Nome da Atividade
PIANO VII
CÓDIGO
05001798
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Projeto de performance musical distinto dos módulos anteriores. Desenvolvimento da compreensão musical e de técnicas interpretativas. Estimulo ao pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Estudo das tradições interpretativas de diferentes gêneros instrumentais considerando a prática de pianistas e compositores. Sétimo módulo de um ciclo de oito com desenvolvimento continuado.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Desenvolver a compreensão musical e proficiência ao piano.
- Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos;
- Estudar tradições interpretativas de diferentes gêneros considerando a prática de pianistas e compositores;
- Desenvolver a técnica instrumental;
- Estimular a leitura musical;
- Ampliar o conhecimento de repertório;
- Desenvolver competências para performances públicas e a concepção de um projeto artístico.
- Conhecer e cotejar literatura pertinente às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem do piano.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MAZURAS, Marcelo. O piano e a estrada. São Caetano do Sul: Casa Maior Editora, 2009. 321 p. ISBN 9788562721007
  • PEREIRA, Antonio Sá. O pedal na tecnica do piano. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, 1954. 46 p.
  • SEUS, Maria do Carmo Mascarenhas. O toque pianístico. Pelotas, 1977. 53f.

Bibliografia Complementar:

  • CASELLA, Alfredo. El piano. Buenos Aires: Ricordi, 1998. 246 p.
  • CASTRO, Marcos Câmara de. Fructuoso Vianna, orquestrador do piano. Rio de Janeiro: ABM editorial, 2003. 175 p.
  • CORTOT, Alfred. Curso de interpretacion. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1982. 198p. (Biblioteca Manuales musicales).
  • GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade: a herança de Debussy na música do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2011. 406 p. (Coleção signos/música ; 13).
  • SOUZA, Elizabeth Rangel Pinheiro de. Elementos de coerência no opus 76 de Brahms. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995. 116 p. (Coleção Viagens da Voz).

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PIANO VII Música - Piano (Bacharelado)

Página gerada em 14/11/2024 23:36:41 (consulta levou 0,115615s)