Nome da Atividade
ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL
CÓDIGO
20000136
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Prática docente da leitura em Língua Espanhola: aspectos teóricos e aplicados.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proceder a leituras selecionadas e reflexões críticas sobre o ensino de leitura para fins acadêmicos.Ministrar aulas de Espanhol instrumental para a leitura.
Conteúdo Programático
• A competência leitora
• Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler • Os gêneros e tipos de textos
• Pré-leitura
• Compreensão
• Organização e estrutura textual
• Scanning
• Skimming
• Leitura acadêmica
• Leitura de índices
• Sondagem e avaliação
• Vocabulário
• Dicionários
• Coesão
• Micro-habilidades de leitura:
• A importância do texto literário no ensino de E/LE
• Orientações metodológicas para a utilização didática dos textos literários na aula de língua estrangeira.
• Integração da língua e da literatura na aula de E/LE. • Textos literários x textos didáticos no E/LE.
• Critérios para a escolha dos textos Literários na aula de E/LE.
• Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler • Os gêneros e tipos de textos
• Pré-leitura
• Compreensão
• Organização e estrutura textual
• Scanning
• Skimming
• Leitura acadêmica
• Leitura de índices
• Sondagem e avaliação
• Vocabulário
• Dicionários
• Coesão
• Micro-habilidades de leitura:
• A importância do texto literário no ensino de E/LE
• Orientações metodológicas para a utilização didática dos textos literários na aula de língua estrangeira.
• Integração da língua e da literatura na aula de E/LE. • Textos literários x textos didáticos no E/LE.
• Critérios para a escolha dos textos Literários na aula de E/LE.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ASENCIO, G. J. & LOBATO, S.J. (org) Estrategias en el aprendizaje de E/LE. Madrid:SGEL. Nº 7. 2004.
- CORACINI, M.J.R.F. O jogo discursivo na aula de leitura língua materna e língua estrangeira. A Aula de Leitura: um Jogo de Ilusões. Campinas, SP: Pontes, 1995.
- GIOVANNINI et al. Profesor en acción Volumen 3. Madrid: Edelsa, 1996 JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
- KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. Campinas: Editora Pontes, 2ª edição, 1992.
Bibliografia Complementar:
- BON, Matte. Gramática comunicativa del español. Volumes I e II. España: Edelsa, 1995.
- BRANDÃO, Eduardo. Trad..SEÑAS: diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños. Universidad de Alcalá de Henares. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- DAY, R. R.(ed). New Ways in Teaching Reading. Virginia: Teachers of English to Speakers of Other Languages, 1993.
- GRELLET. F. Developing Reading skills. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
- LOBATO, Jesús Sánchez; GARGALLO, Isabel Santos (org). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2)/ lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2004.
- NUTAL, C. Teaching Reading Skills in a Foreign Language. London: Heinemann, 1988.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 25 | 13 |
Letras - Português e Espanhol (Licenciatura) Horários
|
JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL | Letras - Português e Espanhol (Licenciatura) |