Nome do Projeto
Encontros no Choro - Introdução e Vivência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto Encontros no Choro: Introdução e Vivência oferece atividades práticas, abertas e gratuitas como oficinas que contemplam os instrumentos de sopro, cordas, percussão, cavaquinho e violões. A intenção deste projeto é promover um espaço de vivência e aprendizado do choro enquanto prática musical, cultural e enquanto espaço de construção de identidade. Os encontros se propõe trazer para universidade convidados, músicos, professores e pesquisadores para ofertar a prática e o conhecimento sobre este gênero musical brasileiro, muito praticado em Pelotas.
Objetivo Geral
Proporcionar uma ação de extensão, com foco no ensino musical e social do choro enquanto gênero de performance e espaço de prática e aprendizagem musical.
Promover a imersão dos alunos dos cursos de música e da comunidade como um todo no universo do choro, assim como criar um espaço de trocas importante com músicos, pesquisadores e grupos de choro de pelotas e região.
Estimular a prática musical e cultural do choro em contextos formais e não formais
Ampliar as atividades de integração com a comunidade, trazendo o choro para outros espaços, a comunidade para dentro da Universidade e propondo uma maior atuação da Universidade na cidade.
Promover a imersão dos alunos dos cursos de música e da comunidade como um todo no universo do choro, assim como criar um espaço de trocas importante com músicos, pesquisadores e grupos de choro de pelotas e região.
Estimular a prática musical e cultural do choro em contextos formais e não formais
Ampliar as atividades de integração com a comunidade, trazendo o choro para outros espaços, a comunidade para dentro da Universidade e propondo uma maior atuação da Universidade na cidade.
Justificativa
A inserção dos discentes em atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo projeto contribui para a formação acadêmico-profissional dos mesmos por meio de experiências orientadas que promovem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, ampliando a diversidade e o resultado das ações realizadas pelos docentes e discentes do bacharelado em Música da UFPEL. A vivência no choro é ambivalente para quem participa da oficina e para quem oferece, nesse sentido a extensão se mostra como uma ótima interface de interação social.
No âmbito do impacto comunitário, as atividades do Encontros no Choro vem atuando no sentido de reconhecer e valorizar os agentes e saberes musicais locais, sua produção cultural e suas memórias. Visto que é através da prática da memória que nos socializamos, marcamos nossas identidades e, portanto, nossas diferenças. Nossas memórias nos ligam ao grupo social que pertencemos, guia nossas ações e nos faz imaginar um futuro, marcando a circularidade do tempo. A memória enquanto prática, é continuamente trabalhada e no contexto brasileiro ela é uma prática subversiva, visto que as forças dominantes se esforçam em obscurecer, invisibilizar e apagar determinadas narrativas. Ações anteriores tais como o livros “Cadernos do Choro” e “Revista do Choro de Pelotas” e os Programas ¨Roda Livre”, Fórum do Choro do Rio Grande do Sul e Festival do Choro de Pelotas, produzidos por professores e alunes em parceria com o Clube do Choro de Pelotas - reconhecem, registram, analisam e difundem saberes da comunidade até então distantes da comunidade acadêmica. Em contrapartida a Universidade ofertou nessas produções apoio logístico, material, força operacional, gráfica e etc. Muito dessas produções foram realizadas por discentes do curso, sendo uma ótima experiência prática.
Desta forma, o projeto Encontros no Choro exerce uma função primordial no contexto do currículo do Bacharelado em Música atuando como uma ferramenta para a integração e a articulação de Ensino, Pesquisa e Extensão deste campo de conhecimento entre diversos agentes, instituições e outras áreas do saber acadêmico, profissional e comunitário. As atividades artístico musicais produzidas no âmbito do curso e as ações extensionistas proporcionam aos discentes e ao público em geral o contato com projetos de qualidade que primam pela valorização dos saberes locais, promoção e comprometimento com a valorização da identidade cultural regional.
No âmbito do impacto comunitário, as atividades do Encontros no Choro vem atuando no sentido de reconhecer e valorizar os agentes e saberes musicais locais, sua produção cultural e suas memórias. Visto que é através da prática da memória que nos socializamos, marcamos nossas identidades e, portanto, nossas diferenças. Nossas memórias nos ligam ao grupo social que pertencemos, guia nossas ações e nos faz imaginar um futuro, marcando a circularidade do tempo. A memória enquanto prática, é continuamente trabalhada e no contexto brasileiro ela é uma prática subversiva, visto que as forças dominantes se esforçam em obscurecer, invisibilizar e apagar determinadas narrativas. Ações anteriores tais como o livros “Cadernos do Choro” e “Revista do Choro de Pelotas” e os Programas ¨Roda Livre”, Fórum do Choro do Rio Grande do Sul e Festival do Choro de Pelotas, produzidos por professores e alunes em parceria com o Clube do Choro de Pelotas - reconhecem, registram, analisam e difundem saberes da comunidade até então distantes da comunidade acadêmica. Em contrapartida a Universidade ofertou nessas produções apoio logístico, material, força operacional, gráfica e etc. Muito dessas produções foram realizadas por discentes do curso, sendo uma ótima experiência prática.
Desta forma, o projeto Encontros no Choro exerce uma função primordial no contexto do currículo do Bacharelado em Música atuando como uma ferramenta para a integração e a articulação de Ensino, Pesquisa e Extensão deste campo de conhecimento entre diversos agentes, instituições e outras áreas do saber acadêmico, profissional e comunitário. As atividades artístico musicais produzidas no âmbito do curso e as ações extensionistas proporcionam aos discentes e ao público em geral o contato com projetos de qualidade que primam pela valorização dos saberes locais, promoção e comprometimento com a valorização da identidade cultural regional.
