEL, Lenira. Os temas de movimento de Rudolf Laban (I-II-III-IV-V-VI-VIIVIII): modos de aplicação e referências. São Paulo: Annablume, 2008.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PEDAGOGIA DA DANÇA III Dança (Licenciatura)

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