Resumo
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2006). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2004) e História pelo Centro Universitário de Maringá - Unicesumar (2020). Professor na Faculdade de Educação (FaE) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Faz parte do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (Ceihe/UFPel) e do Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero/UFMG). Temáticas de interesse: Filosofia e História da Educação (e) Matemática, História da Infância, século XVIII, teorizações foucaultianas, práticas educativas escolares e não-escolares. Foi coordenador do GT de História da Educação (ANPUH-RS). Atual presidente da Associação Sul-rio-grandense de pesquisadores em história da educação (ASPHE) para o biênio 2023-2025.E-mail: fernandoripe@yahoo.com.br
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2019)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011)
Especialização em Educação Matemática (Universidade Luterana do Brasil, 2006)
Graduação em Licenciatura em Matemática (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004)
Graduação em Licenciatura em História (Centro Universitário de Maringá, 2020)
Áreas de atuação
Educação
Educação - História da Educação
Fundamentos da Educação - Filosofia da Educação
Educação - Educação Matemática
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.