Metodologia
Os encontros acontecem uma vez por semana, às segundas feiras, a partir das 17 horas e seguem até as 20 horas. Essas 3 horas são divididas em 3 módulos. O primeiro horário é destinado às aulas de instrumentos. Os instrumentos da serem ministrados são o violão, cavaquinho, percussão e instrumentos de sopro e de cordas. As aulas de violão são divididas em dois grupos: iniciante e intermediário/avançado, para melhor contemplar o nível de todos.
O segundo horário é referente a prática do bandão, onde o grupo discente se junta para tocar um repertório em comum, pré estabelecido no início de cada módulo. O último horário é referente a prática do regional, onde todos alunos são separadas novamente e reorganizados em pequenos grupos de prática de conjunto, com um repertório diferente baseado no nível musical do grupo. As terças feiras será oferecida de maneira optativa a aula de harmonia no choro. Esse encontro dura 2 horas e trabalha aspectos harmônicos envolvidos no repertório trabalhado.
As atividades semanais organizadas pelo projeto Encontros no Choro: Introdução e Vivência, compreendem a orientação e formação dialogica sobre a prática artística do choro com grupos e coletivos, visando a realização de ensaios abertos aos músicos e demais membros interessados da comunidade. Mensalmente e semestralmente o projeto em parceria com o Clube do Choro de Pelotas se apresenta no Mercado Público e promove outras ações de divulgação do choro em diversos contextos da cidade e datas comemorativas como o Dia Nacional do Choro, 23 de abril, em homenagem ao músico e compositor Pixinguinha. E no dia Municipal do choro, 19 de novembro, aniversário do compositor Avendano Jr.
O segundo horário é referente a prática do bandão, onde o grupo discente se junta para tocar um repertório em comum, pré estabelecido no início de cada módulo. O último horário é referente a prática do regional, onde todos alunos são separadas novamente e reorganizados em pequenos grupos de prática de conjunto, com um repertório diferente baseado no nível musical do grupo. As terças feiras será oferecida de maneira optativa a aula de harmonia no choro. Esse encontro dura 2 horas e trabalha aspectos harmônicos envolvidos no repertório trabalhado.
As atividades semanais organizadas pelo projeto Encontros no Choro: Introdução e Vivência, compreendem a orientação e formação dialogica sobre a prática artística do choro com grupos e coletivos, visando a realização de ensaios abertos aos músicos e demais membros interessados da comunidade. Mensalmente e semestralmente o projeto em parceria com o Clube do Choro de Pelotas se apresenta no Mercado Público e promove outras ações de divulgação do choro em diversos contextos da cidade e datas comemorativas como o Dia Nacional do Choro, 23 de abril, em homenagem ao músico e compositor Pixinguinha. E no dia Municipal do choro, 19 de novembro, aniversário do compositor Avendano Jr.
Indicadores, Metas e Resultados
- Considerando-se a pluralidade e multiplicidade de ações a serem realizadas, os seguintes fatores serão
esperados como indicadores, metas ou resultados:
- Citações, menções e referências às ações do projeto em comunicações, trabalhos acadêmicos, TCCs, de seminários, eventos acadêmicos e outras publicações;
- Levantar, calcular e, se possível, cadastrar o público presente nos encontros, concertos e demais eventos;
- Registrar relatos e notícias em site de internet ou blog do projeto;
- Difundir as obras musicais de compositores da cidade, região e estado;
- Ofertar o suporte necessário (tecnológico, burocrático, espacial, material, etc) aos agentes locais para que essa parceria se consolide e seja efetivamente uma troca
- Propiciar um espaço horizontal de aprendizado e prática do Choro
- Proporcionar uma educação cultural e patrimonial do Choro pelotentes e brasileiro.
esperados como indicadores, metas ou resultados:
- Citações, menções e referências às ações do projeto em comunicações, trabalhos acadêmicos, TCCs, de seminários, eventos acadêmicos e outras publicações;
- Levantar, calcular e, se possível, cadastrar o público presente nos encontros, concertos e demais eventos;
- Registrar relatos e notícias em site de internet ou blog do projeto;
- Difundir as obras musicais de compositores da cidade, região e estado;
- Ofertar o suporte necessário (tecnológico, burocrático, espacial, material, etc) aos agentes locais para que essa parceria se consolide e seja efetivamente uma troca
- Propiciar um espaço horizontal de aprendizado e prática do Choro
- Proporcionar uma educação cultural e patrimonial do Choro pelotentes e brasileiro.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BERNARD REHERMANN LOUREIRO DA SILVA | |||
DANIEL ORTIZ DE ORTIZ | |||
FABRÍCIO CUNHA DE MOURA | |||
GABRIEL PINHEIRO FREITAS | |||
HIGOR DOS INOCENTES BRASIL | |||
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI | 30 | ||
LUCAS BORBA DA SILVEIRA | |||
MARIANA DOS SANTOS BORGES | |||
NEVERTON COSTA FERNANDES | |||
PEDRO GABRIEL DOS SANTOS ERLER | |||
PEDRO NOGUEIRA DUARTE DA SILVA | |||
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | 48 | ||
RAUL COSTA DAVILA | 3 |