Nome do Curso / Conceitos (*)
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol
Enade (2021)3CPC (2021)3
Nível / Grau
Graduación / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3660
Código e-MEC
1102186
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 8 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 2 | 17 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 12 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | 24 |
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada no D.O.U. de 26/04/1989.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 153 de 21/06/2023. Publicada na Seção 1, página 210 do D.O.U. de 22/06/2023.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 153 de 21/06/2023. Publicada na Seção 1, página 210 do D.O.U. de 22/06/2023.
Contextualização
O Curso de Letras da Universidade Federal de Pelotas, projetado pelo Departamento de Letras, do Instituto de Letras e Artes, ILA, foi criado através da Portaria n° 42, de 13 de janeiro de 1984 e reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 235/89. No ano de 2005, após o fim do vínculo com o ILA, foi criada a Faculdade de Letras com dois departamentos: o Departamento de Letras Vernáculas – DLV e o Departamento de Letras Estrangeiras – DLE.
De 1984 a 1990, o Curso, na modalidade licenciatura, funcionou com duas habilitações duplas – Português/Francês e Português/Inglês. A partir de 1991, passou a oferecer também uma licenciatura simples – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, implantada pela Portaria n° 09, de 20 de julho de 1990, e, a partir de 1994, mais uma habilitação simples – Língua Espanhola e Literaturas de Língua espanhola - criada por ato do Magnífico Reitor Cesar Borges em 31 de agosto de 1993, depois de aprovada pelos conselhos da Universidade, em sessão do dia 19 de agosto de 1993.
Em maio de 2000, as habilitações Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Português/Francês e Português/Inglês foram recredenciadas, após serem inspecionadas por representantes do MEC responsáveis pela Avaliação das Condições de Oferta de Cursos na Área de Letras. A habilitação Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola não entrou nesse processo, já que só foram avaliados os cursos que participavam do Exame Nacional de Cursos (Provão) porque tinham habilitação em português.
Ainda no ano de 2000, através de processo de reformulação curricular aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), deixou de ser oferecido ingresso no vestibular para a habilitação Português/Inglês e surge a habilitação simples Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.
De 2001 a 2003, portanto, o Processo Seletivo de verão ofereceu ingresso para três habilitações simples – Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – e para apenas uma habilitação dupla – Português/Francês.
Reflexões sobre o interesse em voltar a oferecer formação em Língua Portuguesa aos candidatos à área de Língua Inglesa, associadas às reflexões sobre o interesse em oferecer essa mesma formação aos candidatos da área de espanhol, fizeram surgir um novo quadro de possibilidades de cursos.
Em virtude da nova LDB, a vigorar a partir de 2004, fez-se necessária uma reformulação dos Cursos de Letras, a fim de atender às exigências da Lei, sobretudo quanto à carga horária de estágios, atividades práticas e atividades complementares. Àquela época, optou-se por cursos com duração de 10 semestres, com o intuito tanto de cumprir com os dispositivos da LDB como garantir ao aluno de Letras uma formação qualificada, nos aspectos teóricos, práticos e de atuação em estágios.
Assim, o Projeto Pedagógico 2003, em resumo, propunha: (a) a manutenção das quatro licenciaturas referidas acima, no parágrafo anterior, considerando-se, para o curso de inglês, apenas a modalidade licenciatura; (b) a volta da oferta no vestibular da licenciatura em Português e Inglês e Respectivas Literaturas; (c) a criação de nova licenciatura dupla de Português e Espanhol e Respectivas Literaturas; (d) o funcionamento, a partir do primeiro semestre de 2004, dos seis diferentes cursos, que passaram a ser designados, respectivamente, pelos seguintes nomes:
Licenciatura em Letras – Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
Licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola
Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
A partir de 2004, os professores dos Cursos de Letras promoveram várias reuniões com a finalidade de discutir a implantação dos novos currículos. Um dos aspectos que sempre se julgou problemático nos currículos que vigoraram em 2004 era a duração dos cursos em 10 semestres. Se à época da formulação do projeto julgou-se que a carga horária exigida por Lei só poderia ser executada em cinco anos, posteriormente, sobretudo a partir da observação do exemplo de reformas curriculares adotadas em outras IES, os professores do Curso de Letras entenderam que seria possível a redução dos cursos para quatro anos, sem ferir os dispositivos legais nem os princípios pedagógicos anteriormente definidos.
Paralelamente a essas discussões pedagógicas, que objetivavam a reformulação dos currículos em vigor desde 2004, a Faculdade de Letras deliberou pela adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), proposto pelo Ministério da Educação. Nesta perspectiva, percebeu-se que a reforma curricular respondia positivamente às diretrizes administrativas e pedagógicas previstas pelo REUNI. Na mesma oportunidade, diante do desafio de ampliar o número de vagas ofertadas, a então Faculdade de Letras, Centro de Letras e Comunicação desde 2010, atendendo antigas reivindicações da comunidade e demandas acadêmicas, aprovou a criação de novos cursos.
Desde então, o Centro de Letras e Comunicação conta com a seguinte configuração de cursos:
Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas
Bacharelado em Letras – Habilitação em Redação e Revisão de Textos
Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Inglês/Português
Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Espanhol/Português
Bacharelado em Jornalismo
Em 2008 houve as seguintes alterações no Currículo: (i) extinção as habilitações simples de inglês e espanhol; (ii) ampliação do elenco de disciplinas optativas possibilitada pelo aumento do quadro docente e o consequente alargamento das áreas de pesquisa e extensão; (iii) inclusão da disciplina de Libras e consequente subtração da carga-horária mínima obrigatória e (iv) elaboração da nova política de estágios, cuja proposta é a formação de um professor cidadão, com um contato maior com sua comunidade e demais comunidades periféricas, que ultrapassem as fronteiras da rede regular de ensino.
As modificações explicitadas dinamizam o Curso, não alterando a essência do Projeto primeiro, que propunha uma consolidada base em Língua Estrangeira e suas Literaturas voltadas à formação de professores, assim como das áreas de Língua Portuguesa e Linguística, além de disciplinas optativas que contemplam os diversos interesses do acadêmico de Letras.
Além dos cursos de graduação acima listados, o CLC conta com uma pós-graduação lato sensu e uma stricto sensu.
O Curso de Pós-Graduação em Letras – Especialização –, criado em 1998, vem oferecendo anualmente vagas aos professores das redes municipal, estadual e federal de ensino da região sul do Rio Grande do Sul, e também a recém-graduados. Surge como desenvolvimento natural de cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos anteriormente: de 1998 a 2002, em Literatura Brasileira Contemporânea; a partir de 2002 em Leitura e Produção Textual, e desde 2006, em Literatura Comparada. A partir de 2007, o Curso passou a oferecer as áreas de concentração: Literatura Comparada e Linguística Aplicada, com 15 vagas anuais cada uma.
Tal Curso atende à demanda local através das linhas de pesquisa que buscam o aprofundamento e a atualização de conteúdos, métodos e técnicas de ensino nas áreas de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Literatura e Linguística, considerando as perspectivas da educação continuada e da preparação para atividades em nível de especialização.
No ano de 2010, o Centro de Letras e Comunicação obteve a aprovação do curso de Mestrado pela CAPES, uma conquista da Direção e do grupo de professores que trabalharam para essa realização. O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado conta com duas áreas de concentração (Estudos da Linguagem e Literatura Comparada) e quatro linhas de pesquisa (Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos, Ensino e Aprendizagem de Línguas, Estudos de Intertextualidade e Estudos de Literatura e História). Cada área de concentração oferece 15 vagas anualmente. No ano de 2013 ocorreram as primeiras defesas de dissertação por parte dos alunos desse curso.
