Nome da Atividade
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360021
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudar aspectos psicológicos, cognitivos, afetivos e sociais, disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais relativos a prática profissional docente.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral:Capacitar o aluno a compreender os conhecimentos da Psicologia da Educação na prática educativa.
Específicos:
-Reconhecer a Psicologia da Educação como ciência, a partir dos seus objetos, campos, métodos de estudo e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.
- Compreender as diferentes fases do desenvolvimento físico, social, afetivo e cognitivo, relacionando-as a situações de aprendizagem.
- Identificar os processos que envolvem o ensino e a aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas da Psicologia da Educação e suas implicações à prática educativa.
- Fundamentar e compreender diferentes linhagens epistemológicas (empirista, apriorista e interacionista) e práticas pedagógicas (diretiva, não-diretiva e relacional) subjacentes a práticas educativas e a correntes teóricas da Psicologia.
- Caracterizar os papéis do professor em seu relacionamento com o aluno.
- Problematizar questões psicossociais e contemporâneas que atravessam a prática docente, tais como: diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, bullying, inclusão, entre outros temas emergentes.
- Desenvolver as habilidades de análise, síntese, elaboração pessoal e aplicação dos assuntos da psicologia de educação nas situações de aprendizagem.
Conteúdo Programático
I) Um breve olhar sobre a Psicologia
1.1 Compreensão histórica
1.2 Psicologia como ciência
1.3 Objeto(s) de estudo
2) Desenvolvimento humano
2.1 Aspectos gerais sobre o ciclo vital
2.2 Cultura e desenvolvimento humano
2.3 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento
3) Teorias Clássicas da Psicologia e sua relação com a Educação
3.1 Psicanalítica
3.2 Behaviorista
3.3 Construtivista
3.4 Sócio-histórica
3.5 Teorias contemporâneas
4)Temas emergentes relacionados ao contexto escolar e ao processo de ensino aprendizagem
4.1 Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa.
4.2 Bullying, agressividade
4.3 Inclusão x adaptação
4.4 Outros temas emergentes
1.1 Compreensão histórica
1.2 Psicologia como ciência
1.3 Objeto(s) de estudo
2) Desenvolvimento humano
2.1 Aspectos gerais sobre o ciclo vital
2.2 Cultura e desenvolvimento humano
2.3 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento
3) Teorias Clássicas da Psicologia e sua relação com a Educação
3.1 Psicanalítica
3.2 Behaviorista
3.3 Construtivista
3.4 Sócio-histórica
3.5 Teorias contemporâneas
4)Temas emergentes relacionados ao contexto escolar e ao processo de ensino aprendizagem
4.1 Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa.
4.2 Bullying, agressividade
4.3 Inclusão x adaptação
4.4 Outros temas emergentes
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOCK, Ana M. B. FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2019.
- BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. (revista e ampliada). 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2015
- COLL, César; MESTRES, Mariana Miras; ONRUVIA GOÑI, Javier; GALLART, Isabel Solé. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Penso, 2015
Bibliografia Complementar:
- LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 27. ed. São Paulo: Summus, 2016.
- LLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto alegre: Penso, 2015.
- OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1998.
- SCHULTZ, Duane P. Teorias da personalidade. 3.ed. São Paulo: Cengage Leraning, 2016
- RODRIGUES, Ana Maria. Psicologia da aprendizagem e da avaliação. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522122455.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 40 | 23 |
Todos Os Cursos Horários
|
SANDRO FACCIN BORTOLAZZO Professor responsável pela turma |
||||||
T2 | 2024 / 2 | 40 | 32 |
Todos Os Cursos Horários
|
DENISE MARCOS BUSSOLETTI Professor responsável pela turma |
||||||
T3 | 2024 / 2 | 40 | 40 |
Todos Os Cursos Horários
|
JULIA GUIMARÃES NEVES Professor responsável pela turma |
||||||
T4 | 2024 / 2 | 40 | 26 |
Todos Os Cursos Horários
|
DENISE MACEDO ZILIOTTO Professor responsável pela turma |
||||||
T5 | 2024 / 2 | 40 | 24 |
Todos Os Cursos Horários
|
DENISE MACEDO ZILIOTTO Professor responsável pela turma |
||||||
T6 | 2024 / 2 | 40 | 32 |
Todos Os Cursos Horários
|
JOSIMARA WIKBOLDT SCHWANTZ Professor responsável pela turma |
||||||
T7 | 2024 / 2 | 40 | 40 |
Todos Os Cursos Horários
|
LUI NORNBERG Professor responsável pela turma |
||||||
T8 | 2024 / 2 | 39 | 39 |
Todos Os Cursos Horários
|
SANDRO FACCIN BORTOLAZZO Professor Regente LUI NORNBERG Professor responsável pela turma |