Nome da Atividade
ESTÁGIO II: ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAG. P/ GESTÃO DE CLASSE
CÓDIGO
06730051
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conhecimento da organização didático-pedagógica em classe; Conhecimento do processo de planejamento de ensino, em diferentes etapas: adequação dos conteúdos às séries; determinação de objetivos de ensino; uso dos recursos didático-metodológicos disponíveis; escolha de processos avaliativos do trabalho realizado.
Objetivos
Objetivo Geral:
A disciplina tem por objetivo preparar os/as estudantes para o exercício autônomo da atividade docente, por meio do conhecimento empírico da realidade escolar.Conteúdo Programático
Iniciação ao ensino: a realidade da sala de aula, currículos escolares, planejamento de atividades, recursos didático-metodológicos da escola; processo de avaliação;
Seminários didático-pedagógicos a serem realizados na universidade e na escola;
Planejamento de atividades para determinada classe e turma;
Assistência às aulas do professor-titular, incluindo atividades de apoio ao professor-titular;
Exercícios de gestão de classe com a participação do professor-titular.
Seminários didático-pedagógicos a serem realizados na universidade e na escola;
Planejamento de atividades para determinada classe e turma;
Assistência às aulas do professor-titular, incluindo atividades de apoio ao professor-titular;
Exercícios de gestão de classe com a participação do professor-titular.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- POMBO, Olga. A Escola, a recta e o círculo. Lisboa: Relógio D`água, 2002. ROCHA, Ronai. Ensino de Filosofia e Currículo. Santa Maria: Editora UFSM, 2015. ASPIS, Renata. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009
Bibliografia Complementar:
- BOTTON, Alain de. O Consolo da Filosofia. Lisboa: Dom Quixote, 2001. GALLO, Sílvio. Metodologia do Ensino de Filosofia: Uma Didática para o Ensino Médio. Campinas: Papirus Editora, 2012. ORTEGA Y GASSET. Sobre Estudar e o Estudante. Lisboa: Relógio D`água, 2000. SILVA, Tomaz. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias do Currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.