Nome da Atividade
ABORDAGEM COMUNITÁRIA
CÓDIGO
07450052
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
18
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
30
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
6
Ementa
Este módulo abordará o diagnóstico comunitário, compreendido como uma das etapas do planejamento local realizado na Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de reconhecer o território sob responsabilidade das equipes, os hábitos e modos de vida da população, a fim de identificar os principais problemas de saúde da comunidade, os fatores de risco e de promoção de saúde. Além disso, apresenta a educação popular em saúde, como um instrumento de empoderamento dos usuários contribuindo com a participação social e a gestão compartilhada, com vistas a atenção integral à saúde, no âmbito da atenção primária. Por fim, apresentará o trabalho em grupo, uma valiosa ferramenta de abordagem do médico de família e comunidade em Atenção Primária à Saúde para a ação comunitária, e as diversas técnicas para planejamento e escolha dos trabalhos nos grupos específicos.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Reconhecer o território sob responsabilidade das equipes, os hábitos e modos de vida da população- Identificar os principais problemas de saúde da comunidade, os fatores de risco e de promoção de saúde através do diagnóstico comunitário
- Discutir sobre a educação popular em saúde, como um instrumento de empoderamento dos usuários contribuindo com a participação social e a gestão compartilhada, com vistas a atenção integral à saúde, no âmbito da atenção primária.
- Abordar sobre trabalho em grupo, uma valiosa ferramenta de abordagem do médico de família e comunidade em Atenção Primária à Saúde para a ação comunitária, e sobre as diversas técnicas para planejamento e escolha dos trabalhos nos grupos específicos.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1. Diagnóstico de saúde da comunidade = 6 horas
1.1 Território e a saúde
1.1.1 Territorialização
1.1.2 Articulação com o controle social
1.1.3 Sistemas de georreferenciamento
1.2 Diagnóstico comunitário da saúde
1.2.1 Diagnóstico de demanda
1.2.2 Estimativa Rápida Participativa
1.3 Planejamento para abordagem comunitária na APS
1.3.1 Planejamento Estratégico Situacional
1.3.1.1 Identificação e priorização de problemas
1.3.1.2 Plano para resolução dos problemas
1.2.1.3 Análise de viabilidade das metas definidas
1.2.1.4 Aplicação, monitoramento e avaliação
1.3.2 Método Altadir de Planificação Popular
1.3.3 Processo de planejamento na APS
UNIDADE 2. Educação popular em saúde e o trabalho intersetorial = 6 horas
2.1 Educação popular em saúde
2.1.1 Política Nacional de educação popular em saúde
2.1.2 Educação popular em saúde e participação popular
2.2 Intersetorialidade e saúde
2.2.1 Ações intersetoriais de saúde com base no diagnóstico comunitário
2.2.2 Ações educativas para o empoderamento do autocuidado em saúde
UNIDADE 3. Grupos na atenção primária = 6 horas
3.1 Formando grupos
3.1.1 Critérios de inclusão/indicação dos usuários
3.1.2 Critérios de exclusão dos usuários
3.1.3 Inclusão dos participantes no planejamento de grupos
3.1.4 Regras do jogo terapêutico
3.1.4.1 Comunicação no grupo
3.1.5 Abordagem ética na construção e condução de grupos
3.2 Classificação dos grupos
3.2.1 Classificação da constituição dos grupos
3.2.1.1 Grupos abertos ou fechados
3.2.1.2 Grupos homogêneos
3.2.1.3 Grupos heterogêneos
3.2.2 Classificação da finalidade dos grupos
3.2.2.1 Ajuda mútua (autoajuda)
3.2.2.2 Psicoeducativos
3.2.2.3 Operativos
3.2.2.4 Dinâmica de grupos
3.3 Avaliação dos resultados do grupo
Atividade de Desafio Prático de Trabalho = 6 horas
Fórum do Módulo = 4 horas
Prova online e Prova Presencial Digital = 2 horas
