Nome da Atividade
VIOLINO III
CÓDIGO
05001768
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprimoramento das habilidades e competências violinísticas, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório. Os golpes de arco spiccato e staccato devem estar estabelecidos. A flexibilidade da mão direita deve estar integrada à técnica de arco. O equilíbrio dos movimentos corporais deve ser compatível com o conteúdo expressivo da obra executada e com as necessidades técnicas da execução.
Escalas: O aluno deverá expandir o estudo das escalas e arpejos maiores e menores em três oitavas, acrescentando estudos preparatórios de cordas duplas.
Estudos: O aluno deverá estudar, no mínimo, 5 estudos de Kreutzer. O aluno deverá ser capaz de executar estes estudos nas aulas coletivas, caso solicitado.
Repertório: Um movimento de concerto Dois movimentos de sonata; Uma peça para violino e piano ou violino solo Um movimento de Bach Solo.
As obras deverão ser executadas, preferencialmente com piano, em aula coletiva e no exame. O aluno deverá demonstrar entendimento técnico e musical da obra, utilizando dedilhados e arcadas compatíveis com o estilo, e ser capaz de fazer uma avaliação objetiva dos elementos a serem aperfeiçoados no semestre seguinte.
Escalas: O aluno deverá expandir o estudo das escalas e arpejos maiores e menores em três oitavas, acrescentando estudos preparatórios de cordas duplas.
Estudos: O aluno deverá estudar, no mínimo, 5 estudos de Kreutzer. O aluno deverá ser capaz de executar estes estudos nas aulas coletivas, caso solicitado.
Repertório: Um movimento de concerto Dois movimentos de sonata; Uma peça para violino e piano ou violino solo Um movimento de Bach Solo.
As obras deverão ser executadas, preferencialmente com piano, em aula coletiva e no exame. O aluno deverá demonstrar entendimento técnico e musical da obra, utilizando dedilhados e arcadas compatíveis com o estilo, e ser capaz de fazer uma avaliação objetiva dos elementos a serem aperfeiçoados no semestre seguinte.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover a compreensão dos aspectos musicais, desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência ao violino, de modo que o aluno possa se expressar musicalmente por meio do violino. Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas, compositores, gêneros e tradições interpretativas; Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado; Desenvolver a técnica instrumental; Estimular a leitura musical; Ampliar o conhecimento de repertório; Incrementar as habilidades da mão direita no desenvolvimento dos gospes de arco Spiccato e Staccato; Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FISCHER, Simon. Basics. Londres: Ed. Peters, 2012.
- FISCHER, Simon. Scales. Londres: Ed. Peters, 2012.
- ROSTAL, Max (Ed.). Scale system: scale exercises in all major and minor keys for daily study: a supplement to book 1 of the art of violin playing. New York: Carl Fischer, 2001
Bibliografia Complementar:
- DONT, Jacques. Twenty-four exercises for the violin Op. 37 : preparatory to the studies of R. Kreutzer and P. Rode. Estados Unidos: G. Schirmer, 1923.
- GERLE, Robert. The art of bowing practice: the expressive bow technique. Londres: Stainer & Bell, c1991
- KREUTZER, Rodolphe. Forty-two studies or caprices for the violin. Estados Unidos: G. Schirmer, 1923.
- ROLLAND, Paul. Young strings in action. Londres: Hal Leonard, c1985. WHISTLER, Harvey S. Introducing the positions for violin. Londres: Rubank, [2010]
- WHISTLER, Harvey S. Introducing the positions for violin. Londres: Rubank, [2010]
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 1 | 1 |
Música - Violino (Bacharelado) |
ANDRE ROCHA DE SOUZA BORBA Professor responsável pela turma |
M2 | 2024 / 2 | 1 | 1 |
Música - Violino (Bacharelado) |
ANDRE ROCHA DE SOUZA BORBA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
VIOLINO III | Música - Violino (Bacharelado) |