Nome da Atividade
				LD TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
				CÓDIGO
				09010100
				Carga Horária
				15 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
01
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
01
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
Ampliar conhecimentos no Transtorno do Espectro Autista, a partir de leituras de obras
consideradas, possibilitando ainda, reflexões sobre a prática pedagógica na educação básica.
					consideradas, possibilitando ainda, reflexões sobre a prática pedagógica na educação básica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral: Oportunizar estudos e reflexões sobre TEA, estabelecendo as relações com a prática pedagógica na educação básica;Objetivos Específicos:
. Realizar leituras avançadas nas temáticas
. Organizar e debater sobre os temas estudados
. Refletir e analisar aspectos que possam contribuir com as práticas pedagógicas
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- WHITMANN, Thomas. O desenvolvimento do Autismo. São Paulo: M. books, 2015
 - GOMES, Anangélica Moraes Gomes. A criança em desenvolvimento: cérebro, cognição e comportamento.RJ, Revinter, 2015
 - RODRIGUEZ, Rita de Cássia M. C. Interculturalidade com o Universo Autista e o estranhamento docente. Tese de doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2006
 - ROGERS, Sally et all. Autismo: compreender e agir em família. Lisboa: Lidel, 2012
 
Bibliografia Complementar:
- SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mundo singular: entenda o autismo. LeLivos. distribuição gratuita. Fontanar, 2012
 - BERGÉS, Jean; BALBO, Gabriel. Jogo de posições da mãe e da criança. ensaios sobre transitivismo. Porto Alegre: CMC Editora, 2002
 - ROGERS, SAlly;. DAWSON, Geraldine. Intervenção precoce em crianças com autismo. Lisboa: Lidel, 2010
 
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| LD TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) |