Nome da Atividade
FERRAMENTAS DE ABORDAGEM CLÍNICA
CÓDIGO
07450063
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
18
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
30
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
6

Ementa

Os conhecimentos adquiridos neste módulo visam qualificar a compreensão dos médicos sobre o processo da consulta em atenção primária e fornecer abordagens essenciais para a atuar na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas que procuram atendimento na APS, bem como na promoção da saúde das populações e dos indivíduos.

Diante de cada paciente, desde aquele com situações clínicas corriqueiras ou somente interessado em um acompanhamento regular de sua saúde até aqueles com problemas clínicos desafiadores, o médico na atenção primária à saúde deve ser capaz de identificar os elementos essenciais para um adequado raciocínio clínico, utilizar de forma eficiente e pertinente os recursos da história e do exame físico; solicitar a propedêutica apropriada; e fazer uma interpretação dos seus achados coerente com os conceitos da PSBE para determinar se deve ofertar ao paciente alguma intervenção específica ou utilizar o tempo como recurso diagnóstico ou terapêutico. Na medida que se incorpora mais tecnologia, se torna ainda mais necessário que o conceito de prevenção quaternária seja incorporado na prática médica. Esta combinação de conhecimento médico, raciocínio, intuição, habilidade de comunicação e julgamento define a arte de medicina, tão necessária para a adequada prática médica quanto às melhores evidências científicas para embasamento de suas condutas.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Qualificar a compreensão dos médicos sobre o processo da consulta em atenção primária e fornecer abordagens essenciais para a atuar na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas que procuram atendimento na APS
- Promover a saúde das populações e dos indivíduos.
- Identificar os elementos essenciais para um adequado raciocínio clínico, utilizar de forma eficiente e pertinente os recursos da história e do exame físico; solicitar a propedêutica apropriada; e fazer uma interpretação dos seus achados coerente com os conceitos da PSBE para determinar se deve ofertar ao paciente alguma intervenção específica ou utilizar o tempo como recurso diagnóstico ou terapêutico.

Conteúdo Programático

1. UNIDADE 1. Fundamentos das habilidades de comunicação e o método clínico = 1 hora

1.1 A consulta médica e o modelo biomédico

1.2 Método Clínico Centrado na Pessoa

1.3 Estrutura de consulta


UNIDADE 2. Aplicação das habilidades de comunicação = 2 horas

2.1 A comunicação como uma competência

2.2Técnicas para iniciar a consulta

2.3 Técnicas para exploração de problemas e aquisição de informações

2.5 Técnicas para estabelecimento e implementação de um plano conjunto de manejo de problemas

2.6 Comunicação no processo de trabalho da APS

2.7 Utilização de mídias


UNIDADE 3. Prática em saúde baseada em evidência (PSBE) = 3 horas

3.1 Por que uma prática diferente?

3.2 Como aplicar a PSBE na prática clínica


UNIDADE 4. Prevenção quaternária = 4 horas

4.1 Exames de rotina na APS

4.2 Níveis de prevenção

4.3 O conceito relacional de prevenção quaternária

4.4 A prevenção quaternária em rastreamentos

4.5 A medicalização da vida e disease mongering

4.6 Condutas baseadas em evidência e choosing wisely


UNIDADE 5. Raciocínio clínico e a APS = 5 horas

5.1 Como os médicos pensam?

5.2 Como médicos de família e comunidade pensam?

5.3 Registro clínico na APS

5.4 A Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP)


Atividade de Desafio Prático de Trabalho = 6 horas

Fórum do Módulo = 4 horas

Prova online e Prova Presencial Digital = 2 horas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. MOIRA, S. et al. Medicina Centrada na Pessoa: transformando o método clínico. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
  • 2. GUSSO, G.; LOPES, J. M. C. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: princípio, formação e prática. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
  • 3. RAMOS, V. A Consulta em 7 Passos: execução e análise crítica de consultas em medicina geral e familiar. 1ª Ed. Lisboa: Padrões Culturais, 2008.
  • 4. MCWHINNEY, Ian R. Manual de Medicina de Família e Comunidade. 4ª Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2017.
  • 5. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 208-20, mar. 2009. ISSN 2182-5181. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v25i2.10609.
  • 6. KURTZ, Suzanne; DRAPER, Juliet; SILVERMAN, Jonathan. Teaching and learning communication skills in medicine. CRC press, 2017.
  • 7. COLE, Steven A.; BIRD, Julian. The Medical Interview E-Book: The ThreeFunction Approach. Elsevier Health Sciences, 2013.
  • 8. MITH, Robert Charles. Patient-centeredinterviewing: an evidence-based method. Lippincott Williams & Wilkins, 2002.
  • 9. NEIGHBOUR, Roger. The innerconsultation: how to developaneffective and intuitiveconsultingstyle. Radcliffe Publishing, 2004.
  • 10. CARRIÓ, Francisco Borrell. Entrevista clínica: habilidades de comunicação para profissionais de saúde. Artmed Editora, 2009.
  • 11. GUYATT, Gordon et al. Diretrizes para Utilização da Literatura Médica: Manual para Prática Clínica da Medicina Baseada em Evidência. Artmed Editora, 2009.

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