Nome do Projeto
Inventário de Corpos Sonantes e Matrizes Sensíveis
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/05/2020 - 14/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo a realização de um inventário do acervo sonoro que faz parte do Laboratório de Etnomusicologia da UFPEL. O acervo é constituído de fonogramas de diversos formatos, provenientes de diferentes períodos históricos e de origens variadas, bem como de equipamentos de reprodução sonora igualmente diversos. Nesta pesquisa será realizada uma análise multidisciplinar do acervo da Discoteca a partir de diferentes perspectivas, sejam elas relativas à produção, à reprodução, à difusão sonora, e às diversas tecnologias envolvidas.

Objetivo Geral

Produzir um inventário dos diferentes objetos sonoros pertencentes ao acervo da Discoteca L.C. Vinholes, através da pesquisa e análise de seus componentes técnicos e culturais, bem como realizar as ações necessárias para a compreensão, manutenção, adaptação e utilização ou re-utilização destes materiais.

Justificativa

Os objetos sonoros fazem parte da história cultural da humanidade, e estão relacionados tanto à música como a outras práticas culturais. A música e as práticas culturais têm sido afetadas, modificadas e substituídas com a criação de novas tecnologias. Assim, a pesquisa com objetos sonoros pode, de forma complementar, contribuir com o ensino da arte e da tecnologia, auxiliar na compreensão destes objetos, suas mediações com a sociedade e influencias na performance, pesquisa artística e desenvolvimento da tecnologia.

Metodologia

Os encontros da equipe de pesquisadores ocorrerão no Laboratório de Etnomusicologia e na Sala 103 do Centro de Artes da UFPel.

Etapas interligadas de pesquisa:

Consulta bibliográfica em dois eixos:
a) o eixo da pesquisa bibliográfica relacionada à história dos processos de gravação sonora, considerando os seus nexos tecnológicos, sociais, ideológicos, musicais e econômicos;
b) o eixo da pesquisa bibliografia relacionada ao estudo das antigas e recentes tecnologias empregadas na construção e fabricação dos equipamentos e dispositivos que fazem parte do acervo da Discoteca.
Estes dois eixos formam uma base referencial para a definição de estratégias de pesquisa e extensão, através de ações que buscam a compreensão, manutenção, reparação, exposição e utilização do acervo da Discoteca.

Seminários de Socialização:
seminários internos para incentivar a troca de saberes e o trabalho colaborativo entre os pesquisadores.

Levantamento do acervo:
no sentido de consolidar uma relação e caracterização dos equipamentos que o compõem, consideradas suas especificidades técnicas e culturais (equipamentos portáteis/fixos; com função de gravação e/ou reprodução; para uso dentro ou fora de estúdio; custo e acessibilidade da mídia na época de sua produção; modos sociais de consumo; alcance social de cada tecnologia específica; entre outros fatores).

Avaliação dos equipamentos do acervo:
verificar o atual estado de conservação de cada item, indicando possibilidades de reparo, reutilização, adaptação, e prioridades.

Trabalho técnico com os equipamentos:
conforme definições obtidas na etapa de avaliação.

Comunicação:
elaboração e divulgação dos resultados através de comunicações científicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Com esta pesquisa, pretende-se estimular a promoção e recuperação dos bens que pertencem ao acervo sonoro da UFPel. Tal acervo foi constituído a partir do material de descarte da Universidade além de doações de significativos acervos privados e públicos da cidade. Espera-se assim não só qualificar e ampliar o acesso ao acervo sonoro do Laboratório de Etnomusicologia da UFPel, como também a realização de artigos, projetos, catálogos e comunicações de pesquisa.

Em relação à difusão do conhecimento produzido na Universidade, espera-se que seja possível realizar algumas ações para o público externo tais como exposição dos objetos sonoros que possam ser acessados a partir da disponibilização de cabines de audição com parte do acervo, a fim de levar tal experiência e conhecimento para a sociedade. No evento poderão oferecer oficinas de limpeza de discos e recuperação de equipamentos de áudio, estendendo esta atuação como um suporte técnico para colecionadores e demais interessados nas diferentes mídias.

O projeto visa também contribuir para a reflexão sobre a implementação de projetos de ensino, pesquisa e extensão multidisciplinares que possam ser aplicados a outros acervos sonoros e centros de pesquisa no país.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELA RAFFIN POHLMANN4
BARBARA LORRANE REIS DE SOUSA
CAIO PEREIRA MORAN
Eduardo Vetromilla Fuentes
FILIPE DOS SANTOS RODRIGUES
LUIS FERNANDO HERING COELHO4
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO3
REGINALDO DA NOBREGA TAVARES3
VINICIUS AVILA EICHENBERG
WERNER EWALD4

Página gerada em 26/04/2024 22:46:15 (consulta levou 0.172473s)