Nome da Atividade
TECNOLOGIA ASSISTIVA II - ÓRTESE E PRÓTESE
CÓDIGO
07950083
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Esta disciplina proporciona ao aluno conhecimento sobre órteses e próteses, suas indicações, prescrições, adaptações no tratamento de disfunções físicas e na reabilitação funcional, além de prevenção.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos referentes à órteses e próteses destinadas à recuperação funcional e autonomia de pessoas com disfunções físicas.
Objetivos específicos
Capacitar o aluno a avaliar e prescrever recursos de órtese e prótese;
Capacitar para a confecção de diferentes modelos de órteses.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- RADOMSKI, MARY VINING; TROMBLY, CATHERINE ANNE. Terapia ocupacional para disfunções físicas. 6. ed. São Paulo: Santos, 2013.
- PEDRETTI, L. W.; EARLY, M.B. Terapia Ocupacional: capacidades para as disfunções físicas. São Paulo: Roca, 2005.
- TEIXEIRA, E; SAURON, F. N; SANTOS, L. S. B; OLIVEIRA, M. C. Terapia Ocupacional na Reabilitação Física. São Paulo: Roca, 2005.
Bibliografia Complementar:
- DE CARLO, M. M. R. P.; LUZO, M. C. Terapia Ocupacional: Reabilitação Física e Contextos Hospitalares. São Paulo: Roca, 2004.
- FERRIGNO, I. S. V. Terapia da Mão: Fundamentos para a prática clínica. São Paulo: Santos, 2007.
- NEISTADT, M. E.; CREPEAU, E. B. Willard & Spackman. Terapia Ocupacional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
- GALVÃO, C. Terapia Ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M5 | 2024 / 2 | 48 | 48 |
Terapia Ocupacional (Bacharelado) Horários
|
ELCIO ALTERIS DOS SANTOS BOHM Professor responsável pela turma |