Nome da Atividade
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.
CÓDIGO
20000303
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Atividades colaborativas prioritariamente em ambientes escolares da rede dos ensinos fundamental e médio e/ou atividades de pesquisa aplicada ou de campo de contextos escolares da rede pública dos ensinos fundamental e médio.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover a inserção do professor de Português e de Literatura em formação em contexto de ensino e de aprendizagem, visando a desenvolver a sua capacidade de interação com o professor em serviço, bem como de observação de aulas e reflexão crítica acerca da prática docente, de forma que o licenciando demonstre condições de preparar e/ou adequar materiais didáticos para o nível observado.Conteúdo Programático
Concepções de ensino e de aprendizagem;
Diferenças entre educação e ensino;
Observação do ambiente escolar e/ou atividades de pesquisa aplicada ou de campo de contextos escolares;
Socialização da experiência de observação;
Reflexão sobre o ambiente escolar e o processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa e de Literatura;
Preparação de material didático.
Diferenças entre educação e ensino;
Observação do ambiente escolar e/ou atividades de pesquisa aplicada ou de campo de contextos escolares;
Socialização da experiência de observação;
Reflexão sobre o ambiente escolar e o processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa e de Literatura;
Preparação de material didático.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 5ª a 8ª séries. Brasília, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf.
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.
- KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2007.
Bibliografia Complementar:
- MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008.
- FRANCHI, E. A redação na escola: e as crianças eram difíceis... 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984. 244 p.
- GIUSTI, Carmen Lúcia Lobo et al. Teses, dissertações, trabalhos acadêmicos: manual de normas da Universidade Federal de Pelotas. 2006. Disponível em: www.ufpel.tche.br/prg/sisbi.
- ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1991.
- ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
P2 | 2024 / 2 | 1 | 1 |
Letras - Português e Espanhol (Licenciatura) |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO I FUNDAMENTAL - L PORTUGUESA E LIT | Letras - Português e Inglês (Licenciatura) |
ESTÁGIO I FUNDAMENTAL - L PORTUGUESA E LIT | Letras - Português e Espanhol (Licenciatura) |