Nome do Projeto
VII Encontro de Violonistas da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/11/2022 - 10/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Realização da VII edição do Encontro de Violonistas da UFPel. Evento didático-cultural e científico e que serão desenvolvidas atividades de ensino, de pesquisa e de performance violonística. O evento promove ações abertas em que constam recitais, palestras, oficinas e comunicações de pesquisa sobre o violão. O encontro de violonistas conta com a participação de alunos, professores e convidados. Ocorrerá no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música entre 08 e 10 de novembro de 2022. No encontro ocorrerão recitais de alunos e professores, master classes sobre técnica violonísitca e repertório, oficinas e apresentação de trabalhos de professores e alunos. O evento é gratuito e aberto aos alunos da UFPel e a comunidade em geral mediante inscrição prévia.

Objetivo Geral

Promover as atividades relacionadas à cultura, à prática e o ensino do violão na Universidade, fomentando a reflexão de trabalhos de pesquisa e performance sobre o instrumento no contexto universitário e artístico em geral.

Justificativa

O curso de violão na UFPel existe desde os anos de 1990. Diversas demandas acerca do estudo e da prática do instrumento são desenvolvidas no âmbito da graduação e da extensão na UFPel. O Encontro de violonistas surgiu em 1997 com este propósito. A realização de seminários específicos e aprofundados tem se tornado um meio de conhecimento, divulgação e aproximação entre estas diversas práticas. O aperfeiçoamento técnico-musical também apresenta-se como uma das necessidades constantes entre professores e alunos da graduação e extensão. O intercâmbio de conhecimentos entre instituições de ensino é uma prática necessária e motivadora que também irá ser contemplada.

Metodologia

O Encontro ocorrerá na forma de recitais públicos, master classes, palestras com professores e comunicações de pesquisa acerca de temas desenvolvidos nos grupos de pesquisa em música da UFPel, oriundos de investigações de professores de violão e também resultantes de TCCs. Durante três dias serão ministradas aulas abertas expositivas sobre temas violonísticos. A divulgação e organização ficará a cargo dos professores do curso com o auxílio de alunos colaboradores. Todas as atividades serão realizadas no Conservatório de Música, no auditório e salas de aula.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas: maior integração e participação da comunidade acadêmica; reconhecimento e divulgação de trabalhos e pesquisas desenvolvidas na área da música/violão da universidade, intercâmbio de professores e alunos, maior aperfeiçoamento e atualização de práticas musicais e conteúdos relacionados ao violão; maior interação com a comunidade em geral. Espera-se a participação de alunos dos cursos de graduação e licenciatura e também de egressos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Aluisio Coelho Barros
Amanda Carpenedo
CRISTIAN AMARAL JORGE
DANIEL ORTIZ DE ORTIZ
DAVI HACKBART COVALESKY
EDUARDO AL ALAM CORDEIRO
ELIANE BRUM MACHADO2
Elias Custódio Dultra dos Santos
FELIPE ZANINI VARGAS
GUSTAVO DE OLIVEIRA OTESBELGUE
GUSTAVO FERREIRA DE MEDEIROS
GUSTAVO FLEURY FINA MUSTAFÉ
JAMES CORREA SOARES2
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES10
JOSÉ DANIEL TELLES DOS SANTOS
JOÃO PAULO MORAES CORRÊA
LUCAS BORBA DA SILVEIRA
LUCAS MAURISTON DA SILVA
LUCIANA ELISA LOZADA TENORIO12
MAITHAN TIMM KNABACH
MARCIO DE SOUZA38
PEDRO BARBOSA ALVES
PEDRO GABRIEL DOS SANTOS ERLER
RAFAEL GARCIA BORGES10
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO2
RAUL COSTA DAVILA2
THIAGO COLOMBO DE FREITAS42
VICTOR MORA
WILLIAM SIDNEY MUNIZ FAGUNDES
WILLIAM TEODORO CORREA DA CRUZ

Página gerada em 24/04/2024 08:24:00 (consulta levou 0.274141s)