Nome da Atividade
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS
CÓDIGO
06560177
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa oportunizar estudos da abordagem teórica-metodológica da autorregulação
da aprendizagem em contexto de educação formal, especialmente entrelaçada ao paradigma
da Pesquisa (Auto)biográfica, com ênfase nas narrativas de formação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral

Propiciar condições de aprendizagem para que o estudante se aproprie de conhecimentos
que promovam reflexão e ação sobre seu percurso de formação no ensino superior

Objetivos Específicos

a) Promover o desenvolvimento de escrita da narrativa (auto)formativa de seu percurso de
formação
b) Explorar estratégias de aprendizagem associadas as dimensões cognitivas, motivacionias
e emocionais
c) Contribuir para reforçar o protagonismo do estudante, tornando-o sujeito ativo e autônomo
sobre seu processo de aprendizagem no ambiente universitário.

Conteúdo Programático

I – Autorregulação da Aprendizagem (ARA): principais conceitos e bases teóricas
- A Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura
- As dimensões da ARA: cognitivo, metacognitivo, emocional, comportamental, motivacional
e ambiental.
- Os modelos teóricos de: Zimmerman e Rosário
- Processos cíclicos: fases, subprocesso e estratégias de autorregulaçao da aprendizagem

II – Autorregulação da aprendizagem e o entrelaçamento com experiências narrativas de
(trans)formação.
- Dimensões epistemológicas e teórico-metodológicas em pesquisa (auto)biográfica.
- Experiência e memória
- Narrativa em Educação
- Modos de fazer pesquisa narrativa em Educação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SIMÃO, Ana Margarida Vieira da Veiga; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. V.10 (Coleção pesquisa (auto)biográfica).
  • ROSÁRIO, Pedro. Cartas do Gervásio ao seu umbigo comprometer-se com o estudar na educação superior. São Paulo Almedina 2012 1 recurso online.
  • ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). (Auto)biografia e formação humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Elí Terezinha Henn (orgs.). Aprendizagem & inclusão: implicações curriculares. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2010. BERBEL, Neusi Aparecida Navas et al. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: um retrato em cinco dimensões. Londrina: UEL, 2001. CORDIE, Anny. Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. MUITO além da visão: narrativas de pessoas com deficiência visual. Juiz de Fora: Siano, 2019. 5 v. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Pesquisa (auto)biográfica em rede. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. V.8 (Coleção pesquisa (auto)biográfica. Temas transversais ; 8).

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