Nome da Atividade
TEORIAS DA HISTÓRIA I
CÓDIGO
10900023
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O desenvolvimento do saber histórico no longo século XIX
Objetivos
Objetivo Geral:
Dar a conhecer os padrões historiográficos constituídos ao longo do século XIX;Verificar o uso (ou não) desses padrões no Brasil
Conteúdo Programático
O historicismo e o nascimento da História como disciplina acadêmica
O positivismo e o paradigma da ciência
Tentativas de resolver tensões no pensamento histórico: escola metódica, Marx e Weber
A produção historiográfica no Brasil antes da universidade e o modelo dos Institutos Históricos e Geográficos.
O positivismo e o paradigma da ciência
Tentativas de resolver tensões no pensamento histórico: escola metódica, Marx e Weber
A produção historiográfica no Brasil antes da universidade e o modelo dos Institutos Históricos e Geográficos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOURDÉ, Guy, MARTIN, Hervé. As escolas históricas. [Mira-Sintra?]: Europa-América, 1990. COLLINGWOOD, R. G. A Idéia de História. 6. Ed. Lisboa: Presença, [1986]. GARDINER, Patrick. Teorias da História. 3. Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, [1984]. MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. Moscovo: Progresso/ Lisboa: Avante!, 1982. WEBER, Max. Metodologia das ciências sociais. São Paulo: Cortez / Campinas: Ed. da UNICAMP. 1992. FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. São Paulo: EDUSC, 1998.
Bibliografia Complementar:
- GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e Civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma História Nacional. Estudos Históricos. N. 1, 1998, p. 5-27.