| AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PAVE 2025/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 4 | |||||||
| PAVE 2025/1 - Chamada Regular | 1 | 1 | 1 | 1 | 4 | |||||||
| AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| SISU 2025/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 4 | |||||||
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 916 de 14/08/2017. Publicada na Seção 1, página 23 do D.O.U. de 15/08/2017.
Contextualização
Objetivos
- 
	estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico; 
- 
	promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras; 
- 
	formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical; 
- 
	formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Piano; 
- 
	oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Piano; 
- 
	estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas; 
- 
	instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos; 
- 
	viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Piano, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual. 
Perfil do Egresso
Competências e habilidades
O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:
- intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
- 
	viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento; 
- 
	atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes; 
- 
	atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música; 
- 
	estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico. 
- 
	desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais; 
- 
	estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos; 
- 
	contribuir para o avanço da pesquisa em música, mais especificamente na área de Piano, no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área; 
- 
	ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras; 
- 
	dominar as principais técnicas instrumentais, ferramentas e tecnologias relacionadas a área de piano, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas do fazer musical impostas pelo mercado de trabalho; 
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,
o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.
Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.
Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais
devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.
Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.
Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das atividades complementares.
Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.
A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.
Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.
Disciplinas de cunho Teórico
 
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.
Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.
- 
	Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. 
 
- 
	Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas. 
- 
	Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais. 
- 
	Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica. 
 
Disciplinas Teórico-Práticas
 
Metodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).
 
a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
 
- 
	Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem. 
- 
	Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências. 
- 
	Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica. 
b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.
Disciplinas de Práticas Interpretativas
 
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.
a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
 
- 
	Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem. 
- 
	Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências. 
- 
	Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima. 
 
b) Avaliação por banca.
- 
	1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público; 
Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.
- 
	2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público; 
Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.
Disciplinas de Prática de Conjunto
 
