Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE PIANO VI
CÓDIGO
05001797
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de performance ao longo do semestre através de aulas práticas em grupo.
Desenvolvimento progressivo de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório pianístico em laboratório para apresentações musicais públicas.
Desenvolvimento progressivo de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório pianístico em laboratório para apresentações musicais públicas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver a prática de apresentação em público.Proporcionar conhecimento de repertório.
Apresentar para os colegas de área o projeto de práticas interpretativas em suas diferentes fases de desenvolvimento.
Conhecer e explorar diferentes repertórios.
Desenvolver acuidade estilística, percepção corporal e auditiva;
Desenvolver o espírito crítico a partir de discussões em grupo sobre as performances em aula.
Desenvolver a habilidade de elaborar, articular e verbalizar ideias construtivas sobre o trabalho dos colegas de área.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KIEFER, Bruno. Música alemã: estudos sobre Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann e Brahms. Porto Alegre: Movimento, 1985. 77 p.
- LABOISSIÈRE, Marilia. Interpretação musical: a dimensão recriadora da ‘comunicação’ poética. São Paulo: Annablume, 2007. 195 p.
- LYKE, James e ENOCH Yvonne. Creative Piano Teaching. Illinois: Stipes Publishing, 1987.
Bibliografia Complementar:
- BENNETT, Roy. Instrumentos de teclado. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. 52 p. (Cadernos de música da Universidade de Cambridge).
- CALDWELL, John C. English keyboard music before the nineteenth century. New York: Dover Publications, xxi, 328 p.
- CASTRO, Marcos Câmara de. Fructuoso Vianna, orquestrador do piano. Rio de Janeiro: ABM editorial, 2003. 175 p.
- COUTO E SILVA, Paulo do. Da interpretação musical. Rio de Janeiro: Globo, 1960. 105 p.
- FAGERLANDE, Marcelo (org.). Tratados e métodos de teclado: Sancta Maria (1565) - Frescobaldi (1637) - Couperin (1717) - Rameau (1724). Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013. 117 p.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
SEMINÁRIO DO PIANO VI | Música - Piano (Bacharelado) |