Nome da Atividade
FILOSOFIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
CÓDIGO
10060301
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Método. Dialética e teoria do conhecimento. Tradição educativa ocidental. O nascimento da Pedagogia. Raízes epistêmicas e filosóficas do ensino de Geografia. Escola Nova e Geografia escolar. Construtivismo e sociointeracionismo. A pedagogia histórico-crítica no ensino da Geografia. Contemporaneidade. Pós-estruturalismo
Objetivos
Objetivo Geral:
a) Compreender o ensino de Geografia na contemporaneidade à luz dos aportes teórico-metodológicos da Filosofia da Educação; b) Investigar as formas de poder-saber hegemônicas nas práticas pedagógicas e educacionais presentes nos parâmetros curriculares subjacentes à Geografia escolar.Conteúdo Programático
a) Dialética e Teoria do Conhecimento.
b) Estruturação disciplinar da Geografia escolar;
c) Contemporaneidade e relações de poder-saber na Educação
b) Estruturação disciplinar da Geografia escolar;
c) Contemporaneidade e relações de poder-saber na Educação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FILOSOFIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA | Geografia (Mestrado acadêmico) |