Depois de 25 anos funcionando em diversos prédios alugados, o CLC mudou-se para sua sede definitiva no Campus Porto em 2010 onde funcionam todos os cursos de graduação e pós-graduação.
Enquanto Centro, a estrutura vigente é composta por Direção, Câmara de Ensino, Câmara de Pesquisa, Câmara de Extensão, nove Colegiados de Curso e 11 áreas pedagógicas.
Em 2014, atendendo à solicitação do MEC para a padronização dos nomes dos cursos superiores no país, os cursos de Licenciatura passam a se denominar:
Licenciatura em Letras – Português
Licenciatura em Letras – Português e Inglês
Licenciatura em Letras – Português e Francês
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol
Licenciatura em Letras – Português e Alemão
De 1984 a 1990, o Curso, na modalidade licenciatura, funcionou com duas habilitações duplas – Português/Francês e Português/Inglês. A partir de 1991, passou a oferecer também uma licenciatura simples – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, implantada pela Portaria n° 09, de 20 de julho de 1990, e, a partir de 1994, mais uma habilitação simples – Língua Espanhola e Literaturas de Língua espanhola - criada por ato do Magnífico Reitor Cesar Borges em 31 de agosto de 1993, depois de aprovada pelos conselhos da Universidade, em sessão do dia 19 de agosto de 1993.
Em maio de 2000, as habilitações Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Português/Francês e Português/Inglês foram recredenciadas, após serem inspecionadas por representantes do MEC responsáveis pela Avaliação das Condições de Oferta de Cursos na Área de Letras. A habilitação Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola não entrou nesse processo, já que só foram avaliados os cursos que participavam do Exame Nacional de Cursos (Provão) porque tinham habilitação em português.
Ainda no ano de 2000, através de processo de reformulação curricular aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), deixou de ser oferecido ingresso no vestibular para a habilitação Português/Inglês e surge a habilitação simples Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.
De 2001 a 2003, portanto, o Processo Seletivo de verão ofereceu ingresso para três habilitações simples – Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – e para apenas uma habilitação dupla – Português/Francês.
Reflexões sobre o interesse em voltar a oferecer formação em Língua Portuguesa aos candidatos à área de Língua Inglesa, associadas às reflexões sobre o interesse em oferecer essa mesma formação aos candidatos da área de espanhol, fizeram surgir um novo quadro de possibilidades de cursos.
Em virtude da nova LDB, a vigorar a partir de 2004, fez-se necessária uma reformulação dos Cursos de Letras, a fim de atender às exigências da Lei, sobretudo quanto à carga horária de estágios, atividades práticas e atividades complementares. Àquela época, optou-se por cursos com duração de 10 semestres, com o intuito tanto de cumprir com os dispositivos da LDB como garantir ao aluno de Letras uma formação qualificada, nos aspectos teóricos, práticos e de atuação em estágios.
Assim, o Projeto Pedagógico 2003, em resumo, propunha: (a) a manutenção das quatro licenciaturas referidas acima, no parágrafo anterior, considerando-se, para o curso de inglês, apenas a modalidade licenciatura; (b) a volta da oferta no vestibular da licenciatura em Português e Inglês e Respectivas Literaturas; (c) a criação de nova licenciatura dupla de Português e Espanhol e Respectivas Literaturas; (d) o funcionamento, a partir do primeiro semestre de 2004, dos seis diferentes cursos, que passaram a ser designados, respectivamente, pelos seguintes nomes:
Licenciatura em Letras – Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
Licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola
Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
A partir de 2004, os professores dos Cursos de Letras promoveram várias reuniões com a finalidade de discutir a implantação dos novos currículos. Um dos aspectos que sempre se julgou problemático nos currículos que vigoraram em 2004 era a duração dos cursos em 10 semestres. Se à época da formulação do projeto julgou-se que a carga horária exigida por Lei só poderia ser executada em cinco anos, posteriormente, sobretudo a partir da observação do exemplo de reformas curriculares adotadas em outras IES, os professores do Curso de Letras entenderam que seria possível a redução dos cursos para quatro anos, sem ferir os dispositivos legais nem os princípios pedagógicos anteriormente definidos.
Paralelamente a essas discussões pedagógicas, que objetivavam a reformulação dos currículos em vigor desde 2004, a Faculdade de Letras deliberou pela adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), proposto pelo Ministério da Educação. Nesta perspectiva, percebeu-se que a reforma curricular respondia positivamente às diretrizes administrativas e pedagógicas previstas pelo REUNI. Na mesma oportunidade, diante do desafio de ampliar o número de vagas ofertadas, a então Faculdade de Letras, Centro de Letras e Comunicação desde 2010, atendendo antigas reivindicações da comunidade e demandas acadêmicas, aprovou a criação de novos cursos.
Desde então, o Centro de Letras e Comunicação conta com a seguinte configuração de cursos:
Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas
Bacharelado em Letras – Habilitação em Redação e Revisão de Textos
Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Inglês/Português
Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Espanhol/Português
Bacharelado em Jornalismo
Em 2008 houve as seguintes alterações no Currículo: (i) extinção as habilitações simples de inglês e espanhol; (ii) ampliação do elenco de disciplinas optativas possibilitada pelo aumento do quadro docente e o consequente alargamento das áreas de pesquisa e extensão; (iii) inclusão da disciplina de Libras e consequente subtração da carga-horária mínima obrigatória e (iv) elaboração da nova política de estágios, cuja proposta é a formação de um professor cidadão, com um contato maior com sua comunidade e demais comunidades periféricas, que ultrapassem as fronteiras da rede regular de ensino.
As modificações explicitadas dinamizam o Curso, não alterando a essência do Projeto primeiro, que propunha uma consolidada base em Língua Estrangeira e suas Literaturas voltadas à formação de professores, assim como das áreas de Língua Portuguesa e Linguística, além de disciplinas optativas que contemplam os diversos interesses do acadêmico de Letras.
Além dos cursos de graduação acima listados, o CLC conta com uma pós-graduação lato sensu e uma stricto sensu.
O Curso de Pós-Graduação em Letras – Especialização –, criado em 1998, vem oferecendo anualmente vagas aos professores das redes municipal, estadual e federal de ensino da região sul do Rio Grande do Sul, e também a recém-graduados. Surge como desenvolvimento natural de cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos anteriormente: de 1998 a 2002, em Literatura Brasileira Contemporânea; a partir de 2002 em Leitura e Produção Textual, e desde 2006, em Literatura Comparada. A partir de 2007, o Curso passou a oferecer as áreas de concentração: Literatura Comparada e Linguística Aplicada, com 15 vagas anuais cada uma.
Tal Curso atende à demanda local através das linhas de pesquisa que buscam o aprofundamento e a atualização de conteúdos, métodos e técnicas de ensino nas áreas de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Literatura e Linguística, considerando as perspectivas da educação continuada e da preparação para atividades em nível de especialização.
No ano de 2010, o Centro de Letras e Comunicação obteve a aprovação do curso de Mestrado pela CAPES, uma conquista da Direção e do grupo de professores que trabalharam para essa realização. O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado conta com duas áreas de concentração (Estudos da Linguagem e Literatura Comparada) e quatro linhas de pesquisa (Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos, Ensino e Aprendizagem de Línguas, Estudos de Intertextualidade e Estudos de Literatura e História). Cada área de concentração oferece 15 vagas anualmente. No ano de 2013 ocorreram as primeiras defesas de dissertação por parte dos alunos desse curso.
Depois de 25 anos funcionando em diversos prédios alugados, o CLC mudou-se para sua sede definitiva no Campus Porto em 2010 onde funcionam todos os cursos de graduação e pós-graduação.
