Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE PESQUISA
CÓDIGO
11260079
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Pesquisa experimental; pesquisa-ação; pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; análise textual discursiva; análise do discurso; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. Métodos e metodologia da pesquisa em Educação Matemática. Pesquisas quantitativas e qualitativas na Educação Matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Orientar os estudos em Metodologia da Pesquisa com vistas a elaboração de um projeto de investigação em Educação Matemática.

Específicos:
- Conceituar a metodologia de pesquisa e identificar as razões de realizarmos investigações em Educação Matemática;
- Introduzir o processo de escolha e definição do problema de pesquisa e seus objetivos;
- Classificar as pesquisas quanto à sua natureza, abordagem do problema, finalidades e métodos;
- Conhecer as etapas necessárias para a elaboração de um projeto de pesquisa;
- Conhecer diferentes métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental;
- Identificar as etapas da realização da análise documental;
- Conhecer a análise de conteúdo e análise discurso;
- Elaborar projeto para pré-qualificação.

Conteúdo Programático

Construção do conhecimento.
A pesquisa científica: objetivos, tipos de pesquisa; quanto à abordagem; quanto à
natureza; quanto aos procedimentos: pesquisa experimental, pesquisa bibliográfica;
estudo de caso; pesquisa participante; pesquisa-ação; pesquisa etnográfica;
pesquisa histórica. Análise de conteúdo. Análise de discurso.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BORBA, Marcelo; Araújo, Jussara (org). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • ANDRÉ, M.; Lüdke, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. Disponível em https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurence-bardin.pdf
  • BLOCH, Marc. Apologia da história ou ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Braziliense, 1998.
  • CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 1982.
  • ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • Fiorentini, Dario; Lorenzato, Sergio. Investigação em educação matemática percursos teóricos e metodológicos. São Paulo: Editores Associados, 2006.
  • Flick, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
  • Foucault, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Editora Loyola, 1996.
  • Gerhardt, Tatiana; Silveira, Denise.(org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>.
  • Goldenderg, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2005.
  • Gomes, Maria L. G. Narrativas Autobiográficas e Pesquisa em História da Educação Matemática: notas metodológicas. Perspectivas em Educação Matemática. v.8, n. 18, 2015, p. 587-606. Disponível em http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1465
  • Ginzburg, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
  • Lüdke, Menga; André, Marli E. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
  • Minayo, Maria Cecília de Souza (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis (RJ), Vozes, 2002.
  • Minayo, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde (CLAVES), p. 621- 626.
  • Orlandi, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
  • Pais, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. São Paulo: Autêntica, 2007.
  • Pêcheux, M. Semântica e discurso. Campinas: Unicamp, 1988.
  • Pires, Célia C.; Gonçalves, Harryson J. L. Aspectos Conceituais e Epistemológicos da Educação Comparada Presentes no Projeto “Pesquisas Comparativas sobre Organização e Desenvolvimento Curricular na Área de Educação Matemática, em Países da América Latina.
  • Richardson, Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Atlas, 2007.
  • Schoenfeld, Alan. Purposes and Methods of Research in Mathematics Education. Notices of the AMS. V. 47, n. 6, Jun/jul, 2000. p. 641- 649.
  • Silva da Silva, Circe; [et al]. Metodologia da pesquisa em educação do campo: povos, territórios, movimentos sociais, saberes da terra, sustentabilidade. Vitória, ES: UFES, Programa de Pós-Graduação, 2009. Disponível em http://web2.ufes.br/educacaodocampo/down/metodologia.pdf
  • Tiollent, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 / 2 25 12 Educação Matemática (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
CIRCE MARY SILVA DA SILVA DYNNIKOV
Professor Regente

ROZANE DA SILVEIRA ALVES
Professor responsável pela turma

FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SEMINÁRIO DE PESQUISA Educação Matemática (Mestrado acadêmico)

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