Resumo
Celso Barrufi é Doutor em Música (Práticas Interpretativas/Piano) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação artística de New Fialkow e acadêmica de Regina Antunes Teixeira dos Santos, Mestre em Música (Piano Performance) pela University of Wyoming na classe de Chi-Chen Wu (Taiwan) e Bacharel em Música (habilitação: piano) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na classe de Cristina Capparelli. Em 2015, Celso recebeu a bolsa Kathleen Comini Music Scholarship para cursar o Performer's Certificate na John Cali School of Music da Montclair State University (New Jersey/EUA), onde se especializou em piano com David Witten (EUA) e em música de câmara com Tatyana Kebuladze (Ucrânia) e Nicholas Tsavaras (Shanghai String Quartet), tendo também atuado como pianista da MSU Symphony Orchestra sob a regência de Ken Lam (China) e Julien Benichou (França) em importantes palcos de New Jersey e New York, entre eles o Stern Auditorium do Carnegie Hall. Celso tem participado de festivais de música no Brasil e no exterior, entre eles o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Festival Internacional Música no Pampa em Bagé, Festival Internacional SESC de Música de Pelotas, National Music Festival (Maryland/EUA) e Taubman Piano Festival (New Jersey/EUA). Participou de aulas e masterclasses com pianistas e professores renomados, como Walter Hautzig, Arnaldo Cohen, Michael Gurt, Andrew Harley, Eduardo Monteiro, Amy Lin, Sondra Tammam, entre outros. Tem se apresentado, como pianista camerista e recitalista, em palcos brasileiros e norte-americanos. Como pesquisador, tem publicado resultados de suas pesquisas em congressos, conferências e revistas nacionais e internacionais, dentre eles Global Arts and Psychology Seminar, Congresso Ibero-americano de Psicologia da Música, Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), Performus (ABRAPEM - Associação Brasileira de Performance Musical), PerformaClavis (USP), Revista Música Hodie (UFG) e Percepta - Revista de Cognição Musical. Em 2024, foi professor substituto de piano no curso de licenciatura em música da Universidade Federal de Pelotas.
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023)
Mestrado em Piano Performance (University of Wyoming, 2018)
Graduação em Música (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014)
Áreas de atuação
Artes - Música
Informações extraídas do Lattes
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso |
---|---|---|---|---|
2024/1 | P2 | INSTRUMENTO HARMÔNICO I | 0+36 | Música (Licenciatura) |
2024/1 | P3 | INSTRUMENTO HARMÔNICO I | 0+36 | Música (Licenciatura) |
2024/1 | P4 | INSTRUMENTO HARMÔNICO I | 0+36 | Música (Licenciatura) |
2024/1 | P5 | INSTRUMENTO HARMÔNICO I | 0+36 | Música (Licenciatura) |
2024/1 | P10 | INSTRUMENTO HARMÔNICO I | 0+36 | Música (Licenciatura) |
2024/1 | P14 | INSTRUMENTO HARMÔNICO I | 0+36 | Música (Licenciatura) |
2024/1 | P16 | INSTRUMENTO HARMÔNICO I | 0+36 | Música (Licenciatura) |
2024/1 | P17 | INSTRUMENTO HARMÔNICO I | 0+36 | Música (Licenciatura) |
2024/1 | P4 | INSTRUMENTO HARMÔNICO III | 0+36 | Música (Licenciatura) |
2024/1 | P3 | INSTRUMENTO HARMÔNICO V | 0+36 | Música (Licenciatura) |
2024/1 | P4 | INSTRUMENTO HARMÔNICO V | 0+36 | Música (Licenciatura) |
2024/1 | P5 | INSTRUMENTO HARMÔNICO V | 0+36 | Música (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.