Enquanto Centro, a estrutura vigente é composta por Direção, Câmara de Ensino, Câmara de Pesquisa, Câmara de Extensão, nove Colegiados de Curso e 11 áreas pedagógicas.
Em 2014, atendendo à solicitação do MEC para a padronização dos nomes dos cursos superiores no país, os cursos de Licenciatura passam a se denominar:
Licenciatura em Letras – Português
Licenciatura em Letras – Português e Inglês
Licenciatura em Letras – Português e Francês
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol
Licenciatura em Letras – Português e Alemão
Objetivos
Objetivos gerais do curso
- Proporcionar ao aluno uma formação lingüística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
- Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos lingüísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
- Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
- Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
- Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos.
- Conscientizar o aluno da existência de variedades lingüísticas e culturais de ambos os idiomas.
- Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, sócio-culturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua a visão de mundo.
- Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
- Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
- Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.
- Motivar o aluno a participar de projetos de que articulem ensino, pesquisa e extensão.
Perfil do Egresso
Perfil do Egresso
O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
- dominar o uso das línguas portuguesa e espanhola, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer suas variações e variedades regionais e sociais;
- compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
- empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, entre eles o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
- dominar o uso da língua espanhol, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer as variações regionais e sociais; MANDARAM APAGAR ESTE ITEM POR SER IGUAL à LETRA a)
- aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e espanhol ;
- analisar obras representativas das literaturas em língua espanhol e em língua portuguesa e estabelecer relações extratextuais com outros códigos e discursos, tendo em vista que estudos literários e linguísticos são indissociáveis, posto que a língua representa a dimensão histórica e ideológica da literatura, o código comum a todos os escritores de uma época, um horizonte delimitador do fazer literário;
- compreender que as obras literárias, longe de serem objetos de erudição, possibilitam, através dos tempos, a reflexão sobre as identidades culturais, a evolução das formas do saber e das sensibilidades, e a expressão individual dos estilos;
- dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
- dominar os aspectos metalinguísticos relativos à língua e à literatura;
- analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
- utilizar multimeios como recursos didáticos;
- executar planos de ação interdisciplinar;
- conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
- conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
- desenvolver pesquisa nas áreas de letras, linguística e literatura, no âmbito dos diversos níveis de ensino e outros contextos.
Competências e habilidades
O objetivo do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
O profissional em Letras: Português e Espanhol deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Espanhola, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
O profissional em Letras: Português e Espanhol deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Espanhola, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
A Câmara de Pesquisa do CLC desenvolve, de modo consistente, um número relevante de projetos, em sua maioria articulados a linhas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa do CNPq. Há, no momento, un número expressivo de projetos de pesquisa em andamento, os quais contam com a participação de inúmeros alunos de graduação e pós-graduação. Os nomes e coordenadores de cada um desses projetos estão descritos na tabela seguinte.
Sistema Literário, História da Literatura e Descolonização nos Países Africanos de Língua (Oficial) Portuguesa
Coordenador: Alfeu Sparemberger
Vozes de aprendizagem E/LE e fronteiras linguísticas
Coordenador: Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernández
O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: a relação entre grupos rítmicos e domínios prosódicos
Período: 01/06/2013 a 01/06/2017
Ana Paula Nobre da Cunha
Orações Interrogativas no Latim Tardio: Comparações com o Latim Clássico e o Português
Período: 01/01/2014 a 31/12/2017
André Luís Antonelli
Literatura de cárcere: o testemunho histórico-político e a escrita de si
Período: 01/07/2011 – 31/12/2014
Aulus Mandagará Martins
Literatura e experiência histórica
Período: 05/2013 a 06/2017
Aulus Mandagará Martins
Teoria da Relevância e a tradução do humor em Shakespeare
Período: 18/08/2014 – 17/08/2015
Beatriz Viegas Faria
Tradução Teatral – Shakespeare em back-translation
Período: 26/05/2014 – 27/07/2018
Beatriz Viegas Faria
Descrição do sistema linguístico do português, com ênfase na fonologia e na morfologia
Período: 30/11/2008 – 30/12/2014
Cintia da Costa Alcântara
Sobre o conhecimento linguístico de L2/LE e sua (inter)relação com o PB como língua materna
Período: 18/03/2012 – 18/03/2016
Cintia da Costa Alcântara
Intertexto e Latinoamérica – vozes e estilhaços mais
Período: 02/10/2012 – 03/10/2017
Claudia Lorena Vouto da Fonseca
Competências e habilidades do Redator e Revisor de Textos – perspectiva profissional
Período: 21/05/2014 a 31/07/2015
Cleide Inês Wittke
O texto/gênero textual como objeto de estudo no ensino de língua: estratégias para desenvolver a capacidade leitora e seus efeitos na expressão escrita
Período: 19/07/2013 a 17/07/2015
Cleide Inês Wittke
Releituras do medievo: a recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI
Período: 01/03/2013 – 01/03/2017
Daniele Gallindo Goncalves Silva
O mundo que (des)conhecemos: examinando as distopias pós-modernas nas literaturas anglófonas contemporâneas
Período: 01/04/2013 – 02/04/2015
Eduardo Marks de Marques
O Onze de Setembro nas literaturas de língua inglesa
Período: 11/09/2008 – 11/09/2014
Eduardo Marks de Marques
A realidade da UFPEL “Zerolibras” e o desafio da produção de uma disciplina de libras na modalidade a distância
