Nome do Projeto
Inventário de Corpos Sonantes e Matrizes Sensíveis
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/05/2020 - 14/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo a realização de um inventário do acervo sonoro que faz parte do Laboratório de Etnomusicologia da UFPEL. O acervo é constituído de fonogramas de diversos formatos, provenientes de diferentes períodos históricos e de origens variadas, bem como de equipamentos de reprodução sonora igualmente diversos. Nesta pesquisa será realizada uma análise multidisciplinar do acervo da Discoteca a partir de diferentes perspectivas, sejam elas relativas à produção, à reprodução, à difusão sonora, e às diversas tecnologias envolvidas.
Objetivo Geral
Produzir um inventário dos diferentes objetos sonoros pertencentes ao acervo da Discoteca L.C. Vinholes, através da pesquisa e análise de seus componentes técnicos e culturais, bem como realizar as ações necessárias para a compreensão, manutenção, adaptação e utilização ou re-utilização destes materiais.
Justificativa
Os objetos sonoros fazem parte da história cultural da humanidade, e estão relacionados tanto à música como a outras práticas culturais. A música e as práticas culturais têm sido afetadas, modificadas e substituídas com a criação de novas tecnologias. Assim, a pesquisa com objetos sonoros pode, de forma complementar, contribuir com o ensino da arte e da tecnologia, auxiliar na compreensão destes objetos, suas mediações com a sociedade e influencias na performance, pesquisa artística e desenvolvimento da tecnologia.
Metodologia
Os encontros da equipe de pesquisadores ocorrerão no Laboratório de Etnomusicologia e na Sala 103 do Centro de Artes da UFPel.
Etapas interligadas de pesquisa:
Consulta bibliográfica em dois eixos:
a) o eixo da pesquisa bibliográfica relacionada à história dos processos de gravação sonora, considerando os seus nexos tecnológicos, sociais, ideológicos, musicais e econômicos;
b) o eixo da pesquisa bibliografia relacionada ao estudo das antigas e recentes tecnologias empregadas na construção e fabricação dos equipamentos e dispositivos que fazem parte do acervo da Discoteca.
Estes dois eixos formam uma base referencial para a definição de estratégias de pesquisa e extensão, através de ações que buscam a compreensão, manutenção, reparação, exposição e utilização do acervo da Discoteca.
Seminários de Socialização:
seminários internos para incentivar a troca de saberes e o trabalho colaborativo entre os pesquisadores.
Levantamento do acervo:
no sentido de consolidar uma relação e caracterização dos equipamentos que o compõem, consideradas suas especificidades técnicas e culturais (equipamentos portáteis/fixos; com função de gravação e/ou reprodução; para uso dentro ou fora de estúdio; custo e acessibilidade da mídia na época de sua produção; modos sociais de consumo; alcance social de cada tecnologia específica; entre outros fatores).
Avaliação dos equipamentos do acervo:
verificar o atual estado de conservação de cada item, indicando possibilidades de reparo, reutilização, adaptação, e prioridades.
Trabalho técnico com os equipamentos:
conforme definições obtidas na etapa de avaliação.
Comunicação:
elaboração e divulgação dos resultados através de comunicações científicas.
Etapas interligadas de pesquisa:
Consulta bibliográfica em dois eixos:
a) o eixo da pesquisa bibliográfica relacionada à história dos processos de gravação sonora, considerando os seus nexos tecnológicos, sociais, ideológicos, musicais e econômicos;
b) o eixo da pesquisa bibliografia relacionada ao estudo das antigas e recentes tecnologias empregadas na construção e fabricação dos equipamentos e dispositivos que fazem parte do acervo da Discoteca.
Estes dois eixos formam uma base referencial para a definição de estratégias de pesquisa e extensão, através de ações que buscam a compreensão, manutenção, reparação, exposição e utilização do acervo da Discoteca.
Seminários de Socialização:
seminários internos para incentivar a troca de saberes e o trabalho colaborativo entre os pesquisadores.
Levantamento do acervo:
no sentido de consolidar uma relação e caracterização dos equipamentos que o compõem, consideradas suas especificidades técnicas e culturais (equipamentos portáteis/fixos; com função de gravação e/ou reprodução; para uso dentro ou fora de estúdio; custo e acessibilidade da mídia na época de sua produção; modos sociais de consumo; alcance social de cada tecnologia específica; entre outros fatores).
Avaliação dos equipamentos do acervo:
verificar o atual estado de conservação de cada item, indicando possibilidades de reparo, reutilização, adaptação, e prioridades.
Trabalho técnico com os equipamentos:
conforme definições obtidas na etapa de avaliação.
Comunicação:
elaboração e divulgação dos resultados através de comunicações científicas.
Indicadores, Metas e Resultados
Com esta pesquisa, pretende-se estimular a promoção e recuperação dos bens que pertencem ao acervo sonoro da UFPel. Tal acervo foi constituído a partir do material de descarte da Universidade além de doações de significativos acervos privados e públicos da cidade. Espera-se assim não só qualificar e ampliar o acesso ao acervo sonoro do Laboratório de Etnomusicologia da UFPel, como também a realização de artigos, projetos, catálogos e comunicações de pesquisa.
Em relação à difusão do conhecimento produzido na Universidade, espera-se que seja possível realizar algumas ações para o público externo tais como exposição dos objetos sonoros que possam ser acessados a partir da disponibilização de cabines de audição com parte do acervo, a fim de levar tal experiência e conhecimento para a sociedade. No evento poderão oferecer oficinas de limpeza de discos e recuperação de equipamentos de áudio, estendendo esta atuação como um suporte técnico para colecionadores e demais interessados nas diferentes mídias.
O projeto visa também contribuir para a reflexão sobre a implementação de projetos de ensino, pesquisa e extensão multidisciplinares que possam ser aplicados a outros acervos sonoros e centros de pesquisa no país.
Em relação à difusão do conhecimento produzido na Universidade, espera-se que seja possível realizar algumas ações para o público externo tais como exposição dos objetos sonoros que possam ser acessados a partir da disponibilização de cabines de audição com parte do acervo, a fim de levar tal experiência e conhecimento para a sociedade. No evento poderão oferecer oficinas de limpeza de discos e recuperação de equipamentos de áudio, estendendo esta atuação como um suporte técnico para colecionadores e demais interessados nas diferentes mídias.
O projeto visa também contribuir para a reflexão sobre a implementação de projetos de ensino, pesquisa e extensão multidisciplinares que possam ser aplicados a outros acervos sonoros e centros de pesquisa no país.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGELA RAFFIN POHLMANN | 4 | ||
BARBARA LORRANE REIS DE SOUSA | |||
CAIO PEREIRA MORAN | |||
Eduardo Vetromilla Fuentes | |||
FILIPE DOS SANTOS RODRIGUES | |||
LUIS FERNANDO HERING COELHO | 4 | ||
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | 3 | ||
REGINALDO DA NOBREGA TAVARES | 3 | ||
VINICIUS AVILA EICHENBERG | |||
WERNER EWALD | 4 |