Nome da Atividade
PIANO VI
CÓDIGO
05001796
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprimoramento do estudo da literatura escolhida para o Piano V.
Desenvolvimento da compreensão musical e de técnicas interpretativas.
Estímulo ao pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos.
Estudo das tradições interpretativas de diferentes gêneros instrumentais considerando a prática de pianistas e compositores.
Sexto módulo de um ciclo de oito com desenvolvimento continuado.
Desenvolvimento da compreensão musical e de técnicas interpretativas.
Estímulo ao pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos.
Estudo das tradições interpretativas de diferentes gêneros instrumentais considerando a prática de pianistas e compositores.
Sexto módulo de um ciclo de oito com desenvolvimento continuado.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver a compreensão musical e proficiência ao piano;Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos;
Estudar tradições interpretativas de diferentes gêneros considerando a prática de pianistas e compositores;
Desenvolver a técnica instrumental;
Estimular a leitura musical;
Ampliar o conhecimento de repertório;
Desenvolver competências para performances públicas e a concepção de um projeto artístico.
Conhecer e cotejar literatura pertinente às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem do piano.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABREU, Maria; GUEDES, Zuleika Rosa. O piano na música brasileira: seus compositores dos primórdios até 1950. Porto Alegre: Movimento, 1992. 268 p.
- RIPIN, Edwin M. (Ed.). Keyboard instruments: studies in keyboard organology, 1500-1800. New York: Dover Publication, c1977. 107 p.
- SOARES, Cláudio J. L. O mundo do som: guia de prática interpretativa e orientação pianística. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2019. 140 p.
Bibliografia Complementar:
- BASTIEN, James W. How to teach piano successfully. 3. ed. San Diego: Kjos, 1995. 396 p.
- CALDWELL, John C. English keyboard music before the nineteenth century. New York: Dover Publications, xxi, 328 p.
- CASTRO, Marcos Câmara de. Fructuoso Vianna, orquestrador do piano. Rio de Janeiro: ABM editorial, 2003. 175 p.
- MANTOVANI, Michele Rosita. Perspectivas de deliberação do fenômeno da prática pianística em diferentes níveis de expertise. São Paulo: ANPPOM, 2019. 352 p.
- SACRAMENTO, Cristiane Duarte. Afecções da música contemporânea: um estudo sobre a dimensão criadora na formação de uma professora de piano. Pelotas, 2009. 30f. TCCP (Especialização em educação). Faculdade de educação. Universidade Federal de Pelotas.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PIANO VI | Música - Piano (Bacharelado) |