Período: 18/05/2011 a 31/12/2015
Fabiano Souto Rosa
Cultura da mídia, rock e recepção
Período: 23/06/2014 a 20/06/2016
Fábio Souza da Cruz
A investigação de aspectos culturais e sociais em atividades de leitura disponibilizadas em portais educacionais para professores de língua inglesa
Período: 05/05/2012 – 06/09/2015
Flávia Medianeira de Oliveira
Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas
Período: 19/05/2014 – 19/05/2017
Giovana Ferreira Gonçalves
Aquisição da fonologia – emergência de gestos articulatórios como unidades representacionais
Período: 01/11/2010 – 01/11/2014
Giovana Ferreira Gonçalves
O que resta do mito nazista: leitura críticas sobre o nacional-socialismo no contemporâneo
Período: 22/04/2014 a 02/05/2017
Helano Jader Cavalcante Ribeiro
Intelectuais, identidade e cultura: Karl von Koseritz (1830-1890)
Período: 01/07/2012 – 01/01/2016
Imgart Grutzmann
Comércio livreiro e acesso à literatura alemã e a outras obras oriundas da Alemanha entre os imigrantes eseus descendentes no Rio Grande do Sul (1877-1941)- Parte II
Período: 01/05/2014 a 30/04/2018
Imgart Grutzmann
O contato linguístico em situação artificial e natural
Período: 15/01/2012 – 15/01/2015
Isabella Mozzillo
A literatura dramática de João Simões Lopes Neto: a face do escritor gaúcho
Período: 02/06/2014 a 30/12/2016
João Luis Pereira Ourique
Um olhar sobre o ensino de literatura: entraves e possibilidades na formação do leitor
Período: 01/02/2009 – 02/01/2015
João Luis Pereira Ourique
Literatura Brasileira Contemporânea: fluxos e influxos transtextuais
Período: 01/03/2007 – 31/07/2015
João Manuel dos Santos Cunha
Ficção brasileira do século XXI: intertextualidade e interdiscursividade
Período: 01/03/2013 a 01/03/2016
João Manuel dos Santos Cunha
William Blake em tradução: The Four Zoas
Período: 01/10/2013 a 01/10/2015
Juliana Steil Tenfen
O tratamento discursivo da linguagem nos livros didáticos de português
Período: 06/05/2013 a 07/05/2015
Karina Giacomelli
Linguagem, narrativas e identidades no contexto de formação e de atuação de professores de línguas
Período: 01/08/2012 – 02/08/2015
Leticia Fonseca Richthofen de Freitas
Marcadores linguísticos de identidade
Período: 01/05/2013 a 11/05/2018
Luís Isaías Centeno do Amaral
Mídias e tecnologias no contexto escolar
Período: 13/01/2013 – 31/07/2015
Marcia Dresch
Variação fonológica – produção e percepção
Período: 01/11/2008 – 31/10/2015
Maria Jose Blaskovski Vieira
O contato linguístico e o ensino-aprendizagem de línguas
Período: 20/11/2009 – 21/11/2015
Maria Nilse Schneider
Processamento de leitura: planejamento, tomadas de decisão e procedimentos de leitura para a tradução e em tradução
Período: 02/02/2014 – 20/02/2016
Marisa Helena Degasperi Gasperazzo
A experiência extensionista na formação do professor de francês na UFPel. Estudo dos impactos sobre a formação para o ensino da língua-cultura-literatura estrangeira
Período: 27/08/2010 – 17/10/2014
Mariza Pereira Zanini
O texto em sala de aula: práticas docentes e formativas em Frances Língua Estrangeira (FLE)
Período: 10/05/2013 a 11/05/2015
Mariza Pereira Zanini
A identidade cultural do pelotense no programa Jornal do Almoço
Período: 01/05/2013 a 010/07/2017
Michele Negrini
Dinâmica dos movimentos articulatórios: padrões de vogais e consoantes líquidas do português Brasileiro
Período: 01/05/2013 a 01/12/2015
Mirian Rose Brum-de-Paula
Introdução, tradução e notas dos livros XXV a XXVII da História Natural de Plínio, o Velho
Período: 01/09/2014 a 30/09/2017
Paula Branco de Araujo Brauner
A investigação de fenômenos sintáticos em redações produzidas por candidatos ao vestibular da UFPEL
Período: 01/07/2013 a 01/07/2017
Paula Fernanda Eick Cardoso
Descrição e análise das produções escritas de alunos de duas escolas municipais do ensino fundamental de Santana do Livramento: como trabalhar as dificuldades recorrentes na escrita dos alunos
Período: 24/03/2014 a 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
Programa Escolas Interculturais de Fronteira – UFPel-PEIF
Período: 26/05/2014 – 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
Línguas estrangeiras: perspectivas emergentes em aprendizagem de línguas, elaboração de materiais e formação de professores
Período: 25/04/2013 a 25/01/2016
Rafael Vetromille de Castro
O estudo dos gêneros textuais sob uma perspectiva funcionalista
Período: 01/12/2008 – 02/12/2014
Rejane Flor Machado
Percepção da representação da mulher em obras da literatura de língua inglesa
Período: 12/05/2014 – 12/05/2016
Renata Kabke Pinheiro
Da centralidade dos dispositivos midiáticos nos processos de midiatização
Período: 08/01/2013 – 09/01/2016
Ricardo Zimmermann Fiegenbaum
Teoria e prática em tradução para tradutores em formação
Período: 02/05/2011 a 30/11/2015
Roberta Rego Rodrigues
Análise comparativa entre gramáticas normativas e de usos da Língua Portuguesa e as formas mais recorrentes de suas efetivas aplicações em textos de universitários
Período: 01/10/2013 a 30/07/2015
Sandra Maria Leal Alves
Conhecimento linguístico e comportamento verbal: aproximações e distanciamentos nas obras de N.Chomsky e B. F. Skinner
Período: 01/12/2013 a 01/12/2016
Taís Bopp da Silva
Sistema Literário, História da Literatura e Descolonização nos Países Africanos de Língua (Oficial) Portuguesa
Coordenador: Alfeu Sparemberger
Vozes de aprendizagem E/LE e fronteiras linguísticas
Coordenador: Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernández
O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: a relação entre grupos rítmicos e domínios prosódicos
Período: 01/06/2013 a 01/06/2017
Ana Paula Nobre da Cunha
Orações Interrogativas no Latim Tardio: Comparações com o Latim Clássico e o Português
Período: 01/01/2014 a 31/12/2017
André Luís Antonelli
Literatura de cárcere: o testemunho histórico-político e a escrita de si
Período: 01/07/2011 – 31/12/2014
Aulus Mandagará Martins
Literatura e experiência histórica
Período: 05/2013 a 06/2017
Aulus Mandagará Martins
Teoria da Relevância e a tradução do humor em Shakespeare
Período: 18/08/2014 – 17/08/2015
Beatriz Viegas Faria
Tradução Teatral – Shakespeare em back-translation
Período: 26/05/2014 – 27/07/2018
Beatriz Viegas Faria
Descrição do sistema linguístico do português, com ênfase na fonologia e na morfologia
Período: 30/11/2008 – 30/12/2014
Cintia da Costa Alcântara
Sobre o conhecimento linguístico de L2/LE e sua (inter)relação com o PB como língua materna
Período: 18/03/2012 – 18/03/2016
Cintia da Costa Alcântara
