Nome da Atividade
ESTÁGIO I: FUNDAMENTAÇÃO E EXPLORAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR
CÓDIGO
06730076
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conhecimento do contexto social onde está inserida a escola; conhecimento do meio profissional com vistas à emergência da identidade docente; conhecimento da administração pedagógica de uma escola.
Objetivos
Objetivo Geral:
Preparar os/as estudantes para o exercício autônomo da atividade docente, por meio do conhecimento empírico da realidade escolar.Conteúdo Programático
▪ Definição da escola campo de estágio de cada estudante;
▪ Conhecimento do contexto social onde está inserida a escola: entorno social; tipos de alunos; características da escola;
▪ Conhecimento da administração pedagógica da escola: Plano Político-Pedagógico, Regimento Escolar, Conselhos de Classe, etc;
▪ Assistência a aulas em diferentes turnos e em diversas disciplinas e séries;
▪ Conhecimento do contexto social onde está inserida a escola: entorno social; tipos de alunos; características da escola;
▪ Conhecimento da administração pedagógica da escola: Plano Político-Pedagógico, Regimento Escolar, Conselhos de Classe, etc;
▪ Assistência a aulas em diferentes turnos e em diversas disciplinas e séries;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ASPIS, Renata; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009. ANTUNES, Celso. Professores e Professauros. Petrópolis: Editora Vozes, 2014. ILLICH, Ivan. Sociedade Desescolarizada. Porto Alegre: Deriva, 2007.
Bibliografia Complementar:
- ORTEGA Y GASSET. Sobre o estudar e o estudante (Primeira Lição de um Curso). In: POMBO, Olga. Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D’água, 2000, pp. 87-103. PERRYMAN, Mark. La Filosofía del Fútbol: patadas y pensamiento. Barcelona: Edhasa, 1999. POMBO, Olga. A escola, a recta e o círculo. Lisboa: Relógio D’água, 2002. POMBO, Olga. Dilema do Ensino da Filosofia. In: MARNOTO, Isabel (Org.). Didáctica da Filosofia, Lisboa: Universidade Aberta, 1990, pp. 7-30. WEIL, Eric. A Educação enquanto problema do nosso tempo. In: POMBO, Olga. Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D’água, 2000, pp. 55-70.