Nome da Atividade
ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA
CÓDIGO
10900084
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina visa estudar os fundamentos históricos da lei 10.639/03 e analisar experiências de ensino de História da África em todos os âmbitos do ensino no país.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivos Gerais:Estudar a trajetória dos estudos sobre a história da África no ambiente acadêmico brasileiro; estudar os termos da lei 10.639/03 e distintas experiências de sua aplicação nos ensinos fundamental, médio e superior no Brasil.
Objetivos Específicos:
- Discutir aspectos principais da História da África entre a pré-história e o contexto posterior às independências;
- Destacar características da historiografia africana, seus problemas, suas fontes e seus métodos;
- Perceber como a África é vista pelo senso comum na sociedade brasileira;
- Destacar a trajetória que levou à elaboração da lei 10.639/03;
- Estudar a lei 10.639/03 e os documentos legais no campo da educação que lhe seguiram;
- Estudar a forma como a história da África tem sido analisada nos livros didáticos brasileiros;
- Estudar experiências de implementação da lei 10.639/03 nos ensinos fundamental e médio no Brasil;
- Fazer um levantamento dos centros de estudos sobre a História da África no Brasil e sobre os periódicos dedicados ao tema.
Conteúdo Programático
1. Breves noções das características principais da história do continente africano;
2. História da África – cronologia sintética;
3. Historiografia da África: problemas, fontes e métodos;
4. Os primórdios dos estudos sobre História da África no Brasil;
5. A trajetória da lei 10.639
6. Estudos recentes sobre História da África no país;
7. Experiências de implementação da lei 10.639 no ensino fundamental;
8. Experiências de implementação da lei 10.639 no ensino médio;
9. A História da África nos livros didáticos brasileiros;
10. Os centros de estudo sobre a História da África no Brasil.
2. História da África – cronologia sintética;
3. Historiografia da África: problemas, fontes e métodos;
4. Os primórdios dos estudos sobre História da África no Brasil;
5. A trajetória da lei 10.639
6. Estudos recentes sobre História da África no país;
7. Experiências de implementação da lei 10.639 no ensino fundamental;
8. Experiências de implementação da lei 10.639 no ensino médio;
9. A História da África nos livros didáticos brasileiros;
10. Os centros de estudo sobre a História da África no Brasil.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CONCEIÇÃO, Maria Telvira. “Os discursos da racialização da África nos livros didáticos brasileiros de História (1950 a 1995)”. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 35-58, jan./mar. 2017.
- MOORE, Carlos. “Novas bases para o ensino da História da África no Brasil (considerações preliminares)”. Disponível em https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/849149/mod_resource/content/1/WEDDERBURN,%20Carlos.%20Artigo%20cient%C3%ADfico.pdf
- PANTOJA, Selma. Rompendo silêncios – História da África nos currículos da educação básica. Brasília, se., sd.
- OLIVA, Anderson Ribeiro. “A História da África nos bancos escolares – representações e imprecisões na literatura didática”. In: Estudos Afro-asiáticos, ano 25, nº 3, 2003, p. 421-461 (disponível em http://www.scielo.br/pdf/eaa/v25n3/a03v25n3.pdf ).
- NASCIMENTO, Elisa Larkin. "A África na Escola Brasileira". Rio de Janeiro: Ipeafro, 1993.
Bibliografia Complementar:
- ALVES, Márcia de Albuquerque. “A África na literatura didática de História a partir da lei 10.639/2003”. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ”História, Sociedade e Educação no Brasil, João Pessoa, 2012 (Anais Eletrônicos). Disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/5.09.pdf
- ANDRADE, Maíra Pires. Qual África? A história das Áfricas e as práticas de ensino na UDESC (2000-2015). Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH/UDESC), 2017 (dissertação de mestrado em História). Disponível em http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/2666/maira_pires_andrade___final.pdf
- ANDRADE, Maíra Pires. “Qual África ensinar nas escolas – a história africana e afro-brasileira nos relatórios finais de estágio supervisionado do curso de História da UDESC (2000-2006)”. In: Revista Vernáculo, nº 40, 2017. Disponível em https://revistas.ufpr.br/vernaculo/article/view/52158/33305
- BARRETO, Gláucia & FREITAS, Ana Maria de. “Jogos educativos africanos da família mancala: um caminho para ensinar e aprender matemática”. In: Laplage em Revista, Sorocaba, v. 2, nº 1, jan.-abr. 2016, p. 146-153. Disponível em http://oaji.net/articles/2017/2779-1507558378.pdf
- BORGES, Jorgeval Andrade. Ambígua África – memórias e representações da África antiga no livro didático: Egito, reinos e impérios africanos. Vitória da Conquista/BA, PPG em Memória da UESB, 2009 (dissertação de mestrado). Disponível em https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/849136/mod_resource/content/1/BORGES%2C%20J.A.%20Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