Intertexto e Latinoamérica – vozes e estilhaços mais
Período: 02/10/2012 – 03/10/2017
Claudia Lorena Vouto da Fonseca
Competências e habilidades do Redator e Revisor de Textos – perspectiva profissional
Período: 21/05/2014 a 31/07/2015
Cleide Inês Wittke
O texto/gênero textual como objeto de estudo no ensino de língua: estratégias para desenvolver a capacidade leitora e seus efeitos na expressão escrita
Período: 19/07/2013 a 17/07/2015
Cleide Inês Wittke
Releituras do medievo: a recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI
Período: 01/03/2013 – 01/03/2017
Daniele Gallindo Goncalves Silva
O mundo que (des)conhecemos: examinando as distopias pós-modernas nas literaturas anglófonas contemporâneas
Período: 01/04/2013 – 02/04/2015
Eduardo Marks de Marques
O Onze de Setembro nas literaturas de língua inglesa
Período: 11/09/2008 – 11/09/2014
Eduardo Marks de Marques
A realidade da UFPEL “Zerolibras” e o desafio da produção de uma disciplina de libras na modalidade a distância
Período: 18/05/2011 a 31/12/2015
Fabiano Souto Rosa
Cultura da mídia, rock e recepção
Período: 23/06/2014 a 20/06/2016
Fábio Souza da Cruz
A investigação de aspectos culturais e sociais em atividades de leitura disponibilizadas em portais educacionais para professores de língua inglesa
Período: 05/05/2012 – 06/09/2015
Flávia Medianeira de Oliveira
Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas
Período: 19/05/2014 – 19/05/2017
Giovana Ferreira Gonçalves
Aquisição da fonologia – emergência de gestos articulatórios como unidades representacionais
Período: 01/11/2010 – 01/11/2014
Giovana Ferreira Gonçalves
O que resta do mito nazista: leitura críticas sobre o nacional-socialismo no contemporâneo
Período: 22/04/2014 a 02/05/2017
Helano Jader Cavalcante Ribeiro
Intelectuais, identidade e cultura: Karl von Koseritz (1830-1890)
Período: 01/07/2012 – 01/01/2016
Imgart Grutzmann
Comércio livreiro e acesso à literatura alemã e a outras obras oriundas da Alemanha entre os imigrantes eseus descendentes no Rio Grande do Sul (1877-1941)- Parte II
Período: 01/05/2014 a 30/04/2018
Imgart Grutzmann
O contato linguístico em situação artificial e natural
Período: 15/01/2012 – 15/01/2015
Isabella Mozzillo
A literatura dramática de João Simões Lopes Neto: a face do escritor gaúcho
Período: 02/06/2014 a 30/12/2016
João Luis Pereira Ourique
Um olhar sobre o ensino de literatura: entraves e possibilidades na formação do leitor
Período: 01/02/2009 – 02/01/2015
João Luis Pereira Ourique
Literatura Brasileira Contemporânea: fluxos e influxos transtextuais
Período: 01/03/2007 – 31/07/2015
João Manuel dos Santos Cunha
Ficção brasileira do século XXI: intertextualidade e interdiscursividade
Período: 01/03/2013 a 01/03/2016
João Manuel dos Santos Cunha
William Blake em tradução: The Four Zoas
Período: 01/10/2013 a 01/10/2015
Juliana Steil Tenfen
O tratamento discursivo da linguagem nos livros didáticos de português
Período: 06/05/2013 a 07/05/2015
Karina Giacomelli
Linguagem, narrativas e identidades no contexto de formação e de atuação de professores de línguas
Período: 01/08/2012 – 02/08/2015
Leticia Fonseca Richthofen de Freitas
Marcadores linguísticos de identidade
Período: 01/05/2013 a 11/05/2018
Luís Isaías Centeno do Amaral
Mídias e tecnologias no contexto escolar
Período: 13/01/2013 – 31/07/2015
Marcia Dresch
Variação fonológica – produção e percepção
Período: 01/11/2008 – 31/10/2015
Maria Jose Blaskovski Vieira
O contato linguístico e o ensino-aprendizagem de línguas
Período: 20/11/2009 – 21/11/2015
Maria Nilse Schneider
Processamento de leitura: planejamento, tomadas de decisão e procedimentos de leitura para a tradução e em tradução
Período: 02/02/2014 – 20/02/2016
Marisa Helena Degasperi Gasperazzo
A experiência extensionista na formação do professor de francês na UFPel. Estudo dos impactos sobre a formação para o ensino da língua-cultura-literatura estrangeira
Período: 27/08/2010 – 17/10/2014
Mariza Pereira Zanini
O texto em sala de aula: práticas docentes e formativas em Frances Língua Estrangeira (FLE)
Período: 10/05/2013 a 11/05/2015
Mariza Pereira Zanini
A identidade cultural do pelotense no programa Jornal do Almoço
Período: 01/05/2013 a 010/07/2017
Michele Negrini
Dinâmica dos movimentos articulatórios: padrões de vogais e consoantes líquidas do português Brasileiro
Período: 01/05/2013 a 01/12/2015
Mirian Rose Brum-de-Paula
Introdução, tradução e notas dos livros XXV a XXVII da História Natural de Plínio, o Velho
Período: 01/09/2014 a 30/09/2017
Paula Branco de Araujo Brauner
A investigação de fenômenos sintáticos em redações produzidas por candidatos ao vestibular da UFPEL
Período: 01/07/2013 a 01/07/2017
Paula Fernanda Eick Cardoso
Descrição e análise das produções escritas de alunos de duas escolas municipais do ensino fundamental de Santana do Livramento: como trabalhar as dificuldades recorrentes na escrita dos alunos
Período: 24/03/2014 a 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
Programa Escolas Interculturais de Fronteira – UFPel-PEIF
Período: 26/05/2014 – 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
Línguas estrangeiras: perspectivas emergentes em aprendizagem de línguas, elaboração de materiais e formação de professores
Período: 25/04/2013 a 25/01/2016
Rafael Vetromille de Castro
O estudo dos gêneros textuais sob uma perspectiva funcionalista
Período: 01/12/2008 – 02/12/2014
Rejane Flor Machado
Percepção da representação da mulher em obras da literatura de língua inglesa
Período: 12/05/2014 – 12/05/2016
Renata Kabke Pinheiro
Da centralidade dos dispositivos midiáticos nos processos de midiatização
Período: 08/01/2013 – 09/01/2016
Ricardo Zimmermann Fiegenbaum
Teoria e prática em tradução para tradutores em formação
Período: 02/05/2011 a 30/11/2015
Roberta Rego Rodrigues
Análise comparativa entre gramáticas normativas e de usos da Língua Portuguesa e as formas mais recorrentes de suas efetivas aplicações em textos de universitários
Período: 01/10/2013 a 30/07/2015
Sandra Maria Leal Alves
Conhecimento linguístico e comportamento verbal: aproximações e distanciamentos nas obras de N.Chomsky e B. F. Skinner
Período: 01/12/2013 a 01/12/2016
Taís Bopp da Silva
Acompanhamento de Egressos
O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000267 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 5 | 75 |
20000075 | LÍNGUA ESPANHOLA I | Obrigatória | 11 | 165 |
