Nome do Projeto
IV Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/07/2021 - 10/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Este projeto prevê o planejamento, divulgação e realização do IV Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL, bem como a organização e publicação dos anais com textos completos dos trabalhos apresentados. Promovido pelo CIMUS (Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais) desde sua primeira edição em 2016, o Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL vem se constituindo como um espaço importante para a socialização e o debate relacionado à pesquisa em música, reunindo na UFPEL pesquisadores de diferentes procedências e em diferentes etapas do percurso acadêmico (iniciação científica, graduação, mestrado, doutorado). O evento será composto por uma programação de conferências, sessões de comunicações de trabalhos e apresentações artísticas, a acontecer nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2021. A chamada de trabalhos científicos e artísticos, a ser amplamente divulgada, está prevista para o mês de agosto. O formato será totalmente online, permitindo um amplo acesso por parte de todos os interessados. Os anais do Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL possuem registro ISSN e serão publicados após o evento.

Objetivo Geral

Preparar e executar o IV Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL, com as metas de proporcionar a socialização e o debate relacionado à pesquisa em música, promovendo a integração entre a produção do conhecimento científico e a performance artística. Consolidando estas intenções, o evento incluirá a organização e publicação dos anais em formato digital.

Justificativa

Temos oito cursos de Bacharelado em Música no Centro de Artes da UFPEL. Apesar desta instituição ainda não abrigar um programa de pós-graduação em música, no âmbito de seus cursos de graduação as atividades de pesquisa têm ganhado impulso e importância com a produção de monografias de conclusão de curso, a iniciação científica, as atividades dos grupos de pesquisa, e outros meios de reflexão científica. Os Encontros de Pesquisa em Música da UFPEL têm se diferenciado pela abrangência, tanto do ponto de vista temático, quanto do ponto de vista do acolhimento a estudantes nas mais diversas fases de suas trajetórias acadêmicas. Assim, o evento se constitui como um ponto de encontro que potencializa trocas e age como fator motivador para a pesquisa e sua integração à performance artística. Como resultado, fornece visibilidade para estas áreas de atuação e oportunidades de fruição artística que alcançam as comunidades acadêmica e externa à universidade.

Metodologia

O evento será estruturado de modo a acolher conferências, sessões de comunicação de trabalhos científicos e apresentações artísticas, devendo estas estarem atreladas a projetos de pesquisa, ensino, extensão ou outros componentes curriculares. Será elaborada uma chamada de trabalhos científicos e artísticos, cujas propostas serão avaliadas e selecionadas pela Comissão Organizadora. A divulgação, chamada e seleção de trabalhos, bem como a preparação geral do evento, serão executadas nos meses de agosto e setembro. O evento acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2021, oferecendo uma programação composta por, no máximo, 36 comunicações científicas e 06 apresentações artísticas, e uma conferência de abertura. A programação acontecerá através de webconferência e será integralmente transmitida pela internet. A seleção, edição, organização e publicação dos anais está prevista para o período de 09 de outubro a 10 de dezembro.

Indicadores, Metas e Resultados

Apresentação de conferência de abertura, até 36 comunicações científicas e até 06 performances artísticas, oportunizando a socialização e o debate relativo à pesquisa em música. Alcance de um público potencialmente amplo através da transmissão via internet. Publicação dos anais em formato digital. Consolidação do Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL como um evento importante em sua área. Fortalecimento da pesquisa em música na UFPEL e impulso à visibilidade dos Bacharelados em Música da UFPEL junto à comunidade acadêmica e em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA20
FELIPE FRANÇA DE ANDRADE JUNQUEIRA
GERMANO GASTAL MAYER29
LUIS FERNANDO HERING COELHO11
MARCIO DE SOUZA28
RAFAEL DA SILVA NOLETO28
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO28
REBECA KLIPPEL BREHM
Samara Radtke de Pinho
Sonia Marta Rodrigues Raymundo
WERNER EWALD29

Página gerada em 26/04/2024 22:52:39 (consulta levou 0.187084s)