Nome do Projeto
Processos Criativos em Música: Conexões entre Performance, Sociedade e Cultura
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2025 - 24/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto explora as práticas criativas, suas bases epistemológicas, principais autores e metodologias, além de perspectivas interdisciplinares. O projeto analisa dimensões sonoras como som, ruído e silêncio, e aspectos culturais da reprodução sonora. Também discute a transformação das práticas de escuta e a relação entre indústria cultural, música e outras manifestações artísticas. Além disso, trata da criação e manipulação de música gravada e registros sonoros, estimulando reflexão crítica sobre os contextos de produção e recepção musical. Como parte das ações, haverá contato com o acervo do choro de Pelotas, com a discoteca L C Vinholes e o Estúdio de Produção Fonográfica da UFPEL. O projeto ainda integra atividades do grupo de pesquisa "Núcleo de Música Popular", promovendo a produção e difusão de conhecimento acadêmico na área musical.

Objetivo Geral

Investigar as dimensões epistemológicas, culturais, históricas e sociais da prática e produção musical, com ênfase na análise da música popular gravada, processos criativos, transformações na escuta e as inter-relações entre política, indústria cultural e manifestações musicais, visando compreender suas múltiplas interfaces e impactos na sociedade contemporânea.

Justificativa

A música desempenha um papel central na formação cultural, social e histórica das sociedades, sendo não apenas uma manifestação artística, mas também um fenômeno complexo que reflete e influencia processos culturais, políticos e econômicos. Com o avanço das tecnologias de reprodução sonora e as transformações nas práticas de escuta na sociedade moderna, torna-se fundamental aprofundar o entendimento das epistemologias que sustentam a performance musical, bem como os métodos de análise e pesquisa da música popular gravada e dos processos criativos. Além disso, compreender as relações entre política, indústria cultural e música é essencial para uma análise crítica do impacto cultural e social das manifestações musicais. Assim, este projeto justifica-se pela necessidade de contribuir para o desenvolvimento de estudos acadêmicos que promovam uma compreensão aprofundada dessas questões, promovendo reflexões críticas e apoiando a produção de conhecimento que possa orientar práticas musicais, culturais e políticas contemporâneas.

Metodologia

As metodologias para este projeto envolvem uma combinação de abordagens qualitativas e quantitativas. Inicialmente, será realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, incluindo revisão de literatura acadêmica, teórica e histórica sobre performance musical, de diferentes contextos e processos criativos. Para aprofundar a análise das obras, será utilizada a análise de conteúdo dos registros sonoros e materiais culturais relevantes, além de estudos comparativos de diferentes contextos históricos, culturais e tecnológicos. A coleta de dados também será feita por meio de entrevistas e questionários com músicos, produtores, especialistas e ouvintes, buscando compreender suas perspectivas e práticas de escuta. Estudos de caso aprofundados de obras ou fenômenos culturais específicos complementarão a pesquisa, assim como observação participante em estúdios, eventos musicais e atividades culturais, para entender processos de criação e práticas musicais na prática. Por fim, o projeto adotará uma abordagem interdisciplinar, utilizando teorias e métodos de áreas como antropologia, sociologia, história e comunicação, promovendo uma análise ampla e integrada das questões musicais abordadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Compreender a performance musical como área de conhecimento e explorar suas principais epistemologias.
Analisar a música popular gravada, investigando questões e métodos utilizados nesse campo de estudo.
Investigar e desenvolver metodologias de pesquisa voltadas aos processos criativos em música.
Examinar os aspectos históricos e culturais que fundamentam o estudo da música.
Utilizar abordagens conceituais para entender e pesquisar as práticas musicais em diferentes contextos.
Investigar as origens técnicas e culturais da reprodução sonora, entendendo sua evolução e impacto.
Analisar as transformações nas práticas de escuta musical na sociedade moderna.
Estudar as relações entre política, indústria cultural e a produção musical, considerando suas influências e implicações sociais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA2
PABLO DE LIMA PINEYRO
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO6

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