Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CÓDIGO
05001649
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Inserção em espaços educativos na educação infantil. Planejamento, observação, prática e registro das ações pedagógicas em dança para a primeira infância. Elementos teóricos e práticos da docência em dança na educação infantil. Processos de ensinar, aprender e avaliar em dança. Sistematização, análise e socialização da ação docente. Incentivo ao protagonismo profissional na Educação Infantil.
Objetivos
Objetivo Geral:
Vivenciar a docência em dança na Educação Infantil, articulando ações de ensino e aprendizagem através do planejamento e avaliação em contextos escolares, com um olhar sobre a infância na contemporaneidade. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, Fernanda de Souza. Dança e educação: 30 experiências lúdicas com crianças. São Paulo: Summus, 2018.
- ANDRADE, Carolina Romano de. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil. São Paulo, 2016. 309 f.; Orientador: Profa. Dra. Kathya Maria Ayres de Godoy. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/137976
- CORRÊA, Josiane Franken; ALLEMAND, Débora Souto (org.). Dança na escola – pedagogias possíveis de sôras para profes. São Leopoldo: Oikos Editora, 2021 (Livro eletrônico).
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 04 jul. 2022.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf
- FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário?. Porto Alegre, Penso: 2015 (Livro eletrônico).
- MARQUES, Isabel. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: InterAções, 2012.
- STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. 4. ed. Campinas: Papirus, 2014. 125 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 10 | 1 |
Dança (Licenciatura) Horários
|
ROBSON TEIXEIRA PORTO Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 10 | 5 |
Dança (Licenciatura) Horários
|
ANDRISA KEMEL ZANELLA Professor responsável pela turma |