Nome da Atividade
TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICAL I
CÓDIGO
05001608
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudos sobre a natureza da performance musical em suas várias facetas, seja como expressão definitiva ou conclusiva de processos de construção técnico-interpretativas, ou como aspecto integrante destes mesmos processos.
A performance, como objeto de investigação, é vista como um espectro onde, em um de seus polos, está o trabalho com músicas detalhadamente codificadas para interpretação artística e, no outro, o trabalho com manifestações musicais de ordem criativo-interpretativa híbrida, onde os papeis de compositor e intérprete se mesclam.
Neste contexto, inserem-se investigações sobre a criatividade na performance, técnica, execução, interpretação, gêneros, estilos, culturas e histórias relacionadas ao fazer musical nos seus âmbitos instrumental, vocal, individual e coletivo.
A performance, como objeto de investigação, é vista como um espectro onde, em um de seus polos, está o trabalho com músicas detalhadamente codificadas para interpretação artística e, no outro, o trabalho com manifestações musicais de ordem criativo-interpretativa híbrida, onde os papeis de compositor e intérprete se mesclam.
Neste contexto, inserem-se investigações sobre a criatividade na performance, técnica, execução, interpretação, gêneros, estilos, culturas e histórias relacionadas ao fazer musical nos seus âmbitos instrumental, vocal, individual e coletivo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Investigar aspectos de performance musical.Construir conhecimentos e produtos relacionados a performance musical.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. New York: Norton & Company, 1987.
- COOK, Nicholas. Music, imagination, and culture. New York : Oxford, 2008.
- WILLIAMON, Aaron. Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2008.
Bibliografia Complementar:
- DOMENICI, Catarina. A voz do performer na música e na pesquisa. Anais do II SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. UNIRIO, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/simpom/article/view/2608/1936. Acesso em 29 de ago. 2023.
- DOMENICI, Catarina. A performance musica e a crise da autoridade: corpo e gênero. Revista Interfaces, vol. 18 n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/article/view/29860. Acesso em 29 de ago. 2023.
- GROUT D. & PALISCA C. História da Música Ocidental. Lisboa: Ed. Gradiva, 1997.
- ROSEN, Charles. The Classical style : Haydn, Mozart, Beethoven. New York: Norton, 1997.
- SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1996.