- BRITO, Janderson Lopes. “As representações sobre a História da África, dos africanos e dos afrodescendentes nos livros didáticos de história do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Gino Malvestio no município de Parintins/ AM (2017)”. In: e-hum – Revista Científica das áreas de História, Letras, Educação e Serviço Social do Centro universitário de Belo Horizonte, vol. 11, nº 1, janeiro/julho de 2018. Disponível em http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/index
- CARDOSO, Maria Claudia. “Entre estereótipos e saberes: a África e os africanos em um curso de licenciatura em História”. In: Revista Historia e Diversidade, Vol. 6, nº 1 (2015). Disponível em https://www.academia.edu/24319930/Entre_estere%C3%B3tipos_e_saberes_a_%C3%81frica_e_os_africanos_em_um_curso_de_licenciatura_em_hist%C3%B3ria
- CASTRO, Cristiana de Souza et alii. “O ensino de História e cultura afro-brasileira e africana no Paraná: legislação, políticas afirmativas e formação docente”. Disponível em http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/ensino_historia_cultura_afrobrasileira_seed.pdf
- CONCEIÇÃO, Juvenal de Carvalho. A ideia de África: obstáculo para o ensino de história africana no Brasil”. In: Projeto História, São Paulo, n. 44, pp. 343-353, jun. 2012. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/8994/9829
- FELIPE, Delton & TERUYA, Teresa. “Ensino de história e cultura africana em salas de aula brasileiras”. In: Seminário de Pesquisa do PPE. Universidade Estadual de Maringá, 27 e 28 de abril de 2010 (Disponível em
- FUNARI, Raquel dos Santos. “A África Antiga no Ensino de História”. In: Heródoto, Guarulhos, v. 3, nº 2, dez. 2018, p. 194-204. Disponível em http://www.herodoto.unifesp.br/index.php/herodoto/article/view/407/pdf_233
- GOMES, Gabriela Teixeira. “De ato em ato se constrói a prática: o Projeto Música Afro na Escola como instrumento de implementação da Lei 10.639/03 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio-Pelotas/RS”. Rio Grande: PPG em História, 2016 (dissertação de mestrado profissionalizante em História). Disponível em https://poshistoria.furg.br/images/stories/dissertacoes/Dissertao-Gabriela-Teixeira-Gomes-140916.pdf
- GRAF, Maria Elisa de Campos & PRADO, Eliane Mimesse. “O ensino de História da África nas escolas brasileiras”. In: 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos, Lisboa, 2010. Disponível em http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/bitstream/10961/459/1/O%20Ensino%20da%20Historia%20da%20Africa%20nas%20Escolas%20Brasileiras.pdf
- JANZ, Rúbia Caroline & CERRI, Luis Fernando. “Treze anos após a Lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a História da África? (Ponta Grossa, 2015)”. In: Afro-Ásia, Salvador, 57, 2018, p. 187-211. Disponível em https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21562/15744
- LAUREANO, Marisa Antunes. “O ensino de História da África”. In: Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 44, p. 333-349, jul./dez. 2008. Disponível em
- LUIGI, André Santos. “As diretrizes curriculares e o ensino de história da África: estamos falando de quê?” In: Laplage em Revista, Sorocaba, vol.2, n.3, set.- dez. 2016, p.7-22. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6193606.pdf
- MELO, Marcos José de. “Novas persperctivas para o ensino de História da África: uma conversa sobre legislação, Braudel e Flávio Josefo”. In: Nearco – Revista Eletrônica de Antiguidade. Rio de Janeiro, Ano III, nº 1. Disponível em http://www.neauerj.com/Nearco/arquivos/numero6/3.pdf
- MISTURA, Letícia. “Das margens ao centro – a História da África em uma experiência de estágio” In: Revista do LHISTE, Porto Alegre, num.3, vol.2, jul/dez. 2015, p. 400-416. Disponível em https://seer.ufrgs.br/revistadolhiste/article/view/59793/36920
- OLIVA, Anderson Ribeiro. “A história africana nas salas de aula: diálogos e silêncios entre a lei 10.639/03 e os especialistas”. In: história africana nas salas de aula: diálogos e silêncios entre a Lei nº 10.639/03 e os especialistas. In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. Diversidades series, pp. 195-210. Disponível em http://books.scielo.org/id/yf4cf/pdf/macedo-9788538603832-14.pdf
- PANTOJA, Selma. “O ensino da história africana: metodologias e mitos – o estudo de caso da rainha Nzinga Mbandi”. Disponível em http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8175/1/ARTIGO_EnsinoHistoriaAfricana.pdf
- SCHLICKMANN, Mariana. “A trajetória dos estudos africanos no Brasil: 1930-1980”. In: Temporalidades – Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. v. 8, n. 1, jan./maio 2016. Disponível em https://seer.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/3417/2602
- SOUZA, Marina de Mello e. “Algumas impressões e sugestões sobre o ensino de história da África”. In: Revista História Hoje, v. 1, nº1, p. 17-28, 2012. (Disponível em https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/3 )