Nome do Curso / Conceitos (*)
CC (2014)3
Nível / Grau
Graduación / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (VESPERTINO+NOTURNO)
Código UFPel
7200
Código e-MEC
1105230
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/217215131535
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1560 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 45 de 22/01/2015. Publicada na Seção 1, página 8 do D.O.U. de 23/01/2015.

Contextualização

Objetivos

7.1 – Objetivo Geral
Proporcionar ao diplomado uma formação generalista, crítica e reflexiva, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e cultural, levando em consideração o contexto regional e nacional, nas áreas de conhecimentos previstas pela Terapia Ocupacional, em seus diversos níveis de atenção.

7.2 – Objetivos específicos
Formação de sujeitos éticos, comprometidos com os problemas sociais, políticos e culturais, com a aprendizagem significativa e emancipadora, articulando conteúdos curriculares com as mais distintas situações da realidade social, favorecendo a reflexão, o protagonismo e processos democráticos;
Promover a extensão aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa
científica e tecnológica gerados pelo curso de Terapia Ocupacional, estabelecendo com a sociedade uma relação de reciprocidade;
Estimular o engajamento em atividades de planejamento e gestão de serviços e de políticas, de assessoria e consultoria de projetos, empresas e organizações;
Estimular o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia pertinente ao campo da Terapia Ocupacional e áreas afins;
Quanto à formação pessoal e profissional destaca-se:
➢ Formar terapeutas ocupacionais que conheçam os princípios éticos que norteiam a profissão nos âmbitos da prática profissional, das atividades de pesquisa e a participação em equipes interprofissionais;
➢ Compreender o processo saúde-doença, nas suas múltiplas determinações contemplando a integração dos aspectos biológicos, sociais, psíquicos, culturais e a percepção do valor dessa integração para a vida de relação e produção;
➢ Desenvolver capacidade de atuar como agente facilitador, transformador e integrador junto às comunidades e agrupamentos sociais através de atitudes permeadas pela noção de complementaridade e inclusão;
➢ Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção;
➢ Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
➢ Conhecer os procedimentos e intervenções terapêutico-ocupacionais utilizados tais como: atendimentos individuais, grupais, familiares, institucionais, coletivos e comunitários;
➢ Vivenciar atividades profissionais nos diferentes equipamentos das redes de saúde, assistência social, educação e cultura;
➢ Identificar, analisar e intervir nas desordens ocupacionais, no cotidiano, nas situações de vulnerabilidade, desfiliação, exclusão e privação cultural do ser humano, e a utilizar como instrumento de intervenção, as diferentes atividades humanas;
➢ Entender e correlacionar as realidades regionais no que diz respeito às prioridades assistenciais visando à formulação de estratégias de intervenção em Terapia Ocupacional;

Perfil do Egresso

Competências e habilidades

Pretende-se um currículo flexível que possa privilegiar a cultura científica com base em Ciências Sociais e Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde, e Ciências da Terapia Ocupacional, de modo a contribuir para a formação democrática, responsável e competente. Desta forma, o perfil acadêmico-profissional do graduado no Curso de
Terapia Ocupacional da UFPel, em relação às competências e habilidades a serem desenvolvidas são:
➢ Ética das relações com pacientes/clientes/usuários, profissionais, bem como na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações na área da Terapia Ocupacional;
➢ Habilidades pessoais e atitudes necessárias para pratica profissional, a saber: consciência das próprias potencialidades e limitações, adaptabilidade e flexibilidade, equilíbrio emocional, empatia, capacidade crítica, autonomia intelectual e exercício da comunicação verbal e não verbal;
➢ Capacidade para atuação em diferentes contextos, considerando a especificidade da Terapia Ocupacional, as condições sociais, os direitos e necessidades dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
➢ Sensibilidade para interlocução com outros campos de conhecimento a fim de compreender criticamente os fenômenos biológicos, sociais, econômicos, culturais e políticos do país fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
➢ Formação para o agir interprofissional, considerando o princípio da integralidade presente nas políticas nacionais de saúde e assistência social, e o imperativo de produzir saberes complexos para os problemas complexos que acometem as sociedades;
➢ Participar da formulação e implementação das políticas sociais, sejam estas setoriais (políticas de saúde, infância e adolescência, educação, trabalho, promoção social, etc.) ou intersetoriais;
➢ Capacidade de diagnosticar, avaliar, elaborar e agir em projetos individuais, situacionais, institucionais e territoriais, de forma coerente com os referenciais teóricos e demandas da realidade;
➢ Habilidade de mediação e coordenação de processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais;
➢ Capacidade para realizar orientações e consultorias na área de Terapia Ocupacional;
➢ Capacidade para consumo e produção de informação científica qualificada. Tal competência envolve a habilidade de formular problemáticas pertinentes ao campo científico da área de Terapia Ocupacional e áreas afins, aplicação de princípios metodológicos, busca em bases de dados e periódicos científicos, leitura crítica de informações, escrita de trabalho científico, parecer técnico, laudo e outras comunicações profissionais;
➢ Compreensão da formação como um exercício contínuo e permanente de atualização dos saberes para a aplicação da Terapia Ocupacional.

