Resumo
Rafael Velloso é professor titular na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), atuando no Bacharelado em Música Popular desde 2015. Seus interesses de pesquisa se concentram na etnomusicologia, com enfoque em processos colaborativos para a revisão de repertórios e análise de processos criativos em música popular. Atualmente, ele é o coordenador do Laboratório de Etnomusicologia da UFPel, liderando uma abordagem de gestão participativa que propõe vários projetos relacionados à produção e difusão de práticas musicais locais. Sua tese de doutorado, com pesquisa de campo realizada em 2013 na Biblioteca do Congresso em Washington DC, foi financiada pelo programa Fulbright e recebeu a segunda menção honrosa no concurso Sílvio Romero de 2016. Durante sua estadia na Universidade de Maryland, teve a oportunidade de trabalhar com importantes pesquisadores da área, como Anthony Seeger, Jonathan Sterne, Lawrence Witzleben, Bryan McCann e Gage Averill. Sua pesquisa de campo em coleções americanas ganhou o prêmio de melhor pôster na conferência Sound Plus promovida pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos, e ele foi convidado a dar palestras para o programa de pós-graduação em música da instituição. Velloso fez parte da equipe de pesquisa que coordenou o processo de Registro do Choro no IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil, em colaboração com a Associação Cultural de Amigos do Museu do Folclore Edson Carneiro e publicou o dossiê (2024) e o documentário O Choro (2024). Com o grupo de pesquisa Choro Patrimonio, lançou a Base de Dados do Choro (2024), plataforma que reune todo o material de pesquisa do processo de registro do Choro e propõe um plano de salvaguarda para bens imateriais registrados pelo IPHAN. O grupo já publicou na revista Labor Histórico (2023), e está em processo de publicação em outras revistas nacionais e internacionais. Por meio do Grupo de Pesquisa em Música Popular, ele orienta pesquisas de graduação e pós-graduação em Artes da UFPEL. Suas atividades incluem ainda ações de extensão que atendem a um público regional através do projeto de extensão "Encontros no Choro", que oferece oficinas gratuitas de introdução e vivência do choro para a comunidade. Além disso, ele foi o idealizador de vários projetos relacionados ao Clube do Choro de Pelotas, como os "Cadernos do Choro de Pelotas" (2018), "Acervo do Choro de Pelotas" (2020), "A Revista do Choro" (2021), o projeto "Encontros de Música Popular" (2016-2018) e "Choro em Casa" (2020-2021). Neste mesmo contexto esteve envolvido na concepção dos shows "Avendano Júnior 80 anos" no conservatório de música da UFPel em 2019 e "Avendano Júnior, um compositor de três gerações", no Teatro Guarany em Pelotas, durante o Festival Internacional do Sesc em 2023. Com este projeto, foi possível publicar a produção artística do grupo em diversos eventos importantes como nos congressos da ANPPOM de 2022, 2023 e 2024. Da mesma forma, o projeto de performance do repertório contemporâneo já foi apresentado em diversos eventos de pesquisa da UFPEL como o Integra do Centro de Artes em 2023, a ANPPOM de 2019, O XI Enabet de 2023 e o SIEPPE de 2023. Da mesma forma, a produção autoral pode ser apresentada nos eventos em comemoração do Dia Nacional do Choro, no biblioteca Parque de Medellín, no Festival CIMA em 2024, além de integrar o prêmio MEC de 2024 como uma dos temas selecionados pela comissão da emissora pública brasileira.
Formação acadêmica
Doutorado em Música (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015)
Mestrado em Música (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006)
Graduação em Licenciatura em música (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010)
Graduação em Bacharelado em Saxofone (Universidade Estácio de Sá, 1998)
Áreas de atuação
Artes - Musica popular
Música - Etnomusicologia
Artes - Saxofone
Artes - Improvisação
Artes - patrimonio cultural
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.