Nome da Atividade
MÚSICA E SOCIEDADE
CÓDIGO
05001466
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo das relações da música com a sociedade, os processos históricos e o meio-ambiente através da análise das suas formas de produção, circulação e recepção, considerada sua capacidade de traçar redes de significados com as demais práticas culturais, enfatizando a reflexão sobre processos de formação e afirmação de identidades, num horizonte atento à diversidade cultural e étnica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Refletir sobre os fazeres musicais em suas múltiplas dimensões, consideradas as concepções estéticas e éticas a eles relacionadas, bem como seus nexos simbólicos, sociais, étnico-raciais, ambientais e econômicos, de modo a promover o respeito à diversidade cultural e os direitos humanos, valorizando processos colaborativos de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma crítico, ético e voltado à sustentabilidade socioambiental. Promover a reflexão sobre música como fato social, considerando a diversidade de sistemas e práticas musicais e suas relações com contextos históricos, culturais, ideológicos, ambientais, sociais e econômicos específicos. Selecionar, estudar e debater pesquisas que permitam exercitar a reflexão acadêmica sobre a música enquanto sistema articulador de significados e relações entre pessoas e destas com o meio-ambiente. Considerando as relações entre a música e estas dimensões, promover o respeito à diversidade de identidades culturais e étnicas, e a sustentabilidade socioambiental. Estimular a produção da reflexão acadêmica informada e crítica sobre música, consideradas as dimensões apontadas.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LUCAS, Maria Elizabeth. Mixagens em campo: etnomusicologia, performance e diversidade musical. Porto Alegre: Marcavisual, 2013.
- SCHAFER, R. Murray. Afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado. São Paulo: UNESP, 2011.
- SEEGER, Anthony. Etnografia da música. Em: Cadernos de campo, São Paulo, n.17, p. 237-260, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/47695
Bibliografia Complementar:
- BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
- CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; STEIL, Carlos Alberto (Org.). Cultura, percepção e ambiente: diálogos com Tim Ingold. São Paulo: Terceiro Nome, 2012.
- DOMINGOS NETO, Manuel (Org). Arte para a nação brasileira. Fortaleza: EdUECE, 2012.
- NAVES, Santuza Cambraia. A canção brasileira: leituras do Brasil através da música. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
- NOGUEIRA, Isabel Porto; MICHELON, Francisca Ferreira; SILVEIRA JUNIOR, Yimi Walter Premazzi (org.). Música, memória e sociedade ao sul: retrospectiva do Grupo de Pesquisa em musicologia da UFPel (2001-2011). Pelotas: Ed. da UFPel, 2010.