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

O projeto político pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional está baseado em metodologias ativas que auxiliem o aluno a buscar individualmente a resposta às suas questões, valorizando a experiência  e individualidade de cada estudante. As atividades acadêmicas, sejam de ensino, pesquisa ou extensão, devem estar voltadas as necessidades locais. E o curso de Terapia Ocupacional busca integrar totalmente o aluno e as atividades acadêmicas de forma a introduzir uma visão prática da atuação profissional através do envolvimento dos mesmos em sua formação profissional, atuação nas equipes de saúde, em ações educativas e de assistência social no âmbito institucional e na prática comunitária para entendimento da realidade em que vivem.
As atividades acadêmicas são constituídas de diversos recursos didáticos e diferentes tecnologias. As aulas teóricas são realizadas com auxílio de “data-show” e computador outras mídias como rádio, televisão, cd e dvd  são utilizados conforme interesse e necessidade dos docentes para melhor explicitar o conteúdo das disciplinas, assim como o uso de suportes tradicionais como livros e periódicos científicos. A comunicação entre professores e alunos se dá a todo momento, de forma presencial ou também no ambiente virtual. Reuniões frequentes e encontros são realizados entre discentes e docentes para discutir questões pertinentes às necessidades dos mesmos em relação às atividades acadêmicas em curso. No ambiente virtual os docentes estão em contato constante com os alunos via correio eletrônico e redes sociais. Além disso, o Colegiado do Curso de Terapia Ocupacional possui uma linha telefônica onde os alunos podem informar-se sobre qualquer assunto referente ao curso. O curso ainda conta com um site informativo (em formato wordpress - utilizado pela Universidade), onde os alunos e a comunidade em geral podem obter informações sobre a estrutura e dados do curso, bem como eventos e programações acadêmicas.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O sistema avaliativo do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFPel segue o que reza o Regimento Geral da Universidade Pelotas (1977). A verificação do aproveitamento acadêmico será realizada por disciplina, envolvendo a assiduidade e conhecimentos. O controle de integralização curricular será feito pelo sistema de créditos. A aprovação em cada disciplina, apurada semestralmente é condicionada a frequência do acadêmico em pelo menos 75% das aulas, tanto teóricas como práticas. por meio de registro de presença dos acadêmicos. A aferição do aproveitamento, em cada disciplina será mediante a realização de pelo menos duas verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período letivo, sem prejuízo de outras formas avaliativas conforme o plano de ensino da disciplina. Caso o aluno não compareça em apresentações de trabalho ou provas nas datas estipuladas pelo professor regente da disciplina, somente poderá apresentar um novo trabalho ou realizar nova prova se apresentar atestado médico ou comprovação da falta por força maior até 03 (três) dias úteis após a realização da avaliação, conforme indica o Regimento de Graduação da UFPel. 

A média aritmética das avaliações constituirá a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete). O acadêmico que obtiver, média semestral inferior a 3 (três) será considerado reprovado nessa disciplina. O acadêmico que obtiver média semestral inferior a 7 (sete), mas igual ou superior a 3 (três) necessita submeter a exame. Para sua aprovação deverá ter uma média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por dois da soma da nota semestral com a do exame. O não comparecimento ao exame importará em nota zero ao aluno.

Acatando a legislação vigente, além da Comissão Própria de Avaliação – CPA da UFPel, desde 2008 existe na TO/UFPEL o Comitê de Auto-Avaliação, composto por um docente, um discente e um servidor técnico-administrativo.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A UFPel vem graduando profissionais nas Ciências da Saúde, mas também, tem ultrapassado os limites da graduação na formação dos recursos humanos, ao oferecer inúmeras opções de pós-graduação (doutorado, mestrado, mestrado profissionalizante e especialização) nas mais diversas áreas do conhecimento em saúde.
Estas atividades são desenvolvidas por docentes altamente qualificados, tendo como resultado uma produção científica e uma prática profissional integrada e abrangente, que se estende da assistência primária a procedimentos da fronteira do conhecimento aplicado.
Os programas de pós-graduação da UFPel estão entre os mais bem conceituados pela CAPES. Seu corpo docente e responsável por uma conceituada produção cientifica por professor dentre todas as universidades brasileiras, em suas áreas de conhecimento.
O aluno do curso de TO durante a sua graduação, poderá se integrar aos diversos grupos de pesquisa existentes na UFPel, preparando-se para uma futura pós-graduação em sua área de interesse.
No decorrer do curso, o corpo docente da TO tem o desafio de organizar grupos de pesquisas nas mais diversas linhas, para que em um futuro próximo possa criar um curso de pós-graduação, que atenda os interesses dos graduados em TO.

Acompanhamento de Egressos

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

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