20000265 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000266 | PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000166 | TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA | Obrigatória | 5 | 75 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17350230 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP) | Obrigatória | 4 | 60 |
20000087 | FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA20000075 - LÍNGUA ESPANHOLA I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000078 | LÍNGUA ESPANHOLA II20000075 - LÍNGUA ESPANHOLA I | Obrigatória | 7 | 105 |
20000273 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000265 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000269 | LINGÜÍSTICA GERAL | Obrigatória | 5 | 75 |
20000293 | PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 5 | 75 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000083 | LÍNGUA ESPANHOLA III20000078 - LÍNGUA ESPANHOLA II | Obrigatória | 7 | 105 |
20000263 | LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000088 | LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA I20000078 - LÍNGUA ESPANHOLA II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000201 | LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA20000166 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000294 | PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II20000293 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000200 | SOCIOLINGÜÍSTICA20000269 - LINGÜÍSTICA GERAL | Obrigatória | 5 | 75 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000290 | CRÍTICA LITERÁRIA20000294 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000093 | CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA20000083 - LÍNGUA ESPANHOLA III | Obrigatória | 5 | 75 |
20000136 | ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL20000083 - LÍNGUA ESPANHOLA III20000088 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000284 | LATIM BÁSICO I20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000085 | LÍNGUA ESPANHOLA IV20000083 - LÍNGUA ESPANHOLA III | Obrigatória | 7 | 105 |
20000197 | LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000263 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000291 | LINGUÍSTICA TEXTUAL20000269 - LINGÜÍSTICA GERAL | Obrigatória | 5 | 75 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000278 | ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000292 | ENSINO DA LITERATURA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000157 | ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. ESPANHOLA20000085 - LÍNGUA ESPANHOLA IV | Obrigatória | 2 | 30 |
20000303 | ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIA | Obrigatória | 2 | 30 |
20000285 | LATIM BÁSICO II20000284 - LATIM BÁSICO I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Obrigatória | 4 | 60 |
20000086 | LÍNGUA ESPANHOLA V20000085 - LÍNGUA ESPANHOLA IV | Obrigatória | 7 | 105 |
20000064 | LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA I20000085 - LÍNGUA ESPANHOLA IV20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA | Obrigatória | 5 | 75 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000249 | ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT20000303 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT. | Obrigatória | 6 | 90 |
20000089 | LÍNGUA ESPANHOLA VI20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V | Obrigatória | 7 | 105 |
20000065 | LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA II20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA | Obrigatória | 5 | 75 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000052 | ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ESPANHOL20000089 - LÍNGUA ESPANHOLA VI20000157 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. ESPANHOLA | Obrigatória | 6 | 90 |
20000090 | LÍNGUA ESPANHOLA VII20000089 - LÍNGUA ESPANHOLA VI | Obrigatória | 7 | 105 |
20000066 | LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA III20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA | Obrigatória | 5 | 75 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000251 | ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERAT20000249 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT | Obrigatória | 8 | 120 |
20000053 | ESTÁGIO DE REGÊNCIA LÍNGUA ESPANHOLA20000052 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ESPANHOL20000090 - LÍNGUA ESPANHOLA VII | Obrigatória | 8 | 120 |
20000091 | LÍNGUA ESPANHOLA VIII20000090 - LÍNGUA ESPANHOLA VII | Obrigatória | 5 | 75 |
20000067 | LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA IV20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA | Obrigatória | 5 | 75 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000283 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 200 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1010 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000087 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLAProfessor responsável pela turma: ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ Horários
| M1 | 35 | 19 | ||||||
20000078 - LÍNGUA ESPANHOLA IIProfessor responsável pela turma: JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES Horários
| M1 | 35 | 21 | ||||||
20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIProfessor responsável pela turma: PAULA FERNANDA EICK CARDOSO Horários
| M2 | 35 | 15 | ||||||
20000269 - LINGÜÍSTICA GERALProfessor responsável pela turma: DAIANE NEUMANN Horários
| M2 | 35 | 22 | ||||||
20000293 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES Horários
| M1 | 30 | 52 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES Horários
| M2 | 25 | 20 | ||||||
20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICAProfessor responsável pela turma: ALINE COELHO DA SILVA Horários
| M1 | 25 | 13 | ||||||
20000136 - ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTALProfessor responsável pela turma: JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES Horários
| M1 | 25 | 13 | ||||||
20000284 - LATIM BÁSICO IProfessor responsável pela turma: PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES Horários
| M2 | 25 | 19 | ||||||
20000085 - LÍNGUA ESPANHOLA IVProfessor responsável pela turma: URUGUAY CORTAZZO GONZALEZ Horários
| M1 | 25 | 14 | ||||||
20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: AMANDA CANTERLE BOCHETT Horários
| M2 | 25 | 17 | ||||||
20000291 - LINGUÍSTICA TEXTUALProfessor responsável pela turma: ANDRÉ FIRPO BEVILÁQUA Horários
| M2 | 25 | 15 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
