Nome da Atividade
ENSINO DE HISTÓRIA E PRÁTICAS DE LEITURA
CÓDIGO
10900090
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina propõe discutir a leitura e a aprendizagem de estratégias para a compreensão leitora, enquanto projeto curricular da disciplina de História ao longo de toda a trajetória escolar, visando à formação plena dos/as alunos/as para participação ativa na sociedade letrada.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir o conceito de leitura enquanto prática sociocultural e a aprendizagem de estratégias para a compreensão leitora.
Desenvolver a capacidade didático-pedagógica para o ensino de estratégias para a competência leitora na disciplina de História.
Problematizar o conceito de leitura, e a forma pela qual a escola promove meios para produzir as competências necessárias para a execução dessa prática;
Possibilitar o desenvolvimento de uma compreensão acerca das estratégias de leitura necessárias para a produção de sentidos sobre os textos históricos.
dEstabelecer relação entre o Ensino de História, os suportes de leitura e a produção de sentidos.

Conteúdo Programático

1. O conceito de leitura, de modo geral e no âmbito da educação escolar.
2. Estratégias de compreensão leitora: objetivos de leitura, conhecimentos prévios, previsão, inferência, autoquestionamente, resumo.
3. Leitura e produção de sentido: a relação entre o autor, o texto (dispositivos textuais e tipográficos), e as disposições sócio históricas (conhecimento experiencial) do leitor.
4. Aprendizagem significativa em História: leitura e apropriação do texto.
5. Leituras do livro didático de História: mediações e protocolos de leitura.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABREU, Márica. História dos textos, História dos livros e História das práticas culturais – ou, uma outra revolução da leitura. In: CHARTIER, Roger. Formas e sentidos - Cultura Escrita: entre distinção e apropriação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. BITTENCOURT, Circe. Práticas de Leitura em livros didáticos. Revista Faculdade de Educação, São Paulo, v.22, n.1, p.89-109, jan/jun, 1996. (http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/vi-ennhe/anais/trabalhos/eixo1/submissao_14710927391441472992407092.pdf) ______________. Livro didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: DIFEL, 1990. ___________. Cultura escrita, literatura e história. Porto Alegre: Artmed, 2001. ___________. A mão do autor e a mente do editor. SP: Editora Unesp, 2014. KLEIMAN, Angela. Oficina de Leitura: Teoria e Prática.15ª ed.,Campinas: Pontes Editores, 2013. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013. MORTATTI, Maria do Rosário, FRADE, Isabel (orgs.). História do ensino de leitura e escrita: métodos e material didático. São Paulo: Editora da UNESP, 2014. SILVA, Vitória Rodrigues. Estratégias de leitura e competência leitora: contribuições para a prática de ensino em História. história, são paulo, 23 ( 1-2): 2004. http://www.scielo.br/pdf/his/v23n1-2/a05v2312.pdf SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução Claúdia Schilling. Porto Alegre: Artmed: 1998. Complementar: AMPARO, Patrícia Aparecida do. Você esta proibida de ler fotonovela: relações entre as práticas literárias dos estudantes e a escola. 36ª Reunião anual da Anped, 2013, Goiânia – GO. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/trabalhos/172-trabalhos-gt14-sociologia-da-educacao . BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. CHARTIER, Roger. A ordem dos livro

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