Resumo
Rafael Velloso é professor titular na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lecionando no curso de Licenciatura em Música Popular desde 2015. Seus interesses de pesquisa se concentram em etnomusicologia, com ênfase no estudo de repertórios e processos criativos na música popular. Atualmente, ele é o Coordenador do Laboratório de Etnomusicologia da UFPel, liderando uma abordagem de gestão participativa do acervo que propõe diversos projetos relacionados à produção e disseminação de práticas musicais locais. Sua tese de doutorado, com pesquisa de campo realizada em 2013 na Biblioteca do Congresso em Washington DC, foi financiada pelo programa Fulbright e recebeu a segunda menção honrosa no concurso Sílvio Romero em 2016. Durante sua estadia na Universidade de Maryland, teve a oportunidade de trabalhar com importantes pesquisadores da área, como Anthony Seeger, Jonathan Sterne, Lawrence Witzleben, Bryan McCann e Gage Averill. Sua pesquisa de campo em coleções americanas ganhou o prêmio de melhor pôster na conferência Sound Plus, realizada pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos, e ele foi convidado a dar palestras para o programa de pós-graduação em música da instituição. Velloso fez parte da equipe de pesquisa que coordenou o Registro do Choro no IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil, em colaboração com a Associação Cultural dos Amigos do Museu do Folclore Edson Carneiro. Através do Grupo de Pesquisa em Música Popular, ele supervisiona pesquisas de graduação e pós-graduação em Artes na UFPel. Suas atividades também incluem ações de extensão que atendem a um público regional por meio do projeto de extensão "Encontros no Choro", que oferece oficinas gratuitas para a comunidade a fim de apresentar e vivenciar a música de choro. Além disso, ele foi o criador de vários projetos relacionados ao Clube do Choro de Pelotas, como os "Cadernos do Choro de Pelotas" (2018), "Acervo do Choro de Pelotas" (2020), "A Revista do Choro" (2021), o projeto "Encontros de Música Popular" (2016-2018) e "Choro em Casa" (2020-2021). Nesse mesmo contexto, esteve envolvido na concepção dos shows "Avendano Júnior 80 anos" no conservatório de música da UFPel em 2019 e "Avendano Júnior, um compositor de três gerações", no Teatro Guarany em Pelotas, durante o Festival Internacional Sesc em 2023. Além disso, coordenou o Fórum do Choro do Rio Grande do Sul nas edições de 2022 e 2023 e participou da coordenação e curadoria do Segundo Festival de Choro de Pelotas. Sua produção musical original também foi apresentada no Dia Nacional do Choro no Museu Doce da UFPEL, participou da programação da Biblioteca do Parque Medellín, do Festival CIMA e do evento Integra na Universidade de Caldas na Colômbia em 2024, e ele recebeu reconhecimento no prêmio MEC 2024 como um dos temas selecionados pelo comitê da emissora pública brasileira.
Formação acadêmica
Doutorado em Música (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015)
Mestrado em Música (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006)
Graduação em Licenciatura em música (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010)
Graduação em Bacharelado em Saxofone (Universidade Estácio de Sá, 1998)
Áreas de atuação
Artes - Musica popular
Música - Etnomusicologia
Artes - Saxofone
Artes - Improvisação
Artes - patrimonio cultural
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.