20000303 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT. | P2 | 1 | 1 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000089 - LÍNGUA ESPANHOLA VIProfessor responsável pela turma: ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ Horários
| M1 | 25 | 18 | ||||||
20000065 - LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA IIProfessor responsável pela turma: ALINE COELHO DA SILVA Horários
| M1 | 25 | 16 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
20000052 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ESPANHOL | P1 | 1 | 1 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000251 - ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERATProfessor responsável pela turma: LUCIANE BOTELHO MARTINS | P1 | 5 | 5 | ||||||
20000091 - LÍNGUA ESPANHOLA VIIIProfessor responsável pela turma: URUGUAY CORTAZZO GONZALEZ Horários
| M1 | 25 | 16 | ||||||
20000067 - LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA IVProfessor responsável pela turma: ALINE COELHO DA SILVA Horários
| M1 | 25 | 18 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000279 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IIProfessor responsável pela turma: ANA PAULA NOBRE DA CUNHA Horários
| M1 | 15 | 25 | ||||||
20000458 - ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA)Professor responsável pela turma: HELENA VITALINA SELBACH Horários
| T1 | 15 | 35 | ||||||
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA Horários
| T1 | 5 | 34 | ||||||
20000274 - FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA IProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES Horários
| M1 | 17 | 34 | ||||||
20000271 - LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAProfessor responsável pela turma: ALINE ROSINSKI VIEIRA Horários
| M1 | 15 | 21 | ||||||
20000270 - PSICOLINGUÍSTICAProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA Horários
| M1 | 15 | 31 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ALESSANDRA GOUVEA muller | 2024 | 2 |
Alex Rodrigues dos Santos | 2024 | 2 |
Danielle Soares Jesus | 2024 | 2 |
Denise Petrucci Gigante | 2024 | 2 |
João Felipe Carvalho Uebel | 2024 | 2 |
Luciana Viegas de Ávila | 2024 | 2 |
Maitê Santos de Lima | 2024 | 2 |
MICHELE DA ROSA VILELA URRUTIA | 2024 | 2 |
Rafael Domingues Boeira | 2024 | 2 |
Vicente Souza Garcia | 2024 | 2 |
AMANDA DE MORAES MACHADO | 2024 | 1 |
CARLA REJANE NOGUEIRA TRINDADE | 2024 | 1 |
ELITOM HENRY BORAGINI DA SILVA | 2024 | 1 |
ERIKA ABREU PAULI | 2024 | 1 |
EVELLYN TEIXEIRA DILL | 2024 | 1 |
GABRIELA DUTRA RAMOS | 2024 | 1 |
JULIA BIANCA LEMES DA SILVA | 2024 | 1 |
KAUANI DA COSTA DUARTE | 2024 | 1 |
LIZABEL MACHADO | 2024 | 1 |
LUCIELE DE CARVALHO MARQUES | 2024 | 1 |
LUDIMILA HARTER DE MORAES | 2024 | 1 |
NATALIA LOPES BRAGA | 2024 | 1 |
ROBERTA FURTADO MUNIZ | 2024 | 1 |
ROBERTA KAMILLE DA CUNHA BORGES | 2024 | 1 |
Rosimeri do Amaral Dias Abreu | 2024 | 1 |
STEFANI ORTEGA DA SILVA | 2024 | 1 |
SUZIANE LOPES PIRES DA ROSA | 2024 | 1 |
Angela Corrêa Papaiani | 2023 | 2 |
Camila Giovana Lemos Casarin | 2023 | 2 |
Érica Goulart Da Silva | 2023 | 2 |
ANA PAULA MACHADO PAES E SILVA | 2023 | 1 |
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO | 2023 | 1 |
FERNANDA PIZARRO DE MAGALHÃES | 2023 | 1 |
Jardel Mendes de Freitas | 2023 | 1 |
JOKASTA MARQUES PORTO | 2023 | 1 |
RAFAELA MENA PINTO | 2023 | 1 |
Rogerio lucas | 2023 | 1 |
SIBELE LEAL DE OLIVEIRA | 2023 | 1 |
STEPHANIE FEIJO CARDOSO MARTINEZ | 2023 | 1 |
TAIS FONSECA DA FONSECA | 2023 | 1 |
TAMIRES CASCAES BRAGA | 2023 | 1 |
YASMYN CABISTANY DOS SANTOS GARCIA | 2023 | 1 |
ELISANGELA MOLINA REDMER | 2022 | 2 |
ERIKA REICHOW DOS SANTOS | 2022 | 2 |
GABRIELA DOMINGUES RODRIGUES | 2022 | 2 |
JULIA JESKE DA SILVA | 2022 | 2 |
LARISSA GONÇALVES MEDEIROS | 2022 | 2 |
MAIARA BARBOSA FANKA AGUIAR | 2022 | 2 |
NICOLE MAUREL DA CUNHA | 2022 | 2 |
SAMANTA DA ROSA OLIVEIRA | 2022 | 2 |
AIRTON BORGES | 2022 | 1 |
AKEMY AFRODITE BELCHOR PIERZCHALSKI | 2022 | 1 |
EDUARDA SILVEIRA VEBER | 2022 | 1 |
FABIANO OTERO VAZ | 2022 | 1 |
Gisela de Albuquerque Frattini | 2022 | 1 |
LISIANE DE AGUIAR RODRIGUES | 2022 | 1 |
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA | 2022 | 1 |
NATHALY SILVA NALERIO | 2022 | 1 |
ROBERTA LOUZADA DE FREITAS | 2022 | 1 |
SAMIRA ANGEL SILVEIRA CAVALHEIRO | 2022 | 1 |
Vanessa Rocha Teixeira | 2022 | 1 |
ZANI FURTADO DE BORBA | 2022 | 1 |
Isabelly Felipe Marques | 2021 | 2 |
MARTA DA ROSA E SILVA | 2021 | 2 |
ROSALIA GARCIA HERNANDEZ | 2021 | 2 |
BRUNA DE CAMPOS SIMOES | 2021 | 1 |
CAMILE SCHULTZ SIEFERT | 2021 | 1 |
CHAIANA LETICIA ELEUTERIO | 2021 | 1 |
DANIELE CAROLINE AGUIAR DOS SANTOS | 2021 | 1 |
JULIANA GARCIA LOPES | 2021 | 1 |
LARISSA CUNHA DA SILVA | 2021 | 1 |
MARCELLE DA SILVA VON PFEIL RODRIGUES | 2021 | 1 |
SIMONE MARQUES PEREIRA | 2021 | 1 |
SIMONE SANTOS DE SOUZA | 2021 | 1 |
STEPHANY DA SILVA PEREIRA | 2021 | 1 |
Andréia Luisa Lima Nunes Silva | 2020 | 1 |
CARLOS RAFAEL BRAGA ALVES | 2020 | 1 |
DEBORA DA ROSA DIAS | 2020 | 1 |
FERNANDA ESPERANCA DA FONSECA | 2020 | 1 |
FRANCINE NUNES DE SOUZA | 2020 | 1 |
GIOVANA CANEZ VALERÃO | 2020 | 1 |
LAVINIA MOREIRA LUCERO | 2020 | 1 |
LUANA PERES GULARTE | 2020 | 1 |
EMANUELE CAMARGO VIEIRA | 2019 | 1 |
JULIA FERNANDES RUAS | 2019 | 1 |
LEANDRO GARCIA TAVARES | 2019 | 1 |
LISSANDRA FERREIRA TURNES | 2019 | 1 |
MATHEUS DE AVILA LUIZ BATISTA | 2019 | 1 |
NATHALIELE DOS SANTOS VELEDA | 2019 | 1 |
PATRICK COUTINHO LEMOS | 2019 | 1 |
RENAN GOMES LEMOS | 2018 | 2 |
RICARDO PEREIRA SANCHEZ | 2016 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
GABRIELLE DA SILVA FORSTER | 2004 | 2008 |
JOSIANE TEIXEIRA POZZEDIN | 2004 | 2008 |
LALINE BROMBILA BLUMENTRITT | 2004 | 2008 |
MÔNICA FERREIRA CASSANA | 2005 | 2008 |
PATRÍCIA BERSCH BARBOSA | 2004 | 2008 |
DICIANE BOTELHO ROCHA | 2005 | 2009 |
GILCIANE TORRES SANDRINI | 2004 | 2009 |
JOICE DA SILVA VIEIRA | 2005 | 2009 |
MANOELA FARIAS AVILA | 2004 | 2009 |
MARIA INEZ QUEVEDO RIVAS | 2005 | 2009 |
MICHELE DUARTE ALMEIDA | 2005 | 2009 |
VÍVIAN PEREIRA FIALHO | 2006 | 2009 |
ADRIANA BARBOZA CARDOSO | 2007 | 2010 |
CAMILA DA COSTA FONSECA | 2007 | 2010 |
CÍNTIA VICTORIA DE AZAMBUJA | 2007 | 2010 |
DÉBORA MEDEIROS DA ROSA AIRES | 2006 | 2010 |
FABRÍCIA DA CRUZ CZERMAINSKI | 2007 | 2010 |
FABRÍCIO DA COSTA RODRIGUES | 2005 | 2010 |
IVONICE MESQUITA SIGALES | 2007 | 2010 |
JAIRES ANDERSON SOARES PORCIUNCULA | 2006 | 2010 |
JOSIANE CONRADO PINHO | 2006 | 2010 |
KELEN AVILA DOS SANTOS | 2007 | 2010 |
LUANA BORGES EVALDT | 2007 | 2010 |