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.
a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
- 
	Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem. 
- 
	Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências. 
- 
	Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem. 
- 
	Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem. 
- 
	Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica. 
b) Avaliação por Banca
Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.
- 
	1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula. 
- 
	2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula. 
- 
	3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação; 
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Acompanhamento de Egressos
O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.
Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.
Projeto Pedagógico do Curso
Matriz Curricular
1º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas | 
|---|---|---|---|---|
| 05001465 | HISTÓRIA DA MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001468 | LABORATÓRIO CORAL I | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001467 | METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001466 | MÚSICA E SOCIEDADE | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001786 | PIANO I | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001787 | SEMINÁRIO DE PIANO I | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001464 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I | Obrigatória | 4 | 60 | 
2º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas | 
|---|---|---|---|---|
| 05001734 | CONTRAPONTO I05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I | Obrigatória | 4 | 60 | 
| 05001472 | HISTÓRIA DA MÚSICA II05001465 - HISTÓRIA DA MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001788 | PIANO II05001786 - PIANO I | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001789 | SEMINÁRIO DE PIANO II05001786 - PIANO I05001787 - SEMINÁRIO DE PIANO I | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001471 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I | Obrigatória | 4 | 60 | 
3º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas | 
|---|---|---|---|---|
| 05001480 | HARMONIA I05001734 - CONTRAPONTO I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001479 | HISTÓRIA DA MÚSICA III05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA II | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001687 | MÚSICA DE CÂMARA I05001788 - PIANO II | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001790 | PIANO III05001788 - PIANO II | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001481 | PRODUÇÃO CULTURAL | Obrigatória | 4 | 60 | 
| 05001791 | SEMINÁRIO DE PIANO III05001789 - SEMINÁRIO DE PIANO II05001788 - PIANO II | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001478 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO III05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001468 - LABORATÓRIO CORAL I | Obrigatória | 4 | 60 | 
4º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas | 
|---|---|---|---|---|
| 05001486 | HARMONIA II05001480 - HARMONIA I | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001485 | HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001479 - HISTÓRIA DA MÚSICA III | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001690 | MÚSICA DE CÂMARA II05001687 - MÚSICA DE CÂMARA I | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001792 | PIANO IV05001790 - PIANO III | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001793 | SEMINÁRIO DE PIANO IV05001791 - SEMINÁRIO DE PIANO III05001790 - PIANO III | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001484 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO III | Obrigatória | 4 | 60 | 
5º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas | 
|---|---|---|---|---|
| 05001490 | ANÁLISE MUSICAL I05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001486 - HARMONIA II | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001530 | ESTÉTICA MUSICAL05001466 - MÚSICA E SOCIEDADE05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001492 | HARMONIA III05001486 - HARMONIA II | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001491 | HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001693 | MÚSICA DE CÂMARA III05001690 - MÚSICA DE CÂMARA II | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001794 | PIANO V05001792 - PIANO IV05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001795 | SEMINÁRIO DE PIANO V05001793 - SEMINÁRIO DE PIANO IV05001792 - PIANO IV | Obrigatória | 2 | 30 | 
6º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas | 
|---|---|---|---|---|
| 05001496 | ANÁLISE MUSICAL II05001490 - ANÁLISE MUSICAL I | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001497 | HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05001491 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001696 | MÚSICA DE CÂMARA IV05001693 - MÚSICA DE CÂMARA III | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001796 | PIANO VI05001794 - PIANO V | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001797 | SEMINÁRIO DE PIANO VI05001794 - PIANO V05001795 - SEMINÁRIO DE PIANO V | Obrigatória | 2 | 30 | 
7º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas | 
|---|---|---|---|---|
| 05001509 | ANÁLISE MUSICAL III05001496 - ANÁLISE MUSICAL II | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001798 | PIANO VII05001796 - PIANO VI05001486 - HARMONIA II | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001502 | PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001799 | SEMINÁRIO DE PIANO VII05001796 - PIANO VI05001797 - SEMINÁRIO DE PIANO VI | Obrigatória | 2 | 30 | 
8º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas | 
|---|---|---|---|---|
| 05001800 | PIANO VIII05001798 - PIANO VII | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001801 | SEMINÁRIO DE PIANO VIII05001798 - PIANO VII05001799 - SEMINÁRIO DE PIANO VII | Obrigatória | 2 | 30 | 
| 05001704 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PERFORMANCE MUSICAL05001502 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA | Obrigatória | 4 | 60 | 
Complementares
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas | 
|---|---|---|---|---|
| 05001682 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 28 | 420 | 
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2025 / 2
Versão do Currículo: 1333 (ATUAL)
1º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 05001786 - PIANO IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER | M1 | 1 | 1 | ||||||
| 05001787 - SEMINÁRIO DE PIANO IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER  Horários 
 | M1 | 1 | 1 | 
2º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 05001734 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: Aluisio Coelho Barros  Horários 
 | T1 | 3 | 25 | ||||||
| 05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD  Horários 
 | T1 | 0 | 27 | ||||||
| 05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD  Horários 
 | T2 | 1 | 27 | ||||||
| 05001788 - PIANO IIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER | M1 | 1 | 1 | ||||||
