Nome da Atividade
TREINAMENTO AUDITIVO I
CÓDIGO
05001611
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Percepção de alturas e ritmos, com ênfase no estudo sistemático da tonalidade maior.
Objetivos
Objetivo Geral:
Capacitar os alunos a identificar auditivamente e a reproduzir, principalmente cantando, as estruturas rítmicas, melódicas e harmônicas estudadas. Desenvolver a escuta polifônica e uma boa afinação vocal.Saber diferenciar os diversos tipos de intervalos, contextualizando-os dentro da tonalidade maior.
Reconhecer auditivamente as estruturas rítmicas e melódicas estudadas.
Desenvolver o senso harmônico ao lidar com melodias tonais. Refinar a capacidade de ler e escrever as estruturas musicais abordadas.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MED, Bohumil. Solfejo. 3. ed. Brasília: MusiMed, 1986.
- MED, Bohumil. Teoria da música. 4.ed.rev.ampl. Brasília: MusiMed, 1996.
- SOBREIRA, Silvia. Desafinação Vocal. 2.ed. Rio de Janeiro: Musimed, 2003.
Bibliografia Complementar:
- ARCANJO, Samuel. Lições elementares de teoria musical. Rio de Janeiro: Ricordi Brasileira, [ 19--]. 163 p.
- BONA, Pasquale. Método completo para divisão. Itália: Ricordi Brasileira, 1931. 61 p.
- LEMOINE, Enrique; CARULLI, G. Solfeo de los solfeos. Buenos Aires: Ricordi, [19--]. v.3
- NASCIMENTO, Frederico do. Método de solfejo: 1º ano. Rio de Janeiro: Eulenstein Música, 1939.
- SUZUKI, Shinichi. Educação é Amor. Trad. cotejada das traduções em inglês e em alemão: Anne Corinna Gottberg. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1983.