Nome da Atividade
LÍNGUA ESPANHOLA I
CÓDIGO
20000075
Carga Horária
165 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
11
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
9
CRÉDITOS
11
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Desenvolvimento integrado das habilidades de produção e de recepção do discurso oral e escrito em Língua Espanhola, visando à competência comunicativa em nível básico, bem como à conscientização linguística do profissional de ensino de Língua Espanhola em formação.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver as habilidades visando às competências linguística/gramatical, discursiva, estratégica e sociolinguística, com ênfase na simulação de contextos iniciais de socialização centrados no próprio locutor.• Iniciar o processo de distanciamento do uso explícito da língua portuguesa no “continuum” em direção à Língua Espanhola. Paralelamente, iniciar o processo de análise metalinguística da Língua Espanhola enriquecida por possíveis reflexões envolvendo os dois sistemas.
Conteúdo Programático
• Presente, passado e futuro do indicativo.
• Verbos auxiliares. Verbos ser, estar, ter, haver e chamar-se no presente do indicativo.
• Conjugação pronominal.
• Presente de verbos irregulares.
• Artigos definidos e indefinidos.
• Adjetivos e substantivos: gênero e número.
• Adjetivos demonstrativos; adjetivos possessivos.
• Preposições e contrações.
• Interrogação.
• Pronomes.
• Numerais.
• Verbos auxiliares. Verbos ser, estar, ter, haver e chamar-se no presente do indicativo.
• Conjugação pronominal.
• Presente de verbos irregulares.
• Artigos definidos e indefinidos.
• Adjetivos e substantivos: gênero e número.
• Adjetivos demonstrativos; adjetivos possessivos.
• Preposições e contrações.
• Interrogação.
• Pronomes.
• Numerais.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MARTINS PERIS, Ernesto; SANS BAULENAS, Neus. Gente Hoy 1: Libro del alumno. Curso de español basado en el enfoque por tareas. Barcelona: Difusión, 2013. FANJUL, Adrian (org.). Gramática y prácticas de español para brasileños. São Paulo: Moderna, 2005. DEMONTE, Violeta. Gramática descriptiva de la lengua española. Madrid: Espasa- Calpe, 1999.
Bibliografia Complementar:
- BRANDAO, Eduardo. Trad. Señas: diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños. Universidad de Alcalá de Henares. São Paulo: Martins Fontes, 2001. GONZALEZ HERMOSO, Alfredo et alli. Conjugar es fácil. Madrid: Edelsa, 2000. MATTE BON, F. Gramática comunicativa del español I: de la lengua a la idea. Barcelona: Difusión, 2002. MATTE BON, F. Gramática comunicativa del español II: de la idea a la lengua. Barcelona: Difusión, 2002. REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Nueva Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa-Libros, 2009.