Nome da Atividade
OS SENTIDOS DA PRÁTICA DOCENTE NO DIÁLOGO COM EDUCADORES CONTEMPORÂNEOS
CÓDIGO
10060300
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
As práticas docentes em sua dimensão social e coletiva. Contribuições de educadores contemporâneos para a compreensão das práticas docentes. Perspectivas teóricas, metodológicas e políticas. Práticas docentes, intencionalidades pedagógicas e processos formativos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Realizar estudos sobre práticas docentes, considerando perspectivas teóricas, metodológicas e políticas, a partir de educadores contemporâneos.
Objetivos específicos:
Promover compreensões da obra de Dermeval Saviani, examinando as relações entre a prática social e a prática educativa;
Apreender aspectos da obra de José Carlos Libâneo e o sentido da Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos;
Desenvolver estudos sobre a obra de Bernard Charlot no que se refere à relação dos alunos com o saber.
Conteúdo Programático
1- Dermeval Saviani e a pedagogia histórico-crítica. A prática social como ponto de partida e de chegada da prática educativa.
2- José Carlos Libâneo e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. A busca de uma escola que articule a formação cultural e científica com práticas socioculturais locais e cotidianas.
3- Bernard Charlot e a relação com o saber. A prática pedagógica como mobilização da atividade intelectual dos alunos.
4- -Sínteses interpretativas e processos de formação de professores.
2- José Carlos Libâneo e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. A busca de uma escola que articule a formação cultural e científica com práticas socioculturais locais e cotidianas.
3- Bernard Charlot e a relação com o saber. A prática pedagógica como mobilização da atividade intelectual dos alunos.
4- -Sínteses interpretativas e processos de formação de professores.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
OS SENTIDOS DA PRÁTICA DOCENTE NO DIÁLOGO COM EDUCADORES CONTEMPORÂNEOS | Geografia (Mestrado acadêmico) |