Nome da Atividade
SEMIÓTICA MUSICAL I
CÓDIGO
05001603
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo do fenômeno do sentido com ênfase no estudo da Semiótica Francesa ou Escola de Paris, focalizando a produção e a apreensão do sentido musical, avançando o conhecimento semiótico desenvolvido em Semiótica Musical.
Objetivos
Objetivo Geral:
Dar continuidade de conhecimentos obtidos em Semiótica Geral. Dar condições para que se estabeleça a compreensão dos princípios e dos conceitos básicos da Semiótica da Escola de Paris com vistas à música.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FERNANDES, Cleyton Vieira. Semiótica Musical: Princípios Teóricos e Aplicações sobre o discurso musical, sua produção e recepção. 2014. 205 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral) - Departamento de Linguística, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-02062015-165108/es.php Acesso em 29 de ago. 2023.
- FIORIN, Jose luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008. 186 p.
- SEKEFF, Maria de Lourdes. Curso e dis-curso do sistema musical ( tonal ). São Paulo: Annablume, 1996. 190 p.
Bibliografia Complementar:
- CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure: fundamentos e visão crítica. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
- GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
- NÖTH, Winfried. A semiótica no século XX. 3.ed. São Paulo: Annablume, 2005.
- TATIT, Luiz. Análise semiótica através das letras. 2. ed. São Paulo: Ateliê, 2002. 207 p.
- TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Escuta, 1994. 290 p.