Nome da Atividade
PIANO VIII
CÓDIGO
05001800
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Módulo conclusivo, visando o aprimoramento do projeto de performance, e o recital solo de piano de final de curso. Desenvolvimento da compreensão musical e de técnicas interpretativas. Estimulo ao pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística, considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos do programa enfocado. Estudo das tradições interpretativas de diferentes gêneros instrumentais à luz da prática de pianistas e compositores.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Desenvolver a compreensão musical e proficiência ao piano- Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos;
- Estudar tradições interpretativas de diferentes gêneros considerando a prática de pianistas e compositores;
- Desenvolver a técnica instrumental;
- Estimular a leitura musical;
- Ampliar o conhecimento de repertório;
- Desenvolver competências para performances públicas e a concepção de um projeto artístico.
- Conhecer e cotejar literatura pertinente às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem do piano.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AYREY, Craig & EVERIST, Mark. (editors). Analytical strategies and musical interpretation: essays on nineteenth-and twentieth-century music. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. 336 p. ISBN 0521543975.
- CHIANTORE, Luca. Historia de la técnica pianística: un estudio sobre los grandes compositores y el arte de la interpretación. Madrid: Alianza, 2001.
- LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação musical: a dimensão recriadora da 'comunicação' poética. São Paulo: Annablume, 2007. 195 p. ISBN 978857419692-3
Bibliografia Complementar:
- CABALLERO, Carlo. Faure and French musical aesthetics. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, 2003. 333 p. (Music in the twentieth century) ISBN 0521543983.
- GERIG, Reginald R. Famous Pianists and their Technique. Bloomington: Indiana University Press, 2007.
- NICHOLLS, David (autor e editor). The Cambridge Companion to John Cage. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. xiii, 287 p. (Cambridge companions to music) ISBN 978-0521789684.
- SOUZA, Elizabeth Rangel Pinheiro de. Elementos de coerência no opus 76 de Brahms. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995. 116 p. (Coleção Viagens da Voz). ISBN 8526803328.
- TREZISE, Simon (editor). The Cambridge companion to Debussy. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. xviii, 326 p. (Cambridge companions to music) ISBN 978-0521654784.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 0 | 0 |
Música - Piano (Bacharelado) |
GERMANO GASTAL MAYER Professor responsável pela turma |
M2 | 2024 / 2 | 0 | 0 |
Música - Piano (Bacharelado) |
MARCELO MACEDO CAZARRE Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PIANO VIII | Música - Piano (Bacharelado) |