Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO MUSICAL, FONOGRÁFICA E RADIOFÔNICA
CÓDIGO
05001571
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Introduzir os alunos à produção musical em todos os processos, envolvendo gravação, edição, mixagem e masterização de áudio.
Estudar obras e tendências do mercado fonográfico e sua interação com as novas plataformas.
Contribuir com a curadoria e programação radiofônica e formatos similares, como podcast.
Compreender a legislação musical, direitos autorais e a formação de selos musicais.
Estudar obras e tendências do mercado fonográfico e sua interação com as novas plataformas.
Contribuir com a curadoria e programação radiofônica e formatos similares, como podcast.
Compreender a legislação musical, direitos autorais e a formação de selos musicais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver habilidades e competências para a produção musical, uso de técnicas de gravação e produção radiofônica, tópicos de legislação cultural e direitos autorais.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARTLETT, B.; BARTLETT, J. Recording music on location: capturing the live performance. Amsterdam: Focal Press, 2007.
- KIRN, Peter. Real world digital audio. Berkeley: Peachpit, 2006. 615 p. ISBN 0321304608.
- MACEDO, Frederico Alberto Barbosa. O processo de produção musical na indústria fonográfica: questões técnicas e musicais envolvidas no processo de produção musical em estúdio. Revista eletrônica de musicologia, 2006. Disponível em http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv11/12/12-Macedo-Producao.pdf Acesso em 29 de ago. 2023.
Bibliografia Complementar:
- ARAÚJO, Danilo Vieira Granato. Uma breve história da mixagem: origem, técnicas, percepção e futuros avanços. 2015. 1 recurso online (164 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/959022 Acesso em 29 de ago. 2023
- DAMASKE, Peter. Acoustics and Hearing. Springer Science & Business Media, 2008.
- MELLO, MARCELO. Guia prático de sonorização de palco (para músicos). Campinas: UNICAMP, 1992. Disponível em http://marcelomelloweb.net/mmsonorizacao.pdf Acesso em 29 de ago. 2023
- MOURÃO, Srilis Leonel. Caderno Didático de Prática e Planejamento da Execução Musical (ROADIE)(Pronatec/Goiás). Cadernos Pronatec Goiás, v. 1, n. 1, p. 194-224, 2017. Disponível em http://www.ead.go.gov.br/cadernos/index.php/CDP/article/view/27/15 Acesso em 29 de ago 2023.
- REAPER. Up and Running: A REAPER User Guide v 6.66 Version 6.66, August 2022. Disponível em https://dlz.reaper.fm/userguide/ReaperUserGuide666c.pdf Acesso em 29 de ago. 2023.