| 05001789 - SEMINÁRIO DE PIANO II  Horários 
 | M1 | 3 | 0 | ||||||
| 05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI  Horários 
 | M1 | 6 | 19 | 
3º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 05001687 - MÚSICA DE CÂMARA IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER  Horários 
 | M1 | 15 | 3 | ||||||
| 05001790 - PIANO IIIProfessor responsável pela turma: MAUREN LIEBICH FREY RODRIGUES | M1 | 1 | 1 | ||||||
| 05001790 - PIANO IIIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER | M2 | 1 | 1 | ||||||
| 05001791 - SEMINÁRIO DE PIANO IIIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER  Horários 
 | M1 | 1 | 1 | ||||||
| 05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI  Horários 
 | M1 | 6 | 7 | 
4º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 05001486 - HARMONIA IIProfessor responsável pela turma: Aluisio Coelho Barros  Horários 
 | M1 | 3 | 17 | ||||||
| 05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD  Horários 
 | T1 | 5 | 30 | ||||||
| 05001690 - MÚSICA DE CÂMARA IIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER  Horários 
 | M1 | 15 | 5 | ||||||
| 05001792 - PIANO IVProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER | M1 | 1 | 1 | ||||||
| 05001793 - SEMINÁRIO DE PIANO IVProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER  Horários 
 | M1 | 3 | 3 | ||||||
| 05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI  Horários 
 | M1 | 6 | 14 | 
5º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 05001693 - MÚSICA DE CÂMARA IIIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER  Horários 
 | M1 | 10 | 5 | ||||||
| 05001794 - PIANO VProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER | M1 | 1 | 1 | ||||||
| 05001795 - SEMINÁRIO DE PIANO VProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER  Horários 
 | M1 | 1 | 1 | 
6º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 05001496 - ANÁLISE MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: Aluisio Coelho Barros  Horários 
 | M1 | 3 | 25 | ||||||
| 05001497 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO  Horários 
 | T1 | 3 | 27 | ||||||
| 05001696 - MÚSICA DE CÂMARA IVProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER  Horários 
 | M1 | 10 | 2 | ||||||
| 05001796 - PIANO VIProfessor responsável pela turma: MAUREN LIEBICH FREY RODRIGUES | M1 | 1 | 1 | ||||||
| 05001797 - SEMINÁRIO DE PIANO VIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER  Horários 
 | M1 | 1 | 1 | 
8º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | 
|---|---|---|---|
| 05001704 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PERFORMANCE MUSICALProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER | M2 | 1 | 1 | 
Optativas
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXIProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA  Horários 
 | M1 | 5 | 19 | ||||||
| 05001488 - ARRANJO IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO  Horários 
 | M1 | 1 | 8 | ||||||
| 05001707 - ETNOMUSICOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO  Horários 
 | M1 | 1 | 1 | ||||||
| 05001498 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO  Horários 
 | M1 | 1 | 6 | ||||||
| 05001566 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO  Horários 
 | M1 | 3 | 19 | ||||||
| 05001567 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO  Horários 
 | M1 | 3 | 16 | ||||||
| 05001575 - MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADEProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO  Horários 
 | T1 | 2 | 8 | ||||||
| 05001574 - MÚSICA PARA TEATRO, DANÇA E SUPORTES AUDIOVISUAISProfessor responsável pela turma: Aluisio Coelho Barros  Horários 
 | M1 | 2 | 17 | ||||||
| 05001584 - PRÁTICA DE MÚSICA BRASILEIRA POPULARProfessor responsável pela turma: DIOGO JARDIM JACKLE  Horários 
 | M1 | 1 | 14 | ||||||
| 05001587 - PRÁTICAS MUSICAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DAS TERRAS BAIXAS DA AMÉRICA DO SULProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO  Horários 
 | T1 | 1 | 14 | ||||||
| 05001599 - SAXOFONE IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | M1 | 1 | 1 | ||||||
| 05001605 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIProfessor responsável pela turma: JAMES CORREA SOARES  Horários 
 | M1 | 1 | 17 | ||||||
| 05001610 - TÓPICOS EM TEORIA MUSICALProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI  Horários 
 | T1 | 1 | 13 | ||||||
| 05001612 - TREINAMENTO AUDITIVO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI  Horários 
 | M1 | 6 | 2 | 
Alunos Matriculados
| Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso | 
|---|---|---|
| JANICE MOREIRA DA SILVA SANTOS | 2025 | 1 | 
| OCTÁVIO AMARAL MACHADO | 2025 | 1 | 
| CARLOS SOARES VIANNA | 2024 | 2 | 
| PEDRO LIMA MARQUES | 2024 | 2 | 
| HENRIQUE DA SILVA CARLOS | 2024 | 1 | 
| CAROLINE DE ALCANTARA SANTIAGO | 2022 | 2 | 
| BIANCA ROMANO SALGADO | 2022 | 1 | 
| PHELIPE CESAR MORAES LIMA | 2021 | 1 | 
| TAÍS MACHADO FREITAS | 2017 | 2 | 
| ÁLEX GOMES FERREIRA | 2017 | 1 | 
Alunos Egressos
| Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão | 
|---|---|---|
| MARIA DE FÁTIMA PRADO GAUTERIO | 1987 | 1994 | 
| PAULO ALVES DOS SANTOS | 1988 | 1994 | 
| ANA PAULA MOLOSSI | 1994 | 1997 | 
| FERNANDA CASTILHO MACHADO | 1994 | 1997 | 
| JÚLIO CÉSAR MARTINS MACHADO | 1996 | 1997 | 
| AIDA ETCHALUS | 1985 | 1998 | 
| CÍNTIA FABIANE LEITZKE | 1996 | 1999 | 
| ANDREZA SIMONI GUERRA | 1997 | 2000 | 
| DELIA GARCIA LOUZADA | 1996 | 2000 | 
| MARCELO ALVES BRUM | 2000 | 2003 | 
| PATRÍCIA ALVES WEBER | 2000 | 2003 | 
| ELIAS KUHN | 1999 | 2004 | 
| ANA LUCIA RIBEIRO AZAMBUJA | 2000 | 2005 | 
| LISIANE SANTOS RODRIGUES | 2002 | 2005 | 
| EDERSON OLIVEIRA DUARTE | 2001 | 2009 | 
| LAIRA FERREIRA DE CAMPOS | 2008 | 2009 | 
| WASHINGTON LUIS MORAIS RODRIGUES | 2004 | 2009 | 
| ADRIAN GARCIA BORGES | 2007 | 2011 | 
| PAMELA DE BORTOLI MACHADO | 2010 | 2011 | 
| LUIZA BEATRIZ GAMBOA ARAÚJO MORSELLI | 2008 | 2012 | 
| RENATA REGINA BARRETO DE AZEVEDO | 2011 | 2013 | 
| NILTON VARGAS RODRIGUES | 2010 | 2014 | 
| CARLOS ALEXANDRE NOGUEZ DA SILVA | 2010 | 2015 | 
| TOMÁS GARCIA STORINO | 2012 | 2016 | 
| JULIANO GIAMBASTIANI RECH | 2011 | 2017 | 
| PATRICK BRASIL MENUZZI | 2013 | 2018 | 
| GUILHERME FRONCHETTI PELLICCIOLI | 2015 | 2019 | 
| FELIPE HENRIQUE APARECIDO OLIVEIRA | 2014 | 2020 | 
| FELIPE FRANÇA DE ANDRADE JUNQUEIRA | 2022 | 2023 | 
| TAÍS IRACEMA MENDONÇA DEWULF | 2017 | 2023 | 
| DANIELA NAIR FERREYRA WACHHOLTZ | 2019 | 2024 | 
| FELIPE BUNILHA SANTOS | 2018 | 2024 | 
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
| AC | Ampla concorrência | 
| LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). | 
| VR | Vaga reservada | 
| AC | Ampla concorrência | 
| LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). | 
| LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). | 
| VR | Vaga reservada | 
Localização e contatos
-  Rua Cel. Alberto Rosa, 62 Sala 301
 96010-770 Pelotas, Rio Grande do Sul
-  Horário de Atendimento:
 De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h Centro de Artes (Sala 301 - Bloco I)
- (53) 32845518
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