Nome da Atividade
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS
CÓDIGO
06560177
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina visa oportunizar estudos da abordagem teórica-metodológica da autorregulação
da aprendizagem em contexto de educação formal, especialmente entrelaçada ao paradigma
da Pesquisa (Auto)biográfica, com ênfase nas narrativas de formação.
da aprendizagem em contexto de educação formal, especialmente entrelaçada ao paradigma
da Pesquisa (Auto)biográfica, com ênfase nas narrativas de formação.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo GeralPropiciar condições de aprendizagem para que o estudante se aproprie de conhecimentos
que promovam reflexão e ação sobre seu percurso de formação no ensino superior
Objetivos Específicos
a) Promover o desenvolvimento de escrita da narrativa (auto)formativa de seu percurso de
formação
b) Explorar estratégias de aprendizagem associadas as dimensões cognitivas, motivacionias
e emocionais
c) Contribuir para reforçar o protagonismo do estudante, tornando-o sujeito ativo e autônomo
sobre seu processo de aprendizagem no ambiente universitário.
Conteúdo Programático
I – Autorregulação da Aprendizagem (ARA): principais conceitos e bases teóricas
- A Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura
- As dimensões da ARA: cognitivo, metacognitivo, emocional, comportamental, motivacional
e ambiental.
- Os modelos teóricos de: Zimmerman e Rosário
- Processos cíclicos: fases, subprocesso e estratégias de autorregulaçao da aprendizagem
II – Autorregulação da aprendizagem e o entrelaçamento com experiências narrativas de
(trans)formação.
- Dimensões epistemológicas e teórico-metodológicas em pesquisa (auto)biográfica.
- Experiência e memória
- Narrativa em Educação
- Modos de fazer pesquisa narrativa em Educação
- A Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura
- As dimensões da ARA: cognitivo, metacognitivo, emocional, comportamental, motivacional
e ambiental.
- Os modelos teóricos de: Zimmerman e Rosário
- Processos cíclicos: fases, subprocesso e estratégias de autorregulaçao da aprendizagem
II – Autorregulação da aprendizagem e o entrelaçamento com experiências narrativas de
(trans)formação.
- Dimensões epistemológicas e teórico-metodológicas em pesquisa (auto)biográfica.
- Experiência e memória
- Narrativa em Educação
- Modos de fazer pesquisa narrativa em Educação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SIMÃO, Ana Margarida Vieira da Veiga; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. V.10 (Coleção pesquisa (auto)biográfica).
- ROSÁRIO, Pedro. Cartas do Gervásio ao seu umbigo comprometer-se com o estudar na educação superior. São Paulo Almedina 2012 1 recurso online.
- ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). (Auto)biografia e formação humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
Bibliografia Complementar:
- LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Elí Terezinha Henn (orgs.). Aprendizagem & inclusão: implicações curriculares. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2010. BERBEL, Neusi Aparecida Navas et al. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: um retrato em cinco dimensões. Londrina: UEL, 2001. CORDIE, Anny. Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. MUITO além da visão: narrativas de pessoas com deficiência visual. Juiz de Fora: Siano, 2019. 5 v. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Pesquisa (auto)biográfica em rede. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. V.8 (Coleção pesquisa (auto)biográfica. Temas transversais ; 8).