LÚCIA MOREIRA PEREIRA | 2007 | 2010 |
LUZIANE FERNANDES MÜLLER | 2006 | 2010 |
MÁRCIA DE AVILA EVANGELISTA | 2007 | 2010 |
MÁRCIO PEREIRA CORRÊA | 2007 | 2010 |
MONICA IZABEL MACEDO MACHADO | 2007 | 2010 |
NATÁLIA MEDEIROS OLIVEIRA DIAS | 2006 | 2010 |
RICELI VALADÃO DA SILVA | 2007 | 2010 |
ROSSITA VERIDIANA DE LIMA LUCATELLI | 2007 | 2010 |
SIMONE SCHWADE | 2007 | 2010 |
Valquiria Rosler Zschornack | 2006 | 2010 |
Aline De Mare Aires | 2008 | 2011 |
CARLOS ANTÔNIO DA SILVA CAMARGO | 2008 | 2011 |
DEBORA REGINA DIAS MACEDO | 2008 | 2011 |
ELISANGELA BRANDÃO SILVA DE MATOS | 2006 | 2011 |
FERNANDA CRISTINA RUTZ RAATZ | 2008 | 2011 |
JOSIARA RIBEIRO VINHOLES MACHADO | 2008 | 2011 |
JULIANA TERRA MOROSINO | 2008 | 2011 |
SUZANNE BERNEIRA DA SILVEIRA | 2008 | 2011 |
TEREZINHA ROCHA DA SILVA | 2005 | 2011 |
VERIDIANA WEINERT | 2008 | 2011 |
ZILÁ PEREIRA DAS NEVES SENNA | 2007 | 2011 |
ALINE BIERHALS KONFLANZ | 2007 | 2012 |
ELIZÂNGELA FISCHER KLUG | 2009 | 2012 |
EVELIN SOUZA DA SILVA | 2008 | 2012 |
HELENA CRISTINA WEIRICH | 2009 | 2012 |
KHIGLER RAMOS CORRÊA | 2008 | 2012 |
LUANA CENTENA MENDES | 2007 | 2012 |
MARILEI BORGES MASTRANTONIO | 2008 | 2012 |
PABLO JUAN ZAFFARONI ELOLA | 2009 | 2012 |
PAULA DA COSTA CORRÊA CAÑIZARES | 2010 | 2012 |
PAULA PENTEADO DE DAVID | 2009 | 2012 |
TIETA AFRA NEITZKE | 2009 | 2012 |
VALESKA MONTEBLANCO LEAL | 2009 | 2012 |
ANGELITA CARVALHO DE OLIVEIRA DE FREITAS | 2009 | 2013 |
BRUNA SANTANA DIAS CAVALHEIRO | 2010 | 2013 |
ISADORA NUÑEZ DE MATTOS | 2010 | 2013 |
NATIELE COUTO KOLOSQUE | 2010 | 2013 |
PAMELA RUTZ DA ROCHA | 2010 | 2013 |
RUAN ARAMIS DIAS PINTO | 2010 | 2013 |
SILVANA LUCERO DINEGRI | 2010 | 2013 |
ADRIANA LOPES DA SILVA | 2011 | 2014 |
ANA PAULA SANTOS DE OLIVEIRA BATISTA | 2009 | 2014 |
ANGELA MARIA KOLESNY | 2011 | 2014 |
CARLA LUCIELE MATOZO AIRES | 2011 | 2014 |
ELENYR CAVADAS | 2010 | 2014 |
GRAZIELE SOUZA DA SILVA | 2008 | 2014 |
Jackelline Leite Silveira | 2011 | 2014 |
JÉSSICA NUNES DA SILVA | 2010 | 2014 |
SEILA MARISA DA CUNHA ISLABÃO | 2009 | 2014 |
MILENA ALVES BORBA | 2012 | 2015 |
PIERRE MOREIRA DOS SANTOS | 2009 | 2015 |
SUZANA SCHMECHEL DE AVILA | 2012 | 2015 |
CLARISSE SAMPAIO RECUERO | 2011 | 2016 |
DELIANE LEIVAS TAVARES | 2012 | 2016 |
ERICK ROSA HERNANDES | 2013 | 2016 |
FERNANDA FERRARI MÜLLER | 2009 | 2016 |
ISABEL BARCELLOS NUNES | 2013 | 2016 |
JAQUELINE MOREDA NEVES | 2011 | 2016 |
JOSIANE GONSALVES PORTO | 2011 | 2016 |
KEILA DUARTE DOS ANJOS | 2012 | 2016 |
MAICON PETER BEDUHN | 2013 | 2016 |
MAURÍCIO BEMUR NUNES DE AZAMBUJA | 2013 | 2016 |
PATRÍCIA CONCEIÇÃO BOLOGNA SOTO VIEIRA | 2012 | 2016 |
Rodrigo de Paula Oliveira | 2011 | 2016 |
TEREZINHA CAMPOS DA CRUZ | 2013 | 2016 |
ANA FLÁVIA RODRIGUES DUARTE | 2012 | 2017 |
BRUNA AIRES PINTO | 2013 | 2017 |
DENISE BLANK CORRÊA | 2013 | 2017 |
Edgardo Piriz Milano | 2011 | 2017 |
ELIZANGILA GONÇALVES CAETANO | 2014 | 2017 |
ISABELA BRITO OLIVEIRA | 2012 | 2017 |
JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN | 2014 | 2017 |
MÁRCIA DOS SANTOS SOARES DA ROCHA | 2014 | 2017 |
NATÁLIA RUTZ | 2014 | 2017 |
PRISCILA COSTA MACHADO | 2014 | 2017 |
AIDANA SCARPARO VALENTE | 2015 | 2018 |
ALEXANDRA SOARES DE OLIVEIRA | 2015 | 2018 |
CARLOS EDUARDO MACEDO MEIRELES | 2014 | 2018 |
GISELE OLIVEIRA DIAS | 2014 | 2018 |
JÉSSICA PORCIUNCULA IUNG DA SILVA | 2015 | 2018 |
JÉSSICA VILELA ACOSTA | 2015 | 2018 |
JULIO CÉSAR INSAURRIAGA DUARTE | 2014 | 2018 |
LAÍS SILVA GARCIA | 2015 | 2018 |
LEANDRO DURO RAMOS | 2013 | 2018 |
LISIANE BESKOW BOTTERMUND | 2014 | 2018 |
RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS | 2015 | 2018 |
ROSINETE VOSS DE MEDEIROS MARQUES | 2015 | 2018 |
VÍVIAN RECUERO RODRIGUES | 2014 | 2018 |
AMANDA APARECIDA SILVA DA COSTA | 2015 | 2019 |
BIANCA FERNANDA LEAL DUARTE | 2016 | 2019 |
CAMILA ALEJANDRA LOAYZA VILLENA | 2016 | 2019 |
CAROLINE HARILIUK DA FONSECA | 2015 | 2019 |
CRISTIANE NIEVES DA COSTA | 2015 | 2019 |
Deiviti Rodrigues Barcelos | 2016 | 2019 |
ELISÂNGELA MONTES DE OLIVEIRA JORGE | 2013 | 2019 |
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS | 2016 | 2019 |
JAÍSE JESKE VERGARA BEHLING | 2016 | 2019 |
JANAÍNA DA CRUZ PIEDRAS | 2016 | 2019 |
MICHELLE PIRES SILVEIRA | 2015 | 2019 |
OLMA REGINA RODRIGUES GONÇALVES | 2015 | 2019 |
STEFANIE NUNES BRISOLARA | 2014 | 2019 |
STEFANO DOS SANTOS MARQUES | 2015 | 2019 |
Vanessa Boettge da Silva | 2014 | 2019 |
Vanessa de Oliveira Martins | 2015 | 2019 |
BIANCA BECKER PERTUZATTI | 2016 | 2020 |
BRISA DO AMARAL RODRIGUES | 2016 | 2020 |
DANIEL FAGUNDES FARIAS | 2020 | 2020 |
MARLIZE BARBOSA INÁCIO | 2016 | 2020 |
VANICE ANTUNEZ COSTA | 2016 | 2020 |
AMANDA DURO DOS SANTOS | 2017 | 2021 |
ANA CLARA MOLINA DOS SANTOS | 2018 | 2021 |
CAROLINA DE MACEDO MARTINS CRESTANI | 2018 | 2021 |
DJULIANA BORGES ZURSCHIMITTEN | 2017 | 2021 |
ÉRIX BARROS MIRANDA | 2015 | 2021 |
FERNANDO MACHADO FOLHA NETO | 2013 | 2021 |
FRANCYNE DE OLIVEIRA DIAS | 2018 | 2021 |
GABRIELA MARTINS KLEIN | 2018 | 2021 |
GEÓRGIA GIAMPAOLI FERREIRA | 2017 | 2021 |
JÉSSICA FERNANDA ANTUNES DA SILVA | 2017 | 2021 |
JÚLIA IARA HENSE | 2017 | 2021 |
KAUANA DA ROSA BIALVES | 2017 | 2021 |
MILENE GOMES ROMERO | 2017 | 2021 |
THIERSE SOUZA MENEZES | 2017 | 2021 |
ANDREI GIMENES HARDTKE | 2018 | 2022 |
AUGUSTO GONÇALVES SOUZA | 2019 | 2022 |
FABIANE SOUZA LEIVAS | 2018 | 2022 |
GIALES RAÍ BLODORN RUTZ | 2018 | 2022 |
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI | 2018 | 2022 |
JEFFERSON AJALA GONÇALVES | 2011 | 2022 |
JÚLIA KARINA OLIVEIRA DUARTE | 2015 | 2022 |
JULIANO MENDIETA MARQUES | 2016 | 2022 |
LAUREN AIRES CORREA | 2018 | 2022 |
Letícia Garcia Silva | 2018 | 2022 |
LUCAS RÖPKE DA SILVA | 2019 | 2022 |
Maria de Cássia Specht Pintanel | 2016 | 2022 |
ROBERTA SILVA SOHNE | 2018 | 2022 |
RODRIGO ALVES | 2018 | 2022 |
RUBENS GONÇALVES E SILVA | 2018 | 2022 |
Thaís de Lima Pietzsch | 2018 | 2022 |
ANAÍS DOS SANTOS | 2019 | 2023 |
CAROLINA SALDANHA NUNES | 2019 | 2023 |
DINAMARA CENTENO FARIAS | 2018 | 2023 |
GABRIELI MACHADO XAVIER | 2016 | 2023 |
GEANE DANIELE RÖPKE ZITZKE | 2019 | 2023 |
IGOR MOLINARI CEZAR | 2019 | 2023 |
LUCIMARA DOS SANTOS BRUM | 2019 | 2023 |
ANDRÉ LUIZ SALDANHA ANDRES | 2019 | 2024 |
GIOVANA CANEZ VALERÃO | 2020 | 2024 |
HENRIQUE FENZKE KÖNIG | 2019 | 2024 |
LUANA PERES GULARTE | 2020 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Gomes Carneiro, N1 Anexo B
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Das 10 ás 22h - (53) 3921-1391
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