1.1 Território e a saúde
1.1.1 Territorialização
1.1.2 Articulação com o controle social
1.1.3 Sistemas de georreferenciamento
1.2 Diagnóstico comunitário da saúde
1.2.1 Diagnóstico de demanda
1.2.2 Estimativa Rápida Participativa
1.3 Planejamento para abordagem comunitária na APS
1.3.1 Planejamento Estratégico Situacional
1.3.1.1 Identificação e priorização de problemas
1.3.1.2 Plano para resolução dos problemas
1.2.1.3 Análise de viabilidade das metas definidas
1.2.1.4 Aplicação, monitoramento e avaliação
1.3.2 Método Altadir de Planificação Popular
1.3.3 Processo de planejamento na APS
UNIDADE 2. Educação popular em saúde e o trabalho intersetorial = 6 horas
2.1 Educação popular em saúde
2.1.1 Política Nacional de educação popular em saúde
2.1.2 Educação popular em saúde e participação popular
2.2 Intersetorialidade e saúde
2.2.1 Ações intersetoriais de saúde com base no diagnóstico comunitário
2.2.2 Ações educativas para o empoderamento do autocuidado em saúde
UNIDADE 3. Grupos na atenção primária = 6 horas
3.1 Formando grupos
3.1.1 Critérios de inclusão/indicação dos usuários
3.1.2 Critérios de exclusão dos usuários
3.1.3 Inclusão dos participantes no planejamento de grupos
3.1.4 Regras do jogo terapêutico
3.1.4.1 Comunicação no grupo
3.1.5 Abordagem ética na construção e condução de grupos
3.2 Classificação dos grupos
3.2.1 Classificação da constituição dos grupos
3.2.1.1 Grupos abertos ou fechados
3.2.1.2 Grupos homogêneos
3.2.1.3 Grupos heterogêneos
3.2.2 Classificação da finalidade dos grupos
3.2.2.1 Ajuda mútua (autoajuda)
3.2.2.2 Psicoeducativos
3.2.2.3 Operativos
3.2.2.4 Dinâmica de grupos
3.3 Avaliação dos resultados do grupo
Atividade de Desafio Prático de Trabalho = 6 horas
Fórum do Módulo = 4 horas
Prova online e Prova Presencial Digital = 2 horas
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- 1. Boff L. Saber cuidar, ética do humano: compaixão pela terra. 9. ed. Petrópolis: Vozes; 2003.
- 2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de educação popular em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
- 3. Candeias, NMF. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Rev Saúde Pública. 1997;31(2):209-13.
- 4. Experiences with “rapid appraisal” in primary care: involving the public in assessing health needs, orientating staff, and educating medical students (Murray, S; 1999 – BMJ)
- 5. Guidelines for rapid participatory appraisals to assess community health needs : a focus on health improvements for low-income urban and rural areas / by Hugh Annett and Susan B. Rifkin que está disponível no site da OMS em : https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/59366/WHO_SHS_DHS_95.8.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- 6. Gusso, Gustavo; Lopes, José MC, Dias, Lêda C, organizadores. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre: ARTMED, 2019, 2388 p.
- 7. Kaplan HI, Sadock BJ. Tratado de grupos. Madrid: Médica Panamericana; 1998.
- 8. Moré, Carmen Loo; Ribeiro, Carla. Trabalhando com grupos na estratégia saúde da família. 2010.
- 9. Osório LC. Grupoterapias. Abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed; 2007.
- 10.Peduzzi M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev Saúde Pública. 2001;35(1):103-9.
- 11. Takeda S. A organização de serviços de atenção primária à saúde. ln: Duncan BB, Schimidt MI, Giugliani ERJ, organizadores. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2004.
- 12. VASCONCELOS, E. M; VASCONCELOS, M. O. D; DA SILVA, Marísia Oliveira. A contribuição da Educação Popular Para A Reorientação das Práticas E da Política de saúde no Brasil. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 24, n. 43, 2015.
- 13. Zimerman DE. Fundamentos básicos das grupoterapias. 2. ed. Porto Alegre: Artmed; 2000.