Nome do Projeto
Criação, implementação, manutenção e atualização do banco de dados sobre o Choro como patrimônio cultural imaterial do Brasil
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/11/2023 - 01/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto de pesquisa visa implementar e ampliar a base de dados com o material de pesquisa de campo resultante da instrução técnica do processo de registro do gênero musical choro como patrimônio cultural do Brasil. O mapeamento realizado no ano de 2021 no formato remoto, tem como proponente a Associação Cultural de Amigos do Museu do Folclore Edson Carneiro (ACAMUFEC) e a coordenação da equipe de pesquisa formada pelos professores doutores, Lúcia Campos (UFMG), Pedro Aragão (UNIRIO/UA) e Rafael Velloso (UFPEL). A pesquisa de campo foi realizada no primeiro semestre de 2021 por uma equipe de pesquisa formada por 8 pesquisadores de todo o Brasil. O presente projeto procura atender a demanda da criação de uma base de dados para a pesquisa que auxilie na integração entre os pesquisadores e os detentores com base no plano de salvaguarda resultante de registro do Choro como Patrimônio cultural pelo IPHAN , possibilitando o retorno aos músicos a associações de partes essenciais das pesquisas realizadas no âmbito deste processo.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo principal estruturar uma equipe nacional para a atualização deste banco de dados, a partir da implementação de um sistema que permita a contribuição de grupos, instituições e associações de todo o pais, com o apoio de uma equipe de pesquisa formada por docentes e discentes das universidades federais parceiras.

A fim de cumprir seu propósito, o presente projeto irá fornecer a conhecimento técnico e cientifico para a criação da Base de dados, sua implementação, hospedagem, manutenção e atualização.

Como objetivo indireto tal pesquisa procura auxiliar no acompanhamento das ações de salvaguarda do bem coordenadas pelo IPHAN, que e envolvam as diferentes comunidades do choro do país através da criação de redes colaborativas e da pesquisa ação.

Justificativa

A justificativa para a realização deste projeto é de ampliar o acesso a pesquisa produzida no processo de instrução de registro do choro como patrimônio cultural do Brasil, além de divulgar as pesquisas sobre o choro realizadas nas universidades e instituições federais, e oportunizar o conhecimento e as ações produzidas pela base social do choro em diversas frente como os acervos, ações de ensino, coletivos e locais de performance, através da manutenção e ampliação do banco de dados de forma inclusiva, e dentro do possível, mais representativa dessa manifestação musical brasileira.

Metodologia

O projeto tem como metodologia a pesquisa etnográfica colaborativa e multi-situada que visa além de realizar a atualização do mapeamento já realizado, estimular a consolidação de redes de colaboração entre os grupos. Para tanto foram realizadas reuniões de mobilização junto as comunidades em em todas as regiões do pais para a identificação de coordenadores regionais e representantes das regiões que ficarão responsáveis pelas informações a serem incluídas na base de dados.

Espera-se com isso incluir de forma equilibrada e representativa estas dimensões regionais e temporais do bem, através da cooperação entre os grupos de pesquisa nas diferentes dimensões do registro; bibliografia, discografia, acervos, ações de ensino, associações e rodas. Tais ações foram pensadas não só para fortalecer as ações conjuntas dos integrantes de rede, como manter a mobilização dos chorões, a fim de auxiliar os grupos na implementação do plano de salvaguarda a partir do registro do choro como patrimônio cultural do Brasil.

Indicadores, Metas e Resultados

Estudo para gerar integração direta e automática entre as plataformas Tainacan (acervo do Choro, INRC e BCR) - proposta para interoperabilidade entre os sistemas, definindo requisitos de sistema de modo que os dados sobre choro incluídos em ambas, sejam compartilhados de forma automática;

Produção de materiais audiovisuais em campo, produzindo um acervo comum para as instituições;

Mapeamento participativo de detentores do choro - possibilidade de desenvolvimento dos formulários abertos diretamente no wordpress que alimentem os sistemas do Iphan e da UFPel;

Ações de capacitações nas associações, clubes, instituições de pesquisa e outros coletivos ligados aos chorões para o desenvolvimento permanente do portal do Choro e de seus próprios acervos;

Ações de difusão do acervo do Choro nas plataformas online;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA20
NEVERTON COSTA FERNANDES
PEDRO NOGUEIRA DUARTE DA SILVA
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO24

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
IPHAN / INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONALR$ 340.120,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 340.120,00

Página gerada em 29/04/2024 02:42:41 (consulta levou 0.157938s)